/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Formação - Abordagens Interdisciplinares para a Docência - 2ª edição

CCPFC: 12 horas(Registo de acreditação:CCPFC/ACC-115523/22)

Créditos
0.5 ECTS
Duração
13 horas
Vagas
150
Regime/Local
Presencial
(Universidade de Coimbra)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

01/06/2023 a 30/06/2023

Realização do curso

06/07/2023 a 07/07/2023

Apresentação

O Curso de Formação – Abordagens Interdisciplinares para a Docência – tem como objetivo a Formação para Professores.

Objetivos

Pretende-se com este curso de formação envolver cada vez mais Faculdades e pessoas da Academia, promovendo a partilha do conhecimento científico produzido com elevada qualidade, de modo a influenciar positivamente os modos de aprender e de ensinar, envolvendo toda a comunidade escolar nacional, responsável também pela formação das gerações futuras; contribuir para a formação contínua de professores/educadores, muitos dos quais, antigos estudantes da UC, no âmbito da sua função, enquanto instituição de ensino e de investigação; demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis do ensino, fomentando uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e conteúdos programáticos.

Competências a desenvolver

A conclusão do curso deverá capacitar os formandos para: desenvolver propostas de trabalho interdisciplinar, nas quais se inserem conteúdos de diferentes áreas do saber, associando-os ao quotidiano dos/as aluno/as; desenvolver formas de trabalho diversificadas e atividades de observação, que promovam o questionamento da realidade e a integração de saberes; organizar o ensino, prevendo a autonomia crítica na utilização de fontes de informação disponíveis.

 

Condições de acesso

Podem inscrever-se no curso de formação professores, educadores e professores-estagiários do ensino básico, secundário, universitário e pré-escolar de todas as áreas e níveis de ensino. A seriação dos candidatos é efetuada tendo por base os seguintes critérios: a) desempenho de funções/pertença ao quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada; b) desempenho de funções em Instituição de Ensino Particular e Cooperativo. Serão aceites candidaturas de pessoal não docente, dependendo a sua aceitação do número de vagas existentes após seriação dos candidatos docentes.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 143,34€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.

 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Ciências da educação

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Abordagens Interdisciplinares para a Docência

A unidade curricular/ação orienta-se para a promoção da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino e para o desenvolvimento de uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e relativamente aos conteúdos programáticos. Pretende-se que os professores/as e educadores/as desenvolvam as suas competências em diferentes áreas de aprendizagem, em ordem a: - Reconhecer novas abordagens a desenvolver com os alunos em contexto de sala ou em ambientes externos; - Conhecer e partilhar conhecimentos e diferentes metodologias pedagógico-didáticas, orientadas para o desenvolvimento profissional do docente - Reconhecer a UC como recurso de proximidade para a comunidade escolar nacional - Valorar a importância do património e história da UC, classificada como Património Mundial pela UNESCO, e o seu potencial educativo.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Certificação

12 horas de formação acreditada. Registo de acreditação:CCPFC/ACC-115523/22.

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.