/ PROJETO PRR_LFA

Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação - para professores - 1.ª Edição

CCPFC(Registo Nº: 125093/24)

Créditos
2 ECTS
Duração
36 horas
Vagas
25
Regime/Local
Online (Síncrono)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

01/07/2024 a 02/09/2024

Realização do curso

21/09/2024 a 12/10/2024

Apresentação

O curso de formação em "Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação - para professores" procura munir os/as alunos/as de conhecimentos sobre os métodos de investigação científica, ajudar a compreender os critérios de avaliação de fontes de informação e os desafios da Inteligência Artificial, no ensino e na investigação científica.

A sua estrutura flexível e abrangente proporciona uma aprendizagem adaptada às necessidades específicas destes profissionais.

Modo de organização: plataforma online

 

Objetivos

No processo,  os alunos deverão ser capazes de identificar os mecanismos de integridade e as plataformas digitais e ferramentas associadas com os processos de pesquisa científica.

 

Competências a desenvolver

Ao longo do curso, os alunos irão adquirir competências cruciais, tais como o domínio das etapas do processo de investigação científica, permitindo-lhes conduzir análises rigorosas e bem fundamentadas. Além disso, aprenderão a avaliar fontes de informação científica de forma crítica, utilizando critérios sólidos para discernir a fiabilidade e relevância de diferentes recursos. A exploração e utilização eficaz de plataformas e ferramentas digitais para avaliação de fontes será uma competência adicional, potenciando a capacidade dos alunos para extrair o máximo de informação de fontes variadas.

O curso também aborda questões fundamentais relacionadas com a integridade, incluindo o entendimento e prevenção do plágio, bem como a compreensão dos direitos de autor e criações intelectuais.

Por último, os estudantes serão desafiados a explorar os impactos da Inteligência Artificial no ensino e investigação científica, tendo como caso de estudo o ChatGPT, proporcionando-lhes uma perspetiva valiosa sobre os avanços tecnológicos que moldarão o futuro da informação e comunicação.

Condições de acesso

Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

  • Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar na Pós-Graduação.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua.

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 FUNDAMENTOS DE LITERACIA DOS MEDIA E DA INFORMAÇÃO

 No final do módulo, os/as alunos/as devem conhecer os métodos de investigação científica, compreender os critérios de avaliação de fontes de informação e os desafios da Inteligência Artificial no ensino e na investigação científica.

No processo, devem ser capazes de identificar os mecanismos de integridade e as plataformas digitais e ferramentas associadas com os processos de pesquisa científica.

Bibliografia

IFLA (2020). Get Intro GAPMIL – Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy. 29 july. IFLA.

Information Literacy Group (CILIP) (2018). What is information literacy? Disponível em: https://infolit.org.uk/ILdefinitionCILIP20181.pdf.

Lima, J. & Brum, A. (trad.) (2009). A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Uma Análise. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). “Literacia Digital e Literacia da Informação – Competências de uma Era Digital”. Actas do II Congresso sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ticEDUCA2012. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2726-2738.

Rodrigues, A. D. (2011). O Paradigma Comunicacional. História e Teorias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Silva, A. M. (2008). “Inclusão Digital e Literacia Informacional em Ciência da Informação”. PRSIMA.COM n.º7. 16-43.

Silva, A. M. (2010). “Literacia Informacional e o Processo Formativo Desafios aos Profissionais da Informação”. Actas do 10.º Congresso BAD. Políticas de Informação na Sociedade em Rede. Guimarães, 7, 8 e 9 de abril de 2010.

Silva, A. M. (2016). “Inclusão Digital e Literacia Informacional em Ciência da Informação”. In Silva, A. M.; Fernandez Marcial, V. & Martins, F., A Literacia da informação em Portugal: Um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva. (2007-2010). CETAC. MEDIA/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 30-

Simões, R. B. de, Marques, M. B. P. S. M. & Figueira, J., Eds. (2010) – Media, informação e literacia: rumos e perspetivas. (Conferências & Debates Interdisciplinares).

Vives i Gràcia, J. (2006). “La Alfabetizatión Informacional: una alfabetización pendiente en la era digital”. In Moranda, A. & Simeão, E. (org). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília, DF: departamento de Ciência da Informação e Documentação – Universidade de Brasília.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Parceiros

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.