/ PROJETO PRR_LFA

Fundamentos de Ética e Deontologia em Serviços de Informação 

Créditos
2 ECTS
Duração
36 horas
Vagas
13
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/06/2025 a 17/07/2025

Realização do curso

10/06/2025 a 17/07/2025

Apresentação

O curso de "Fundamentos De Ética E Deontologia Em Serviços De Informação" procura compreender a relevância da Ética da Informação no processo info-comunicacional, distinguindo Ética de Deontologia e refletindo sobre os desafios e perspetivas futuras na Era da Informação.

A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.

Objetivos

No final do curso, pretende-se que os/as alunos/as descubram a importância da Ética da Informação no processo info-comunicacional, distingam Ética de Deontologia e perspetivem a temática em foco no presente e no futuro da Era da Informação.

Competências a desenvolver

  • Compreensão Ética: Desenvolver uma compreensão profunda dos princípios éticos que regem os serviços de informação, incluindo privacidade, transparência, imparcialidade e responsabilidade social;
  • Análise Crítica: Capacidade de analisar situações éticas complexas no campo da informação, identificando dilemas éticos e propondo soluções éticas fundamentadas;
  • Consciência Legal: Adquirir conhecimento das leis e regulamentos relevantes para a gestão da informação, garantindo conformidade e evitando práticas ilegais;
  • Responsabilidade Social: Reconhecer a importância da responsabilidade social na gestão da informação, considerando o impacto das decisões sobre a sociedade em geral e contribuindo para o bem-estar social.

Condições de acesso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Atividades de cariz prático e ações cooperativas.

Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal. A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.

Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Fundamentos de Ética e Deontologia em Serviços de Informação

No final do curso, pretende-se que os/as alunos/as descubram a importância da Ética da Informação no processo info-comunicacional, distingam Ética de Deontologia e perspectivem a temática em foco no presente e no futuro da Era da Informação.

Bibliografia

  • Capurro, R. (2007). “Epistemología y ciencia de la informação”. Enlace, Maracaibo, v. 4, n. 1, p. 11-29, abr.;
  • Capurro, R. (2009). “Ética intercultural de la información”. In A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional, p. 43-64. Brasília: CFB;
  • Silva, A. M. (2010). “A pesquisa e suas aplicações em Ciência da Informação: implicações éticas”. In Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. E-Book, 106-125. João Pessoa: Ideia;
  • Silva, A. M. & Paletta, F. C. (2016). “A ética da informação na era digital: desenho de uma experiência pedagógica no âmbito da cooperação científica luso-brasileira”. In XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Ciência da Informação, Anais ... Salvador, 1-15;
  • Souza, F. C. (2009). “Dos deveres profissionais ou a deontologia”. In A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional, p.133-145. Brasília: CFB.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.