CuidIn 2.0: Avaliar saúde mental dos cuidadores informais

O CEISUC é promotor de um projeto que vai avaliar saúde mental dos cuidadores informais.

16 janeiro, 2025≈ 2 mins de leitura

Após os resultados obtidos no CuidIn, surge agora o CuidIn 2.0 que pretende intervir na mitigação do problema social crescente associado à deterioração da saúde mental e das condições de bem-estar dos cuidadores informais.
O projeto integra os Municipios de Cantanhede, Mira e Mealhada como investidores sociais, e ainda a Lactogal.

No passado dia 8 de janeiro, ocorreu a assinatura da Carta de Compromisso de cofinanciamento deste projeto de inovação social, na presença do presidente do CEISUC, os autarcas dos três municípios e do presidente do conselho de administração da Lactogal.

O Cuidin 2.0 pretende dotar o cuidador informal de ferramentas e estratégias para melhor gerir a sua autonomia, confiança e bem-estar; promover a literacia em saúde e do cuidado, dos direitos e deveres do cuidador informal; mas também envolver voluntários e futuros cuidadores capacitados e sensibilizados para atuarem como reforço da rede de apoio e suporte aos cuidadores informais.

O projeto contará com uma comissão de acompanhamento, na qual terão assento representantes dos investidores sociais, a Unidade Local de Saúde de Coimbra, representante da Segurança Social, Associação Cuidadores Portugal, Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e Rotary Club de Cantanhede.

Saiba mais aqui.

Partilhe