Estão abertas, até ao dia 10 de janeiro de 2024, as inscrições para a ação de formação de Professores: Educação Alimentar (Saudável e) Sustentável: Um Processo Chave na Recuperação de Ecossistemas, destinada aos grupos de recrutamento 230 e 520.
Objetivos principais:
- Contribuir para a reflexão sobre práticas de educação alimentar nas escolas num quadro de educação para a sustentabilidade, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO;
- Articular a temática da alimentação sustentável no contexto dos diversos temas do referencial da educação ambiental para a sustentabilidade e respetivos ODS’s;
- Explorar atividades de suporte à operacionalização destes temas;
- Promover pedagogias baseadas no pensamento sistémico e na multi, inter e transdisciplinaridade, no uso de abordagens de ensino experimental e a participação em projetos de ação coletiva, como abordagens eficazes em programas educativos sobre de sistemas alimentares, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO;
- Criar recursos educativos facilitadores de uma abordagem à educação alimentar no contexto da sustentabilidade;
- Capacitar para a construção de projetos e iniciativas de educação que promovam a aproximação aos sistemas alimentares e suportem mudanças comportamentais, no sentido da regeneração dos ecossistemas, tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável.
Conteúdos Programáticos:
- 1ª. Sessão
Sessão online síncrona: 2 horas
Apresentação:
▪ Apresentação dos formandos e formadores;
▪ Objetivos e metodologias da ação de formação;
▪ Cronograma da ação de formação;
▪ Atividades a desenvolver;
▪ Critérios de avaliação.
- 2ª. Sessão
Sessão online síncrona: 2 horas
Enquadramento teórico-prático:
▪ A mudança de foco da educação alimentar e sua relação com a educação para a saúde;
▪ Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (no currículo escolar);
▪ Recuperar, experimentando: o ensino experimental das ciências enquanto potenciador da recuperação das aprendizagens e enquanto abordagem eficaz no contexto de programas educativos sobre alimentação sustentável;
▪ Enquadramento da alimentação sustentável, numa lógica de recuperação dos ecossistemas no âmbito das aprendizagens essenciais e do PASEO;
▪ Temáticas da educação para a sustentabilidade na perspetiva da educação alimentar: o Biodiversidade e serviços dos ecossistemas para a alimentação (Millennium Ecosystem Assessment); o Educação para a produção e consumo sustentável de alimentos (ex: redução do desperdício alimentar) no contexto da economia circular; o Impacto do sistema alimentar nas alterações climáticas.
- Definição conjunta dos trabalhos a realizar pelos formandos.
- 3ª Sessão
Sessão presencial conjunta: 3 horas
Sessão prática: ▪ Exploração de atividades práticas de suporte a uma abordagem à educação alimentar para a sustentabilidade;
▪ Propostas e exploração de recursos educativos no âmbito da educação alimentar para a sustentabilidade e sua dinamização prática;
▪ Relato de aspetos das práticas dos participantes, partilha e debate sobre o material existente;
▪ Apoio à criação de recursos educativos e aos trabalhos a realizar pelos formandos.
- 4ª. Sessão
Sessão online assíncrona: 2 horas
Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver.
- 5ª. Sessão
Sessão online síncrona: 2 horas
Orientação tutorial para o desenvolvimento dos trabalhos dos formandos.
- 6ª. Sessão
Sessão online assíncrona: 2 horas
Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver.
- 7ª. Sessão
Sessão online síncrona: 2 horas
Comunicação e discussão dos trabalhos dos formandos.
Avaliação da ação de formação.
Mais informações e inscrições aqui.