Logotipo CECH
Esta página é dedicada ao logótipo oficial do CECH e às normas que regem a sua utilização. Enquanto elemento central da identidade visual do Centro, o logótipo deve ser aplicado de forma consistente e em estrita conformidade com as regras aqui definidas, assegurando a sua correta utilização em todos os contextos — digitais, impressos ou presenciais. O cumprimento destas orientações é obrigatório para todos os investigadores do CECH.
Qualquer dúvida, contactar eml@uc.pt
NORMAS DE UTILIZAÇÃO
→ Frase obrigatória de financiamento
Sempre que o logótipo do CECH seja utilizado em eventos/publicações/comunicações/trabalhos/websites/etc organizados ou apoiados pelo Centro, deverá obrigatoriamente ser acompanhado pela seguinte menção:
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Este evento/trabalho (escolher a opção correta) é financiado com Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos do CECH: UIDB/00196/2025 e UIDP/00196/2025.
Esta frase deve estar visível em todos os materiais de comunicação e divulgação do evento (cartazes, programas, websites, redes sociais, entre outros).
→ Logotipos obrigatórios
O logotipo do CECH deve ser sempre acompanhado pelo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo da República Portuguesa (RP).
Na maioria dos casos, o logotipo da FCT já se encontra incorporado no logótipo do CECH, pelo que, habitualmente, apenas será necessário acrescentar o logo da RP, colocado a seguir ao do CECH.
No entanto, em aplicações de dimensões reduzidas, deverá ser incluído novamente o logotipo da FCT entre o logótipo do CECH e o da RP, de forma a garantir a correta visibilidade e conformidade institucional.
No caso de o evento decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) ou contar com o seu apoio, o logotipo da FLUC deverá ser acrescentado imediatamente após o da RP.
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A ordem correta de apresentação dos logótipos é a seguinte: CECH > FCT > RP > FLUC, devendo ser seguidos pela frase de financiamento. Esta sequência deve ser rigorosamente respeitada em todos os suportes de comunicação e divulgação.
Na parte inferior desta página poderá encontrar os logótipos disponíveis para descarregar, bem como barras já preparadas — a cores, a preto e a branco — incluindo a respetiva menção ao financiamento.
→ Escolha da versão correta do logotipo
Deve ser selecionada a versão do logótipo que melhor se adequa ao fundo em que será aplicado, de forma a garantir a devida leitura:
- Fundo branco → utilizar a versão colorida.
- Fundo claro com cor → utilizar a versão preta.
- Fundo escuro → utilizar a versão branca.
→ Redimensionamento e margens de segurança
Ao redimensionar o logótipo, é fundamental manter sempre a sua proporcionalidade, de forma a não distorcer ou desconfigurar o formato original. O logótipo não deve ser esticado, comprimido ou alterado nas suas proporções.
Além disso, o ficheiro do logótipo já inclui margens de segurança em torno da imagem, garantindo uma leitura correta e preservando a sua visibilidade. Essas margens devem ser respeitadas, evitando a colocação de texto ou outros elementos gráficos demasiado próximos do logotipo em si.



