Residência de Pensamento da Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade decorre no Fundão

Fundão, 8 a 10 de maio de 2025 – A cidade do Fundão acolheu, ao longo de três dias, a Residência de Pensamento da Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade, no âmbito da unidade curricular Laboratório. Esta iniciativa decorreu no quadro de uma parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o Município do Fundão.

18 junho, 2025≈ 3 mins de leitura

A Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade é um programa de formação avançada sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que se propõe relacionar as exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana – e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam – com as práticas artísticas, de programação e de gestão cultural. O programa conta com a parceria institucional da Direção-Geral das Artes.

No âmbito deste programa, a Residência de Pensamento apresenta-se como uma proposta letiva de trabalho intensivo integrada na unidade curricular Laboratório, com vista à preparação dos trabalhos finais, que deverão conduzir à conceção e impressão de um novo número da Ecozine. Simultaneamente, a iniciativa proporcionou a mais de 20 profissionais da cultura, oriundos de diversas regiões do país, a oportunidade de conhecerem o território do Fundão, tanto na sua dimensão natural como humana, promovendo o contacto direto com o tecido associativo e cultural local.

O programa incluiu diversas atividades culturais, momentos de discussão e partilha de experiências. Como parte integrante da residência, teve lugar também a apresentação pública do estudo “A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal”. Esta sessão, realizada na manhã do dia 10 de maio, foi conduzida pelos responsáveis pela Coordenação Científica do projeto, Fernando Matos de Oliveira e Vânia Rodrigues, e contou com a presença de agentes culturais, investigadores e representantes de instituições locais e nacionais.

A Residência de Pensamento no Fundão reforça o compromisso da Pós-Graduação com a inovação pedagógica, o trabalho colaborativo e a ligação aos territórios, promovendo formas sustentáveis e conscientes de pensar e fazer cultura em contexto contemporâneo.