Seminário Permanente Racionalidade, Crítica e Diálogo da Antiguidade à Contemporaneidade
A racionalidade – como forma de pensar específica da filosofia e das ciências – tem a sua principal origem no solo da Antiguidade Grega e desenvolveu-se até a Contemporaneidade na escola da crítica e do diálogo. Sob as mais diferentes figuras, a razão e o exercício crítico são as formas incontornáveis da argumentação, da fundamentação e da afirmação de teses e propostas no espaço público. Mesmo a crítica da racionalidade tem sempre um componente fundamental de autocrítica. Permanece, porém, um motivo de análise e controvérsia: o que é a razão, que figuras assume, como se exprime, qual a sua relação com outras práticas e faculdades como a linguagem, as crenças, a retórica, a arte, as emoções, a vontade, a força, o poder ou a violência, entre outras?
O Seminário Permanente Racionalidade, Crítica e Diálogo da Antiguidade à Contemporaneidade, iniciado em 2025, é promovido pelo Projeto Complementar Racionalidade e Hermenêutica no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), coordenado por Maria Luísa Portocarrero, Diogo Ferrer e Gonçalo Marcelo, dando seguimento ao Seminário História Crítica da Razão da Antiguidade à Contemporaneidade (2015-2025).
O seminário acolhe sessões em diferentes formatos (workshops, jornadas, conferências ou outros), reunindo a equipa do CECH, os seus Professores e Investigadores Visitantes (especialistas de grande prestígio nacional e internacional) além de outros convidados, com especial ênfase na participação de jovens investigadores. As sessões são abertas aos docentes, investigadores, estudantes e público interessado, prevendo-se a publicação de alguns dos textos resultantes dos trabalhos e discussões pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
O seminário funciona em complementaridade com o Seminário de Projeto em Filosofia – ProFil, onde jovens investigadores e doutorandos apresentam e debatem projetos e tópicos em desenvolvimento, assim como com eventos de maior dimensão, como colóquios e congressos internacionais, organizados regularmente no âmbito do Projeto Complementar.
Para mais informações e manifestações de interesse em participar no seminário contactar goncalomarcelo@gmail.com.