/ PROJETO PRR_LFA

Distinção e evolução dos principais grupos vegetais: A alga que queria ser flor - para professores -1.ª Edição

CCPFC(ACC-122428/23 (Grupos 230 e 520))

Créditos
1 ECTS
Duração
27 horas
Vagas
20
Regime/Local
Presencial
(Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

22/02/2024 a 01/04/2024

Realização do curso

06/04/2024 a 18/05/2024

Apresentação

A Formação em "Distinção e evolução dos principais grupos vegetais: A alga que queria ser flor - para professores" é composta por 20 horas em regime B-learning. 


No geral estrutura-se em:
Atividades de cariz prático e ações cooperativas. Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.


Metodologia: IBSE, práticas sobre o tema; desenvolvimento de trabalho autónomo, por si próprio e/ou num grupo; aplicação de conhecimentos, interpretação e produção de conteúdos.


Aprendizagem: alicerçada na observação e experimentação, com práticas simultaneamente lúdicas e didáticas, assentes em experiências reais de trabalho, relacionadas com o mundo atual, onde cada formando desenvolve competências na construção do conhecimento e de atitudes mais reflexivas.


Trabalho presencial: interação com exemplos reais, indagação, questões, discussão de ideias, criatividade e espírito crítico; atitude prática para chegar à compreensão dos conceitos científicos e realidades.

Avaliação e reflexão contínuas na partilha de experiências e conhecimentos.


Trabalho autónomo: cada formando propõe um trabalho a realizar com os seus alunos, dentro do âmbito da formação, a ser apresentado, escrito e avaliado.

Formadora: Ana Cristina Tavares

Horário das Sessões: 10:00h -12:30h e 14:00h -16:30h

1º Módulo (5horas) – ONLINE – 06 abril 2024

2º Módulo (5horas) – PRESENCIAL – 13 abril 2024

3º Módulo (5 horas) – ONLINE – 20 abril 2024

4º Módulo (5 horas) – PRESENCIAL – 18 maio 2024

Para mais informações contactar: cesuca@uc.pt ou 262 580 870

Nota: Para efeitos de aplicação do nº 1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para  a progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 520. 

Objetivos

Objetivos do curso:
- Concretizar o propósito dos curricula escolares de Ciências e das aprendizagens essenciais e as competências do PASEO;
- Concretizar o propósito da flexibilidade curricular;
- Concretizar uma formação original básica sobre Botânica;
- Concretizar um projeto a aplicar na Escola.

Competências a desenvolver

Competências a desenvolver pelos/as estudantes:

Privilegiando o contato direto e real com plantas diversas, preferencialmente em contexto de exterior, "Distinção e Evolução dos principais grupos de plantas” consiste numa formação básica sobre Botânica, que deveria ser obrigatória e integrar qualquer Formação de Formadores.
É fulcral o conhecimento das plantas, seres autotróficos dos quais muitos seres vivos, como o Homem, dependem.
As plantas estão à nossa volta, há que conhecer e preservar, mais ainda face aos desafios ambientais da atualidade.


Sumário das Competências Específicas:
- Despertar, informar, ensinar, tomar consciência da importância, conhecimento e interpretação das plantas que nos rodeiam;
- Identificar e distinguir plantas dos principais grupos vegetais;
- Entender e interpretar a evolução das plantas;
- Aplicar conhecimentos em casos de estudo, sobretudo em contexto natural, espaços verdes;
- Aplicar conhecimentos em diferentes abordagens escolares, níveis de escolaridade e necessidades e aprendizagens essenciais.

- Desenvolver a motivação e a criatividade e educar para a sustentabilidade.
- Concretizar um projeto na Escola - nível de escolaridade e tema à escolha do Formando.

Condições de acesso

Embora apresente conteúdos e exemplos na área das ciências, o curso é dirigido aos Professores e Educadores de todos os graus de ensino e áreas disciplinares. Âmbito específico: Professores/educadores das Ciências Naturais.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 60€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Biologia e bioquímica

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Distinção e evolução dos principais grupos vegetais: “A alga que queria ser flor”

Objetivos de Aprendizagem:
- Concretizar o propósito dos curricula escolares de Ciências e das aprendizagens essenciais e as competências do PASEO.
- Concretizar o propósito da flexibilidade curricular.
- Concretizar uma formação original básica sobre Botânica.
- Concretizar um projeto a aplicar na Escola.
Competências Específicas:
- Despertar, informar, ensinar e levar o formando a tomar consciência da importância, conhecimento e interpretação das plantas que nos rodeiam;
- Identificar e distinguir plantas pertencentes aos principais grupos vegetais;
- Entender e interpretar a evolução das plantas;
- Aplicar conhecimentos em casos de estudo, sobretudo em contexto natural, espaços verdes;
- Aplicar conhecimentos em diferentes abordagens escolares, níveis de escolaridade e necessidades e aprendizagens essenciais.
- Desenvolver a motivação e a criatividade e educar para a sustentabilidade.

Bibliografia

- Tavares, A.C. (2014). The Alga Who Wanted To Be a Flower – An outdoors IBSE Model on Plants Evolution. Booklet of the 11th International Conference on Hands-on Science. Costa MF, Dorrío BV, Pombo P (Eds.); 2014, 21-25 July; Fábrica Ciência Viva Science Centre, University of Aveiro, Portugal.
- Tavares, A.C. (2017). Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das ciências da natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula. Relatório de Pós-doutoramento. Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica do Porto. ISBN: 978-989-20-7654-6.
- Tavares, A.C., Silva, S. & Bettencourt, T. (2015). Advantages of Science Education Outdoors through IBSE Methodology, in Patrick Blessinger, John M. Carfora (ed.) Inquiry-Based Learning for Science, Technology, Engineering, and Math (Stem) Programs: A Conceptual and Practical Resource for Educators (Innovations in Higher Education Teaching and Learning, Volume 4) Emerald Group Publishing Limited, pp.151-169.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.