Patrícia Sequeira Brás

Investigador, Investigador Integrado

Biografia

Patrícia Sequeira Brás é Professora Auxiliar Convidada em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada no CEIS20. Concluiu a sua investigação de doutoramento no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos de Birkbeck, Universidade de Londres, em 2015. Lecionou em Queen Mary e Birkbeck, ambas na Universidade de Londres, e também na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Exerceu depois uma posição de investigação na Universidade Lusófona em Lisboa. A relação entre política e cinema que motivou o seu trabalho de doutoramento continua a moldar os seus novos projetos de investigação. Os atuais interesses de investigação incluem cinema documental, feminismo e estudos de género, temporalidade cinematográfica e colonialidade visual.

Extra

Temas e problemáticas da atividade científica

estudos de género
temporalidade cinematográfica
colonialidade visual

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Sequeira Brás, P. (2024). The Political Gesture in Pedro Costa’s Films, New Studies in European Cinema series, (vol.25, 168 pp.). Peter Lang.


Sequeira Brás, P. (2023). Reproductive Work in the Aftermath of the Global Financial Crisis: maternity in Tempo comum (2018) and Els dies que vindran (2019). In C. Cucinotta and J. R. Lopez (eds.), Cine en el âmbito ibérico: género a foco. [Comunicación Jornadas sobre imagen y mujer em España y Portugal, 22 y 23 octubre 2021]. Editorial Sindéresis.


Sequeira Brás, P. (2022). A Ambivalência Colonial nas Imagens em Movimento Contemporâneas: O Caso Português. Comunicação E Sociedade, 41, 91–103. https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3698


Sequeira Brás, P. (2021). Reciprocal Narratives in Que Bom te Ver Viva (Lúcia Murat, 1989). Journal of Romance Studies, 21 (2). https://doi.org/10.3828/jrs.2021.10


Sequeira Brás, P. (2020). Post-Fordism in Active Life (2013), Industrial Revolution (2014) and The Nothing Factory (2017). In T. Austin & A. Koutsourakis (Eds.), Cinema of Crisis: Film and Contemporary Europe, (pp. 76-92). Edinburgh University Press.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Projeto Satélite “Dive-In: Design em projeção” (€ 9, 000.00), Bienal de Design do Porto, 2023. Research Innovation Fund Development Grant “Feminist Practices of Storytelling in Cinema and Social Media” (£ 3, 842.76), Birkbeck|Núcleo de Estudo de Gênero – PAGU, Unicamp, 2019. Iberian and Latin American Scholarship Visiting Program for PhD Research “The Political Gesture in Pedro Costa's Films” (€ 1, 000.00), Ibero-Amerikanisches Institut, Berlin, 2013. Fundação da Ciência e Tecnologia Programa de Bolsa de Doutoramento “The Political Gesture in Pedro Costa's Films”, 2009-2012.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

PhD: Célia Capêlo, “Contextos, situações e lugares da cenografia”, FLUC, 2022-25. PhD: Vanessa Fernandes, “Planeta II - A ficção científica como proposta de decolonização”, FLUC, 2022-25. MA : Fernanda Leme, “Dissociation in Mr. Robot”, ULHT, 2021-23. MA (practiced-based): Paula Loffler, “The Use of Cinematographic Strategies in the Representation of Vulnerable People in Documentary Cinema”, ULHT, 2021-23. MA : Hind Kammourieh, “Bandersnatch’s Audience: A choice or the future of the industry?”, (16/20), ULHT, 2021-22. MA : Angela Duque, “Editing and Gender Representation: A comparison between David Lynch’s Dune (1984) and the fan-edited Dune: The Alternative Edition Redux (2012)”, (14/20), ULHT, 2021-22. MA : Catriona Perry, “Crisis Mapping: Representing Global Capitalism in Terratreme's Transnational Crisis Cinema”, Distinction (80/100), Birkbeck, University of London, 2019-20.