/ PROJETO PRR_LFA

Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial - 3ª edição

Créditos
2 ECTS
Duração
54 horas
Vagas
100
Regime/Local
Online (Síncrono)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

22/04/2024 a 12/05/2024

Realização do curso

22/05/2024 a 23/05/2024

Apresentação

O curso em Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial procura promover o trabalho em equipa e a aquisição de competências no âmbito da comunicação e da ética.

Objetivos

O curso tem como objetivo principal transmitir aos formandos os conhecimentos mais recentes no domínio das normas de boas práticas de aconselhamento genético e da legislação e dos normativos portugueses no âmbito da genética clínica e da ética/bioética, compreendendo também as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos. 

Competências a desenvolver

No final do curso o formando deve: Compreender os conceitos de bioética e analisar a sua repercussão no contexto da genética clínica laboratorial; Compreender os conceitos de privacidade, confidencialidade e propriedade de dados genéticos; Compreender a relação entre informação genética e discriminação/estigmatização social; Analisar e discutir aplicações inapropriadas no contexto da genética clínica laboratorial; Avaliar os interesses comerciais de dados genéticos laboratoriais; Analisar as questões bioéticas no contexto de biobancos; Debater sobre os diferentes desafios e dilemas éticos e sociais no âmbito da genética clínica laboratorial.

Condições de acesso

Candidatos com conhecimentos básicos de biologia e bioquimica de nível pré-graduados e que sejam:

a) graduados com interesse nas temáticas abordadas no curso;

b) especialistas com Currículo Vitae considerado relevante, pela coordenação, para frequência do curso;

c) estudantes que manifestem interesse pelos temas do curso

 

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual / ou preço

(O preço do curso é de 225€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Programa:

22 de maio, 2024 4ªF


14:00 -  Abertura
14:10-15:00 - Questões Éticas e Sociais em Genética Humana: Nota Introdutória Ethical and Social Issues in Human Genetics: Opening Remarks Isabel M Carreira. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina.
15:00-15:50 - Aspetos Bioéticos e Dilemas Societários Associados a Biobancos Bioethical Issues and Societal Dilemmas Associated to Biobanks Cíntia Águas. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina.
16:00 – 16:50 - Perceções éticas e sociais na perspetiva do investigador Ethical and social perceptions from the perspective of the researcher Brígida Riso. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina.
17:00 – 18:30 - Inteligência Artificial e Dilemas Societários: Das Seguradoras à Big Pharma Artificial Intelligence and Societal Dilemmas. From Insurance Companies to Big Pharma Carolino Monteiro. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.


23 de maio, 2024 5ªF


9:00-9:50 - Informação ao Participante e Consentimento Informado, Livre e Esclarecido Information to the Participant and Informed Consent Margarida Silvestre. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicine.
10:00-10:50 - Ética e integridade científica Ethics and scientific integrity Nina Sousa Santos. Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa.
11:10- 12:00 - Genética e Sociedade: novas (In)certezas na gestão quotidiana da saúde Helder Raposo. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
12:00-12:50 - Informação Genética: Desafios na Prática de Saúde Pública Genetic Information: Challenges in Public Health Practice Carla Torre. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia


13:00 – 14:00 Intervalo para almoço


14:00 – 14:50 - Sistemas complexos e genética transgeracional: Aspetos éticos e dignidade humana Complex Systems: How to deal with new ethical issues Carolino Monteiro. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
15:00- 15:50 - Informação Genética: Desafios na Prática Clínica Genetic information: Challenges in Clinical Practice Lina Ramos. Serviço de Genética Médica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
16:10-17:00 - Informação Genética: Desafios na Prática Laboratorial Genetic information: Challenges in Laboratory Practice Isabel M Carreira. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina.

Área científica predominante

Saúde — programas não classificados noutra área de formação

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Aspetos Éticos e Sociais em Genética Clínica Laboratorial

Conhecer as normas de boas práticas de aconselhamento genético, integrando-as no contexto da GCL;

Compreender as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos;

Conhecer a legislação e normativos portugueses no âmbito da genética clínica;

Integrar a gestão laboratorial no contexto de diagnóstico em GCL e saúde pública;

Sublinhar a necessidade de trabalho em equipa, de competências no âmbito da comunicação e da ética.

Bibliografia

Artigos científicos originais e de revisão, atuais, no âmbito dos diferentes temas abordados na UC.
Genetics, Ethics and Education. ISBN: 9781316340301, Cambridge University Press 2017
Outro material que os docentes disponibilizem.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Medicina

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.