Débora Dias
Investigador, Investigador Colaborador
Biografia
Investigadora integrada doutorada do Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), Débora Dias é editora do Gerador - uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, e consultora de História na Escola Vila Sustentável (Lisboa). É membro do comité de gestão da Rede Internacional de História das Pedagogias, Património Cultural e Materiais Didácticos de Língua Portuguesa, com instituições de Portugal, Brasil e Cabo Verde. Autora de artigos académicos e livros nas áreas de História, Educação e Biblioteconomia, principalmente sobre os seguintes temas: história social do livro, da leitura e da edição, bibliotecas, intercâmbios luso-brasileiros, exílios, autoritarismo, políticas culturais, circulação de saberes, o pensamento e a trajetória do educador português Joaquim de Carvalho e o internacionalismo do educador Paulo Freire. É membro do seu Grupo de Investigação sobre Informação, Leitura e Formas de Escrita (CHAM - FCSH NOVA) e colabora com o Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais (Ceis20-UC).
Extra
Temas e problemáticas da atividade científica
História do Livro e da Leitura
Circulações culturais transnacionais
História Contemporânea
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Dias, D. (2023). As muitas faces da correspondência: escrita da História e cultura impressa no itinerário epistolar de João Cruz Costa e Joaquim de Carvalho. In Caldeira, A.P, Dias, D., & Atila, D. (Org.), A escrita da história em rotas atlânticas II: cultura escrita, intercâmbios intelectuais e leituras do passado. Fino Traço /PPGH UFMG.
Dias, D. (2022). Paulo Freire em Portugal. A história de um encontro e de uma edição. In Gonçalves, A., Dias, D., & Cuadra, F.D.L. (Orgs.), Paulo Freire Centenário: Um Educador no Mundo, (pp. 93-104). Lisboa, Portugal: Outro Modo.