/ PROJETO PRR_LFA

Aplicação das Algas e Segurança Alimentar - 3ª edição | Algae applications and Food Safety-3rd edition

Créditos
2 ECTS
Duração
40 horas
Vagas
20
Regime/Local
Presencial
(Polo I da Universidade de Coimbra)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

05/05/2025 a 30/05/2025

Realização do curso

02/06/2025 a 06/06/2025

Apresentação

O curso de formação em "Aplicação das Algas e Segurança Alimentar" tem como principais objetivos fornecer técnicas e metodologias de extração e caracterização de compostos bioativos e avaliação do perfil nutricional de macroalgas, e identificar e demonstrar a aplicação das macroalgas no setor alimentar como alternativa para uma dieta saudável.

 

 

 Pólo I da Universidade de Coimbra I 40h I 2 ECTS I Apoio PRR: 100% gratuito I Diploma

 

Segunda-feira

2 de junho

Terça-feira

3 de junho

Quarta-feira

4 de junho

Quinta-feira

5 de junho

Sexta-feira

6 de junho

9h30

Apresentação e Introdução ao curso (Ana Marta Gonçalves)

 

 

Introdução à Ecologia das Algas

Aquacultura de algas

(Leonel Pereira)

Auditório DCV (1º Andar)

Metodologias e técnicas de extração de compostos bioativos /

Análises Bioquímicas

(Ana Marta Gonçalves / Leonel Pereira)

 

 

 

Auditório DCV (1º Andar)

Casos de estudo

- As algas ao serviço da sociedade

(Apresentação de projetos e de produtos)

(Ana Marta Gonçalves / Leonel Pereira)

 

 

Auditório DCV (1º Andar)

Benefícios e Aplicações das Macroalgas

(Ana Marta Gonçalves)

 

Algas na Alimentação e Segurança Alimentar

(Ana Marta Gonçalves)

 

 

Auditório DCV (1º Andar)

Benefícios das Algas na Saúde Humana – Estudos Clínicos

(Ana Valado)

 

 

 

 

 

Anfiteatro II

(Ed. S. Bento 1º Andar)

13h

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Show cooking – confeção de refeição à base de macroalgas

Avaliação de produtos alimentares (Inquéritos de avaliação e validação)

Laboratório Didático 1 (Edifício de S. Bento)

14h30

Preparação e Identificação de Macroalgas

Laboratório Didático 2 (Edifício de S. Bento)

Extração de compostos

(Grupo 1)

Análise FTIR e espetrofotometria

(Grupo 2)

LAM – Laboratório de Algas Marinhas

Extração de compostos

(Grupo 2)

Análise FTIR e espetrofotometria

(Grupo 1)

LAM – Laboratório de Algas Marinhas

Análise e interpretação de dados

 

 

 

Laboratório Didático 2 (Edifício de S. Bento)

 

 

18h

Coordenação: Ana Marta Gonçalves

Outros professores: Leonel Pereira e Ana Valado

 

Objetivos

São alguns dos objetivos deste curso de formação identificar as suas aplicações nos setores industriais com principal foco na industria alimentar, metodologias e técnicas de confeção e desenvolvimento de receitas alimentares e peliculas naturais com base em doses diárias recomendadas, abordagem dos benefícios e riscos no consumo de algas com base na legislação em vigor.

Competências a desenvolver

No final do curso os estudantes devem ter adquirido conhecimento e capacidade em: métodos e técnicas de extração e caracterização e avaliação do valor nutricional das algas; identificação da aplicação das algas e dos seus compostos em diferentes setores; aplicação alimentar e técnicas de confeção alimentar e de peliculas para revestimento; benefícios e riscos no consumo de algas abordando a segurança alimentar e a legislação em vigor.

Condições de acesso

Acesso livre. Preferencialmente dirigido a estudantes de pós-graduação da área de Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente ou área similar.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

O curso avançado terá uma componente teórica e uma componente teórico-prática.

Área científica predominante

Biologia e bioquímica

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Aplicação das algas e segurança alimentar

O curso decorre em regime presencial, perfazendo um total de 40 horas, consistindo em sessões teóricas e teórico-práticas em que serão abordadas técnicas e métodos de extração de compostos e avaliação da composição nutricional; identificação da aplicação das algas e dos seus compostos em diferentes setores; aplicação alimentar e técnicas de confeção alimentar e de peliculas para revestimento; benefícios e riscos no consumo de algas abordando a segurança alimentar e a legislação em vigor.

Bibliografia

-Gonçalves AMM 2020 Springer DOI: 10.1007/978-3-319-71058-7_112-1
-Cotas et al 2020. Marine Drugs. 18,384 DOI:10.3390/md18080384
-Leandro et al 2020 Life 10,140 DOI: 10.3390/life10080140
-de Melo et al 2020 Vaccines 8,524 DOI:10.3390/vaccines8030524
-Lomartire et al 2021 Marine Drugs 19(5), 245 DOI: 10.3390/md19050245
-Rocha et al 2021 IJERPH 18(9), 4968 DOI: 10.3390/ijerph18094968
-Pacheco et al 2021 Carbohydrate Polymer Technologies and Applications 2,100097 DOI:10.1016/j.carpta.2021.100097
-Lomartire et al 2021 Marine Drugs 19(6), 341 DOI: 10.3390/md19060341
-Cascais et al 2021 Applied Sciences 11(18), 8740 DOI:10.3390/app11188740
-Gomes et al 2022. Seaweeds’ pigments and phenolic compounds with antimicrobial potential. Biomolecular Concepts 13, 89–102
-Lomartire & Gonçalves 2022 Marine Drugs 20, 141. DOI:10.3390/md20020141
-Trindade et al 2022 Sustainable and biodegradable active films in Sustainable Global Resources of Seaweeds Vol 2, 978-3-030-92173-6, 507625_1_En, Springer,Nature.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Centro(s) de investigação

Centre for Functional Ecology: Science for People & Planet

Projeto Living the Future Academy

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.