/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Formação em Florestas e Alterações Climáticas - 1.ª Edição

Créditos
6 ECTS
Duração
60 horas
Vagas
12
Regime/Local
Presencial
(Departamento de Ciências da Vida - FCTUC)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

21/11/2023 a 31/05/2024

Realização do curso

11/06/2024 a 05/07/2024

Apresentação

O objetivo central do curso  de formação em "Florestas e Alterações Climáticas" é compreender as respostas ecofisiológicas e morfológicas das árvores às alterações climáticas. Ao longo do curso o aluno irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as respostas das árvores ao clima, a curto e longo prazo.

O aluno terá de participar ativamente nas amostragens de campo, processamento das amostras, manuseamento dos equipamentos e compreensão dos dados adquiridos nos vários módulos práticos. O aluno terá de apresentar um trabalho de síntese com os dados adquiridos ao longo do curso, para além de também ser avaliado por um exame final sobre os conhecimentos adquiridos nos módulos teóricos e práticos.

No final do curso pretende-se que o aluno tenha aumentado a sua perceção sobre a resposta das florestas às alterações climáticas, com rigor científico e atitude crítica.

Objetivos

Objetivos específicos:

Em relação às respostas ecofisiológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a medição de parâmetros de fotossíntese, potencial hídrico, fluxo de seiva e dendrómetros.

Em relação às respostas morfológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento dos anéis de crescimento (xilogénese).

Em relação às respostas morfológicas a longo prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre dendrocronologia.

 

Competências a desenvolver

No final do curso os formandos devem ser capazes de: compreender:

i) o funcionamento de um equipamento de fotossíntese, potencial hídrico, fluxo de seiva e dendrómetros automáticos;

ii) metodologias para o estudo da xilogénese;

iii) metodologias sobre dendrocronologia;

iv) análise estatística dos dados obtidos nos pontos i), ii) e iii).

No final do curso o aluno deverá ter a capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos e contextualizar em termos das respostas das florestas às alterações climáticas.

Condições de acesso

Investigadores, estudantes de mestrado, doutorandos, técnicos, dirigentes ou outros colaboradores e profissionais com curso superior na área das ciências com interesse em Florestas, nomeadamente da área da Biologia, Engenharia Florestal, Ecologia, Agronomia, e áreas afins.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 90€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Ciências da vida

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Florestas e Alterações Climáticas

O objetivo central da unidade curricular é compreender as respostas ecofisiológicas e morfológicas das árvores às alterações climáticas. Ao longo do curso o aluno irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as respostas das árvores ao clima, a curto e longo prazo. Em relação às respostas ecofisiológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a medição de parâmetos de fotossíntese, potencial hídrico, fluxo de seiva e dendrómetros. Em relação às respostas morfológicas a curto prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento dos anéis de crescimento (xilogénese). Em relação às respostas morfológicas a longo prazo, o aluno vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre dendrocronologia. No final do curso o aluno deverá ter a capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos e contextualizar em termos das respostas das florestas às alterações climáticas.

Bibliografia

Bravo, F, LeMay, V, Jandl, R (2017) Managing Forest Ecosystems: The Challenge of Climate Change. Springer, 445 pp
Fritts HC (2001) Tree Rings and Climate. Blackburn Press, Caldwell, New Jersey, 567 pp.
Fromm J (2013) Cellular Aspects of Wood Formation. Springer, 264pp.
Larson PR (1994) The Vascular Cambium: Development and Structure. Springer, 736pp.
Schweingruber FH (2007) Wood Structure and Environment. Springer Series in Wood Science, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 279 pp.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Departamento de Ciências da Vida

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.