/ PROJETO PRR_LFA

Bioinformática na gestão de dados clínicos - 1.ª Edição

Créditos
16 ECTS
Duração
96 horas
Vagas
20
Regime/Local
Presencial
(FMUC)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

01/10/2023 a 30/11/2023

Realização do curso

05/01/2024 a 29/03/2024

Apresentação

O objetivo principal deste curso é fornecer aos estudantes e a profissionais de saúde e áreas afins uma formação multidisciplinar na gestão da informação clínica e biológica que permita uma abordagem holística e transdisciplinar das questões associadas ao manuseamento e armazenamento de dados. 

O curso será organizado em três módulos, cada módulo terá avaliação. Será necessário a presença em 80% das aulas e aprovação na avaliação, em cada módulo, para a sua realização com aproveitamento.

Calendarização:

Tecnologias Multi-ómicas: Seleção, aplicação, interpretação e correlação com a clínica

5, 12 e 19 de janeiro de 2024

 Ferramentas Bioinformáticas e análise de dados de Multi-ómicas aplicadas à Saúde

2, 9, 16, 23 de fevereiro 2024 e 1 e 8 de março

Módulo 3: Projeto de bioinformática na gestão de dados de Multi-ómicas na clínica

15, 22 e 29 de março de 2024

 

Objetivos

São objetivos específicos deste curso capacitar os formandos para a utilização da inteligência artificial no contexto da investigação biomédica competitiva e uma prática clínica personalizada, bem como nos desafios da interpretação multidisciplinar e o desenvolvimento de modelos adequados. Com esta pós-graduação os alunos ficam aptos a identificar, selecionar e implementar diferentes técnicas de bioinformática para a resolução de problemas em contexto clínico, de investigação biológica, biotecnológica, industrial e comercial, nomeadamente no âmbito de atividades ligadas aos Biobancos.

Competências a desenvolver

Com este curso pretende-se dotar os alunos com conhecimentos para a análise e interpretação de dados (grande volume, velocidade de aquisição e variedade) gerados pelas tecnologias de larga-escala (next generation sequencing), amplamente usadas na prática clínica, em investigação biomédica, na investigação e desenvolvimento de produtos. Pretende-se capacitar o aluno para explorar, desenvolver e selecionar estratégias e ferramentas bioinformáticas adequadas aos diferentes problemas de gestão de dados “ómicos”, nomeadamente a análise de grandes quantidades de dados biológicos e clínicos a armazenar em servidor dedicado, de forma a que possam estar na vanguarda da exploração de novos produtos, da investigação biotecnológica de grande impacto na medicina de precisão.

Condições de acesso

Profissionais e técnicos de saúde, investigadores, com ou sem formação superior, com interesse em adquirir competências em investigação translacional, bigData e inteligência artificial.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 110,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Saúde

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Tecnologias Multi-ómicas: Seleção, aplicação, interpretação e correlação com a clínica

Discutir o papel das tecnologias ómicas como ferramenta de diagnóstico e investigação;
Adquirir conhecimentos sólidos das diferentes técnicas utilizadas, para além dos detalhes de execução laboratorial, as suas vantagens, os objetivos, as suas limitações e as suas aplicações para o diagnóstico e investigação;
Relacionar os achados laboratoriais com o Genoma de Referência;
Conhecer e aplicar a nomenclatura internacional para a descrição de resultados em genética molecular e genómica;
Relacionar o Genótipo com o Fenótipo em diversos tipos de patologias e analisar a estratégia diagnóstica mais eficaz em diferentes cenários clínicos e a sua importância na medicina moderna.

2 Ferramentas Bioinformáticas e análise de dados de Multi-ómicas aplicadas à Saúde

-Compreender os conceitos básicos de bioinformática e as técnicas de análise de dados
-Descrever e comparar diferentes técnicas de análise de dados multi-ómicos
-Analisar e interpretar dados para identificar padrões de expressão de genes, proteínas e metabolitos em diferentes condições de saúde e doença
-Desenvolver capacidades na utilização de ferramentas de visualização de dados para comunicar informações complexas de forma clara e concisa.
-Aplicar técnicas de bioinformática para identificar possíveis alvos terapêuticos com base em dados de multi-ómicos.

3 Projeto de bioinformática na gestão de dados de multi-ómicas na clínica

-Aprender a desenvolver protocolos padronizados para a coleta, armazenamento e análise de dados de multi-ómicas, garantindo a qualidade e a integridade dos dados.
-Desenvolver fluxos de trabalho automatizados para análise de dados de multi-ómicas que possam ser facilmente replicados em diferentes conjuntos de dados.
-Realizar a análise exploratória de dados de multi-ómicas para identificar padrões biológicos relevantes para a saúde.
-Utilizar técnicas de machine learning e outras ferramentas de inteligência artificial para prever diagnósticos e desfechos de tratamento.
-Integrar dados de multi-ómicas com outros tipos de dados clínicos.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Medicina

Centro(s) de investigação

Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.