/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Formação em Educação Especial - 2ª edição

Créditos
18 ECTS
Duração
126 horas
Vagas
Regime/Local
Presencial
(Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

20/09/2024 a 11/10/2024

Realização do curso

16/09/2024 a 13/12/2024

Apresentação

O Curso de Formação em Educação Especial procura responder às necessidades do mercado criadas por diretrizes internacionais e também pela legislação nacional mais recente (nomeadamente o DL 54/2018 de 6 de julho), que aposta na construção de uma escola inclusiva e cuja concretização impõe a colaboração de um conjunto alargado de atores.

Objetivos

Este curso, à luz do contexto do programa educativo individual deverá ser inserido no plano curricular da turma e no projeto educativo da escola, o que remete para um processo verdadeiramente participado, no qual o professor do ensino regular e outros agentes educativos assumem um protagonismo desconhecido até agora e cuja formação académica anterior não previu. Procura, assim, constituir-se como uma opção para os licenciados e mestres em ensino, seja os que já têm alguma formação e/ou prática no domínio da educação especial e inclusiva, seja os que pretendem desenvolver novas competências que percecionam como úteis para a sua prática profissional.

A oferta, por parte da FPCEUC, deste curso, insere-se no quadro geral do processo de construção de uma sociedade inclusiva, norteada por princípios éticos e políticos (cf. e.g., Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU; European Network of Innovation for Inclusion) que deverão traduzir-se em práticas educativas que respeitem as diferenças individuais e tenham como objetivo final a promoção do desenvolvimento pleno de cada pessoa e a sua participação ativa em sociedade. O diploma de conclusão do curso é conferido pela realização, com aproveitamento, das 3 unidades curriculares que constituem o seu plano de estudos as quais perfazem um total de 18 ECTS.

Competências a desenvolver

Formar professores e outros profissionais que trabalham no âmbito da Educação Especial e Inclusiva. Adquirir conceitos fundamentais sobre Educação Especial. Avaliar, refletir e executar processos de intervenção eficientes que facilitem a aprendizagem com o objetivo da inclusão.

Condições de acesso

- Titulares de Mestrado em Ensino, licenciatura em ciências da educação, educação, ensino, psicologia, educação especial e reabilitação, serviço social, terapia da fala, terapia ocupacional, animação socioeducativa, sociologia e áreas afins; 

- Candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como atestando capacidade para a realização deste curso.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 286,77€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Ciências da educação

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Dificuldades Específicas de Aprendizagem

Conhecer e compreender a diversidade e complexidade das dificuldades específicas de aprendizagem: -caracterizar cada uma das dificuldades específicas de aprendizagem; conhecer métodos e técnicas de avaliação psicopedagógica vocacionados para a identificação das dificuldades; específicas de aprendizagem; conhecer programas de intervenção educativa nas dificuldades específicas de aprendizagem; analisar a evidência empírica de métodos e técnicas de intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem; avaliar as dificuldades específicas de aprendizagem; planificar intervenções educativas relativas às principais dificuldades específicas de aprendizagem e ajustadas às particularidades dos casos individuais.

2 Perturbações do Neurodesenvolvimento

Objetivos:

1) Referenciar a área, delimitando-a e proporcionado uma visão ampla e integrada da mesma;

2) Ensinar características das Dificuldades Intelectuais, das Perturbações do Espetro do Autismo, da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e da Paralisia Cerebral.

3) Reconhecer a diversidade de cada uma das Perturbações do Neurodesenvolvimento;

4) Identificar e implementar intervenções educativas em diferentes contextos e ao longo da vida. Competências a desenvolver: - Competências de identificação e avaliação nas Perturbações do Neurodesenvolvimento;

5) Competências de elaboração e implementação de intervenções educativas.

3 Sociedade e Educação Inclusiva

No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Relacionar a educação com características de sociedades de diferentes tempos e culturas. Compreender o sentido da modernidade e a relação com a evolução da educação contemporânea. Compreender perspetivas de Humanidade, Desenvolvimento e Educação na segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI Conhecer as implicações para a inclusão social da Carta Internacional de Direitos Humanos e de outros tratados internacionais reforçando os direitos humanos. Caracterizar as diversidades relacionadas à educação. Compreender a evolução da Educação Especial e da Educação Inclusiva nos contextos nacional e internacional. Conhecer o quadro legal da educação inclusiva em Portugal. Desenvolver pensamento crítico sobre o funcionamento das escolas em Portugal e as funções dos professores de Educação Especial. Refletir sobre os desafios e as oportunidades da inclusão para a efetivação da educação para todos.

Bibliografia

10. Bibliografia principal | Main bibliography
Ferreira, António Gomes. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação Em Questão, 40(26).
Palmeirão, Cristina & Alves, Jose Martins. (coord.). (2017). Construir a autonomia e a flexibilização curricular: Os desafios da escola e dos professores. Porto: Universidade Católica Editora.
Pinto, Paula Campo & Neca, Patrícia (2020). Pessoas com deficiência em Portugal: Indicadores de Direitos Humanos 2018. Universidade de Lisboa, ISCSP.
Sousa, Jerónimo (coord.). (2015). Avaliação das Políticas Públicas – Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos Centros de Recursos para a Inclusão. DGE/DSEEAS
UNESCO. (2015). Embracing Diversity: Toolkit for creating inclusive, learning-friendly environments. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/ 137522e.pdf.
UNESCO. 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris, UNESCO.

Jordan, R., Roberts, J. M., & Hume, K. (2019). The sage handbook of autism and education. London: Sage.
Maniadaki, K., & Kakouros, E. (2018). The complete guide to ADHD: Nature, diagnosis, and treatment. NewYork: Routledge.
Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.; 2020). Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção. Pactor
Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.
Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.
Volkmar, F. R., Rogers, S. J., Paul, R., & Pelphrey, K. A. (2014). Handbook of autism and pervasive developmental disorders. Vol. 2. Assessment, interventions and policy. New Jersey: Wiley.
Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.

- Erickson, K. A., & Koppenhaver, D. (2019). Comprehensive literacy for all: Teaching students with significant
disabilities to read and write. Paul H Brookes Publishing.
- Lerner, J. W., & Johns, B. H. (2013). Learning disabilities and related disabilities. Strategies for success (13th edition).
Stamford: Cengage Learning.
- Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.) (2018). Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Lidel/Pactor.
- Swanson, L., Harris, K., & Graham, S. (Eds.) (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). NY: Guilford

 

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.