Teatro Jesuítico Neolatino em Portugal
(base de dados THESPIS)
Dentro da base de dados Thespis, o ramo Teatro Jesuítico Neolatino em Portugal, destina-se a recolher informações sobre o teatro neolatino produzido em Portugal entre 1550 e 1745, incluindo:
- autor,
- título,
- género dramático,
- data/ocasião,
- local(is) de representação,
- fonte(s), Ms e/ou referências bibliográficas,
- (sempre que possível) um breve resumo de cada obra.
Trata-se de uma das mais importantes e mais bem conservadas coleções dramáticas neolatinas em toda a Europa, cujos textos permanecem, na sua maioria, inacessíveis. A identificação da totalidade do corpus literário será o primeiro passo, seguindo-se o estudo do seu valor histórico e artístico.
Do ponto de vista do conteúdo e representação, estas peças fazem parte não só do Humanismo Europeu, mas também da Cultura Portuguesa (que apoiou e promoveu este teatro), nomeadamente nos domínios da educação e da retórica, da criação poética e musical, da política, dos costumes e da religião.
Os Códices da Companhia de Jesus de Coimbra, Évora e Lisboa contêm tragédias, tragicomédias, comédias e simples diálogos dramáticos, compostos em latim e representados em espaços académicos, perante toda a cidade ou até diante da corte, em espetáculos considerados ao nível das maiores cortes europeias.
Inspirados nos espetáculos da Grécia Antiga, estes espetáculos desenvolveram mesmo um género musical próprio, os Coros para tragédias, algumas décadas antes dos primeiros coros teatrais humanistas hoje conhecidos.
Um ponto de partida indispensável para o trabalho de identificação do corpus é a obra de Claude Henri Frèches, Le Theatre Neo-Latin au Portugal. Paris, Nizet-Lisbonne, Bertrand, 1964, com especial atenção ao período áureo do teatro jesuítico (1551-1640). Seis décadas depois, os dados ali reunidos, além de poderem ser apresentados em formato facilmente consultável, aguardam ser atualizados - não só com dados mais recentes da investigação (acerca autores, peças e Manuscritos), mas também com um conjunto de informações que se encontram em estado fragmentário nas vastas colecções dos Monumenta Historica Societatis Iesu.