Desafios em Informática - 2ª edição

Créditos
3 ECTS
Duração
40 horas
Vagas
50
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(DEI - FCTUC)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
LFA-Living the Future Academy

Próxima edição

Período de inscrições

16/10/2023 a 22/11/2023

Realização do curso

18/12/2023 a 13/07/2024

Apresentação

O curso pretende dar aos alunos do último ano do ensino secundário uma visão sobre conhecimentos avançados e desafios em Informática.

Calendarização da Edição 2023/24:

  • 18-12-2023  -     Programação 1 - Presencial
  • 12-01-2024  -     Programação 2 - Remota
  • 16-02-2024  -     Programação 3 - Remota
  • 25-03-2024  -     Internet das Coisas - Presencial
  • 25-03-2024  -     Multimedia - Presencial
  • 19-04-2024  -     Análise e Processamento de Dados - Remota
  • 24-05-2024  -     Inteligência Artificial e Aprendizagem Computacional - Remota
  • 12-06-2024  -     Visualização de Dados - Presencial
  • 12-06-2024  -     Projeto - PresencialI
  • 13-06-2024  -     Projeto - Presencial

Mais informações em: https://dei.uc.pt/talento/

 

Objetivos

A matéria lecionada é uma introdução a conteúdos que são desenvolvidos com profundidade nos programas dos cursos disponibilizados no Dep. Engenharia Informática da FCTUC. O programa do curso está dividido em vários módulos, cada um dos quais abordando uma matéria diferente, e de um projeto final a desenvolver em equipa onde serão usados os conhecimentos adquiridos ao longo das várias aulas.

Competências a desenvolver

Resolução de problemas recorrendo a conhecimentos da área da Informática, trabalho em grupo.

Condições de acesso

Alunos que concluíram o 10º e 11º anos do Curso de Ciências e Tecnologias com média final igual ou superior a 16, e que se encontram atualmente a frequentar o 12º ano. Podem também aceder alunos que concluíram o 10º e 11º anos do Curso de Ciências e Tecnologias com média final não inferior a 16, e que se encontram atualmente a frequentar o 12º ano, cujo currículo seja reconhecido pela coordenação como atestando capacidade para concluir a formação.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 80€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Informática

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Desafios em Informática

A matéria lecionada nesta unidade curricular pretende fornecer aos alunos um conjunto selecionado de conhecimentos avançados em Informática, que serão usados em conjunto para construir um projeto final. Pretende-se que os alunos ganhem um conhecimento de várias das áreas da Informática que podem ser exploradas com profundidade nos cursos disponíveis no Departamento de Engenharia Informática, percebendo como se aplicam e interligam num contexto de um projeto real.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Informação adicional

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.