/ Investigação / A Voz dos Profissionais

Unidades de Saúde Pública

Monitorização da satisfação dos profissionais das Unidades de Saúde Pública (2016)

Enquadramento

Pelo Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, as Unidades de Saúde Pública (USP) passam a fazer parte dos agrupamentos de centros de saúde (ACeS) como unidades funcionais.

Segundo o seu art.º 12º, «a USP funciona como observatório de saúde da área geodemográfica do ACES em que se integra, competindo-lhe, designadamente, laborar informação e planos em domínios da saúde pública, proceder à vigilância epidemiológica, gerir programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral ou de grupos específicos e colaborar, de acordo com a legislação respetiva, no exercício das funções de autoridade de saúde».

Objetivo

Este projeto pretende determinar a satisfação dos profissionais de todas as USP de Portugal Continental.

Métodos

O sistema proposto de monitorização e de avaliação da satisfação dos profissionais é baseado no Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) desenvolvidos pelo CEISUC com o seguinte modelo conceptual:

Os vários questionários destinados a medir a satisfação dos profissionais das USP seguem processos metodológicos de acordo com o respetivo objetivo e conteúdo da análise. Assim, será entregue em mão pelos respetivos coordenadores das USP a todos os funcionários das unidades funcionais dos ACeS uma carta em que se solicita a sua colaboração para o preenchimento, via Internet, de um questionário de satisfação profissional e se indca a correspondente palavra-chave.

Procedimentos éticos

A resposta ao questionário será anónima e o próprio CEISUC nunca poderá saber quem respondeu ao inquérito e, muito menos, o que cada indivíduo respondeu. A palavra-chave que é distribuída aos profissionais, e que o CEISUC desconhece a quem foi entregue, não ficará associada ao registo informático que contém as respostas.

Sendo este questionário anónimo, garantimos a completa confidencialidade dos dados que nos fornecer. Nunca ninguém poderá vir a ser identificado a partir dos resultados deste inquérito. De qualquer modo, para reforçar isso, colocámos como opcionais as perguntas referentes aos dados pessoais. No entanto, e apesar disso, gostaríamos muito que as preenchesse.

Publicação:

Ferreira PL, Passadouro R. Public Health - The Voice of Professionals. International Journal for Quality in Health Care. 2019, 1-7 [Q1]. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzz124