/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Verão: Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento - 1ª edição

Créditos
3 ECTS
Duração
42 horas
Vagas
40
Regime/Local
Presencial
(Guarda e Coimbra)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

06/07/2022 a 10/07/2022

Realização do curso

06/07/2022 a 10/07/2022

Apresentação

O Curso de Verão: Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento apresenta uma proposta de abordagem às temáticas relacionadas com as Paisagens, Patrimónios e Desenvolvimento Local, entre outras áreas relevantes.

 

 

Objetivos

O curso é norteado pelos seguintes objetivos:
(i) identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);
(ii) analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;
(iii) incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;
(iv) valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Competências a desenvolver

No final do curso, os formandos devem ser capazes de:

  • desenvolver trabalho de campo em diferentes contextos, sobretudo o localizado em geografias e contextos regionais mais remotos como são os do interior raiano;
  • ter capacidade de pensamento crítico;
  • capacidade de trabalho em equipa no âmbito da construção de redes de investigação promovendo o diálogo entre saberes e investigadores.

Condições de acesso

a) graduados com interesse nas temáticas abordadas no curso;
b) outros especialistas com Currículo Vitae considerado relevante, pela coordenação, para frequência do curso;
c) estudantes que manifestem interesse pelos temas do curso desde que aprovada pela coordenação do curso.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 240€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Desenvolvimento pessoal

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Curso de Verão: Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento / Summer Course: New frontiers, other dialogues: cooperation and development

São objetivos do curso:
i) identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);
ii) analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;
iii) incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;
iv) valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Parceiros

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.