/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Verão: Dinâmicas territoriais em tempos de incerteza - XXV Edição | 2025

Créditos
3 ECTS
Duração
81 horas
Vagas
80
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsEspanhol
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

02/05/2025 a 02/06/2025

Realização do curso

24/06/2025 a 28/06/2025

Apresentação

O Curso de Verão: Dinâmicas territoriais em tempos de incerteza, procura compreender os territórios a partir da identificação e valorização dos seus recursos naturais, humanos, materiais e imateriais como fatores críticos de desenvolvimento, nomeadamente a paisagem, o património e a cultura. Visa ainda analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais, promovendo o debate de programas, iniciativas e boas práticas orientadas para a coesão económica, social e territorial. Incentiva o diálogo entre saberes e investigadores, o alargamento de redes e a consolidação de parcerias, valorizando o trabalho de campo como estratégia de aprendizagem, conhecimento e valorização do património, bem como espaço de comparação entre a raia portuguesa e outras geografias e contextos regionais.

Objetivos

  • Identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);
  • Analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais, estimulando a apresentação e o debate de programas, iniciativas e boas práticas que concorram para a coesão económica, social e territorial;
  • Incentivar o diálogo entre saberes e investigadores com o intuito de alargar redes e consolidar parcerias; valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Competências a desenvolver

No final do curso, os formandos devem ser capazes de: desenvolver trabalho de campo em diferentes contextos, sobretudo o localizado em geografias e contextos regionais mais remotos como são os do interior raiano; ter capacidade de pensamento critico; capacidade de trabalho em equipa no âmbito da construção de redes de investigação promovendo o diálogo entre saberes e investigadores.

Condições de acesso

  • Graduados com interesse nas temáticas abordadas no curso;
  • Outros especialistas com Curriculum Vitae considerado relevante, pela coordenação, para frequência do curso;
  • Estudantes que manifestem interesse pelos temas do curso desde que aprovada pela coordenação do curso.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 80€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

O Curso integra visitas de estudo e dois dias de trabalho de campo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços.

Área científica predominante

Desenvolvimento pessoal

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Espanhol

Plano de estudos

1 Curso de Verão: Dinâmicas territoriais em tempos de incerteza

  • Identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento;
  • Analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais, estimulando a apresentação e o debate de programas, iniciativas e boas práticas que concorram para a coesão económica, social e territorial;
  • Incentivar o diálogo entre saberes e investigadores com o intuito de alargar redes e consolidar parcerias;
  • Valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Bibliografia

  • As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa (Coleção Iberografias, Nº 47, coord. Rui Jacinto, ed.CEI, Guarda; Âncora Editora, Lisboa, março 2024 [https://pt.scribd.com/document/732473883/Iberografias-n%C2%BA-47];
  • Sociedade e Memória dos Territórios (Coleção Iberografias, Nº 43, coord. Rui Jacinto, ed. CEI, Guarda; Âncora Editora, Lisboa, junho 2022) [https://pt.scribd.com/document/580034938/Iberografias-43];
  • Paisagens e Desenvolvimento Rural (Coleção Iberografias, Nº 42, coord. Rui Jacinto, ed. CEI, Guarda; Âncora Editora, Lisboa, junho 2022) [https://pt.scribd.com/document/580034644/Iberografias-42];
  • Dinâmicas Socioeconómicas em diferentes contextos territoriais (Coleção Iberografias, Nº 40, coord. Rui Jacinto, ed. CEI, Guarda; Âncora Editora, Lisboa, abril 2021 [https://pt.scribd.com/document/502185217/Iberografias-40] [https://pt.scribd.com/document/491707775/Iberografias-39].

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra
Universidade de Salamanca
Instituto Politécnico da Guarda

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Entidade(s) subsidiária(s)

Centro de Estudos Ibéricos
Câmara Municipal da Guarda

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Parceiros

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.