/ Investigação / A Voz dos Profissionais

Unidades de Cuidados na Comunidade da Região Centro

Monitorização da satisfação dos profissionais das Unidades de Cuidados na Comunidade da Região Centro (2015)

Enquadramento

As unidades de cuidados na comunidade (UCC) surgem com a criação dos agrupamentos de centros de saúde (ACeS) através do decreto-lei nº 28/2008, de 22 de fevereiro. Neste documento estas unidades funcionais destinam-se a «prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo». Intervém ainda «na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção». São essencialmente compostas por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas da fala.

Mais tarde, a 16 de abril de 2009, o gabinete do Secretário de Estado da Saúde publica o regulamento da organização e do funcionamento das UCC (despacho nº 10143/2009) em que são definidos os princípios orientadores destas unidades funcionais, com uma gestão participativa assente em ganhos de motivação e satisfação profissional. Prevê ainda este diploma uma monitorização e avaliação incluindo, entre outros critérios, a satisfação.

Objetivo

Este projeto pretende determinar a satisfação dos profissionais das UCC da ARSC.

Métodos

O sistema proposto de monitorização e de avaliação da satisfação dos profissionais é baseado no Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional dos ACeS (IASP-ACeS) desenvolvido pelo CEISUC.

Os vários questionários destinados a medir a satisfação dos profissionais das UCC da ARSC seguem processos metodológicos de acordo com o respetivo objetivo e conteúdo da análise. Assim, será entregue em mão pelos respetivos coordenadores das UCC a todos os funcionários das unidades funcionais dos ACeS uma carta em que se solicita a sua colaboração para o preenchimento, via Internet, de um questionário de satisfação profissional.

Relatório Região Centro