/ PROJETO PRR_LFA

Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável

Créditos
2 ECTS
Duração
36 horas
Vagas
13
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/06/2025 a 17/07/2025

Realização do curso

13/06/2025 a 28/03/2026

Apresentação

O curso de "Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável" procura compreender a relação entre os Serviços de Informação e a sustentabilidade, destacando o impacto da mediação, as políticas globais e o seu contributo para os objetivos da ONU.

A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.

Objetivos

No final do curso, os/as alunos/as devem compreender a importância e os tipos de Mediação em Serviços da Informação, conhecer as políticas nacionais e internacionais no domínio da Mediação da Informação e as oportunidades dos Serviços de Informação para a implementação da agenda da ONU para o Desenvolvimento sustentável da Humanidade.

Competências a desenvolver

  • Consciência Ambiental: Desenvolver consciência sobre as questões ambientais e compreender o papel dos serviços de informação no contexto do desenvolvimento sustentável;
  • Integração Sustentável: Capacidade de integrar práticas sustentáveis nos serviços de informação, promovendo a eficiência energética, a redução de resíduos e a adoção de tecnologias verdes;
  • Análise de Impacto Ambiental: Competência para realizar análises de impacto ambiental relacionadas com as atividades de gestão da informação, identificando e mitigando potenciais efeitos negativos;
  • Desenvolvimento de Políticas Sustentáveis: Participar na criação e implementação de políticas que promovam a sustentabilidade nos serviços de informação, alinhando práticas com padrões ambientais reconhecidos;
  • Inovação Sustentável: Estimular a inovação na conceção de serviços de informação, integrando soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Condições de acesso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Atividades de cariz prático e ações cooperativas.

Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.

A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.

Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável

No final, os/as alunos/as devem compreender a importância e os tipos de Mediação em Serviços da Informação, conhecer as políticas nacionais e internacionais no domínio da Mediação da Informação e as oportunidades dos Serviços de Informação para a implementação da agenda da ONU para o Desenvolvimento sustentável da Humanidade.

Bibliografia

  • Almeida Júnior, O. F. de (2007). “Mediación e Información”. Ibersid, p.27-35;
  • Becerra, R. & Moya. A. (2008). “Hacia una Formación Docente crítica y transformadora”. In Investigar y Transformar. Reflexiones sociocríticas para pensar la educación. La Paz: III-CAB;
  • Consejo de Cooperación Bibliotecaria (2021). La implicación de las bibliotecas españolas en la Agenda 2030. Ministério de Cultura y Deporte;
  • IFLA (2014). Declaração de Lyon sobre o Acesso à lnformação e Desenvolvimento. Disponível em https://www.lyondeclaration.org/content/pages/ lyon-declaration-pt.pdf;
  • Marques, M. B. P. S. M. (2015). “Informação, comunicação e conhecimento: os desafios da sociedade do século XXI”. In Congresso da SOPCOM, 9º, Coimbra, p. 48-62;
  • ONU (2010). Relatório do desenvolvimento humano 2010: a verdadeira riqueza das nações: vias para odesenvolvimento humano. New York: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.