José Oliveira Martins
Investigador, Investigador Integrado
Biografia
José Oliveira Martins (Ph.D. Univ. Chicago, História e Teoria da Música). Actualmente sou Coordenador Científico do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). Sou professor de Estudos Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e anteriormente fui Prof. Assistente da Eastman School of Music da Universidade de Rochester, e da Universidade de Iowa. O meu trabalho aparece em publicações como o Journal of Music Theory (2015, 2023), Quarterly Journal of Experimental Psychology (2023), Orientes do Português (2023), Perspectives of New Music (2020), Routledge Companion to Music Theory Pedagogy (2020), Musurgia (2019), Mathematics and Computation in Music (2009, 2011), Theory and Practice (2006), Portuguese Journal of Musicology (1999, 2016), entre outras. A investigação que me interessa é caracterizada por este tipo de questões: como podemos compreender o poder de envolvimento convocado pelas obras musicais, atendendo (formal e cognitivamente) às suas propriedades musicais específicas, aos seus sistemas musicais emergentes e às suas mediações culturais em mudança (no tempo e no espaço)? Como podemos modelar as propriedades dos sistemas musicais para a música (moderna e contemporânea) dadas as dificuldades de uma falta de "linguagem" partilhada e de um impacto variado em públicos culturalmente diferentes? Especificamente, o meu trabalho explora a modelação teórica de sistemas musicais emergentes dos séc. 20 e 21, a experiência e plasticidade do tempo e discurso musical, a tradição oral da Canção de Coimbra, e a epistemologia da interdisciplinaridade.
Extra
Temas e problemáticas da atividade científica
tradição oral da Canção de Coimbra
interdisciplinaridade e a reconfiguração das disciplinas
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023