Estão abertas, até ao dia 10 de janeiro de 2024, as inscrições para a ação de formação de Professores: Educação Alimentar (Saudável e) Sustentável: Um Processo Chave na Recuperação de Ecossistemas, destinada aos grupos de recrutamento 230 e 520.

Objetivos principais:

- Contribuir para a reflexão sobre práticas de educação alimentar nas escolas num quadro de educação para a sustentabilidade, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO;

- Articular a temática da alimentação sustentável no contexto dos diversos temas do referencial da educação ambiental para a sustentabilidade e respetivos ODS’s;

- Explorar atividades de suporte à operacionalização destes temas;

- Promover pedagogias baseadas no pensamento sistémico e na multi, inter e transdisciplinaridade, no uso de abordagens de ensino experimental e a participação em projetos de ação coletiva, como abordagens eficazes em programas educativos sobre de sistemas alimentares, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO;

- Criar recursos educativos facilitadores de uma abordagem à educação alimentar no contexto da sustentabilidade;

- Capacitar para a construção de projetos e iniciativas de educação que promovam a aproximação aos sistemas alimentares e suportem mudanças comportamentais, no sentido da regeneração dos ecossistemas, tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável.

Conteúdos Programáticos:

  • 1ª. Sessão

Sessão online síncrona: 2 horas

Apresentação:

▪ Apresentação dos formandos e formadores;

▪ Objetivos e metodologias da ação de formação;

▪ Cronograma da ação de formação;

▪ Atividades a desenvolver;

▪ Critérios de avaliação.

  • 2ª. Sessão

Sessão online síncrona: 2 horas

Enquadramento teórico-prático:

▪ A mudança de foco da educação alimentar e sua relação com a educação para a saúde;

▪ Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (no currículo escolar);

▪ Recuperar, experimentando: o ensino experimental das ciências enquanto potenciador da recuperação das aprendizagens e enquanto abordagem eficaz no contexto de programas educativos sobre alimentação sustentável;

▪ Enquadramento da alimentação sustentável, numa lógica de recuperação dos ecossistemas no âmbito das aprendizagens essenciais e do PASEO;

▪ Temáticas da educação para a sustentabilidade na perspetiva da educação alimentar: o Biodiversidade e serviços dos ecossistemas para a alimentação (Millennium Ecosystem Assessment); o Educação para a produção e consumo sustentável de alimentos (ex: redução do desperdício alimentar) no contexto da economia circular; o Impacto do sistema alimentar nas alterações climáticas.

  • Definição conjunta dos trabalhos a realizar pelos formandos.
  • 3ª Sessão

Sessão presencial conjunta: 3 horas

Sessão prática: ▪ Exploração de atividades práticas de suporte a uma abordagem à educação alimentar para a sustentabilidade;

▪ Propostas e exploração de recursos educativos no âmbito da educação alimentar para a sustentabilidade e sua dinamização prática;

▪ Relato de aspetos das práticas dos participantes, partilha e debate sobre o material existente;

▪ Apoio à criação de recursos educativos e aos trabalhos a realizar pelos formandos.

  • 4ª. Sessão

Sessão online assíncrona: 2 horas

Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver.

  • 5ª. Sessão

Sessão online síncrona: 2 horas

Orientação tutorial para o desenvolvimento dos trabalhos dos formandos.

  • 6ª. Sessão

Sessão online assíncrona: 2 horas

Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver.

  • 7ª. Sessão

Sessão online síncrona: 2 horas

Comunicação e discussão dos trabalhos dos formandos.

Avaliação da ação de formação.

Mais informações e inscrições aqui.