Vera Matos

Investigador, Investigador Colaborador

VM

Biografia

Licenciada em História, mestre em Estudos Sobre a Europa, mestre em Museologia e Património Cultural, doutorada em História Contemporânea. Técnica superior no Museu Terras de Besteiros - Museu Municipal de Tondela, tem desenvolvido vários projetos na área da história diplomática, da cultura, do património cultural e da museologia. Tem vários trabalhos publicados em livros e em revistas científicas.

Extra

Temas e problemáticas da atividade científica

História diplomática contemporânea
Museologia
Património cultural material e imaterial

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Matos, V. (2022). A Calçada Romana de Paranho de Besteiros. In Mas que Raio é Isto?. Tondela: Museu Terras de Besteiros – Museu Municipal de Tondela.


Matos, V. (2022). «A Estela-Menir de Caparrosa». In Mas que Raio é Isto?. Tondela: Museu Terras de Besteiros – Museu Municipal de Tondela.


Matos, Vera. (2019). O Museu do Caramulo. Constituição do Núcleo Original da Coleção. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal].


Casaleiro, P. E., Cruz, M. T. G. da, Matos, V., Pereira, H., & Simões, C. (2018). O Pulmão de Aço e a Epidemia da Poliomielite. As Coleções de Saúde do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. 1.ªs Jornadas de História da Farmácia e Saúde Pública, 17 de julho, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.


Matos, Vera. (2017). Três D: Diplomacia, Ditadura e Democracia. As Relações Luso-Italianas nos Anos 60 e 70 do Século XX. Estudos do Século XX, 17, 199-206. https://doi.org/10.14195/1647-8622_17_11