CCPFC(N.º Registo: CCPFC/ACC-122871/24)
Próxima edição
01/07/2024 a 02/09/2024
25/10/2024 a 09/11/2024
Apresentação
O Curso em "Fundamentos de Segurança da Informação para professores" procura munir os formandos de conceitos de Segurança da Informação e aplicá-los, identificando os ativos de informação a serem protegidos.
Objetivos
São objetivos especificos deste curso a exploração de técnicas de segurança da informação, a elaboração de políticas de informação e o reconhecimento de desafios da inteligência artificial.
Competências a desenvolver
Ao frequentarem esta formação pretende-se que os formandos adquiram competências essenciais, incluindo a valorização da informação como ativo crítico, aplicação prática de conceitos de segurança, classificação e proteção de informações críticas, princípios de proteção de dados, conhecimento de sistemas de segurança da informação e consideração da componente humana na segurança. O curso procura preparar os alunos para enfrentar os desafios crescentes na Segurança da Informação e contribuir efetivamente para a proteção dos ativos informacionais das organizações.
Condições de acesso
Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
- Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar na Pós-Graduação.
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
A estrutura flexível e abrangente do curso, proporciona uma aprendizagem adaptada às necessidades específicas destes profissionais.
Modo de organização: plataforma online.
Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
Andress, J. (2011). The Basics of Information Security. Syngress. Elsevier.
Clarke, R.; Knake, R. et al. (2020). The Fifth Domain: Defending Our Country, Our Companies, and Ourselves in the Age of Cyber Threats. Penguin Books;
CNCS (s/d). Centro Nacional de Cibersegurança. [Em linha]. Disponível em https://www.cncs.gov.pt;
Ghernaouti-Hélie, S. (2009). An inclusive information society needs a global approach of information security.
Proceedings – Internacional Conference on Availability, Reliability and Security, ARES 2009, 658-662. https://doi.org/10.1109/ARES.2009.127;
Gouveia, L. B. (2017). Gestão da Segurança da Informação. Manual prático. Grupo *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade, Universidade Fernando Pessoa;
Gouveia, L. B. (2017). Notas e transparências sobre conceitos de Segurança da Informação e Proteção de Dados.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.