/ PROJETO PRR_LFA

Fundamentos de Segurança da Informação - para professores - 1.ª Edição

CCPFC(N.º Registo: CCPFC/ACC-122871/24)

Créditos
2 ECTS
Duração
36 horas
Vagas
25
Regime/Local
Online (Síncrono)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

01/07/2024 a 02/09/2024

Realização do curso

25/10/2024 a 09/11/2024

Apresentação

O Curso em "Fundamentos de Segurança da Informação para professores" procura munir os formandos de conceitos de Segurança da Informação e aplicá-los, identificando os ativos de informação a serem protegidos.

Objetivos

São objetivos especificos deste curso a exploração de técnicas de segurança da informação, a elaboração de políticas de informação e o reconhecimento de desafios da inteligência artificial.

Competências a desenvolver

Ao frequentarem esta formação pretende-se que os formandos adquiram competências essenciais, incluindo a valorização da informação como ativo crítico, aplicação prática de conceitos de segurança, classificação e proteção de informações críticas, princípios de proteção de dados, conhecimento de sistemas de segurança da informação e consideração da componente humana na segurança. O curso procura preparar os alunos para enfrentar os desafios crescentes na Segurança da Informação e contribuir efetivamente para a proteção dos ativos informacionais das organizações.

Condições de acesso

Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

  •  Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar na Pós-Graduação.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

A estrutura flexível e abrangente do curso, proporciona uma aprendizagem adaptada às necessidades específicas destes profissionais.

Modo de organização: plataforma online.

Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

No final do Curso, os alunos devem compreender os conceitos de Segurança da Informação e aplicá-los, identificando os ativos de informação a serem protegidos. Explorarão técnicas de segurança da informação, elaborarão políticas de informação e reconhecerão desafios da inteligência artificial. No Curso, adquirirão competências essenciais, incluindo a valorização da informação como ativo crítico, aplicação prática de conceitos de segurança, classificação e proteção de informações críticas, princípios de proteção de dados, conhecimento de sistemas de segurança da informação e consideração da componente humana na segurança. O curso prepara os alunos para enfrentar os desafios crescentes na Segurança da Informação e contribuí efetivamente para a proteção dos ativos informacionais das organizações.

Bibliografia

Andress, J. (2011). The Basics of Information Security. Syngress. Elsevier.
Clarke, R.; Knake, R. et al. (2020). The Fifth Domain: Defending Our Country, Our Companies, and Ourselves in the Age of Cyber Threats. Penguin Books;
CNCS (s/d). Centro Nacional de Cibersegurança. [Em linha]. Disponível em https://www.cncs.gov.pt;
Ghernaouti-Hélie, S. (2009). An inclusive information society needs a global approach of information security.
Proceedings – Internacional Conference on Availability, Reliability and Security, ARES 2009, 658-662. https://doi.org/10.1109/ARES.2009.127;
Gouveia, L. B. (2017). Gestão da Segurança da Informação. Manual prático. Grupo *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade, Universidade Fernando Pessoa;
Gouveia, L. B. (2017). Notas e transparências sobre conceitos de Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Parceiros

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.