Próxima edição
10/06/2025 a 17/07/2025
13/06/2025 a 28/03/2026
Apresentação
O curso de "Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável" procura compreender a relação entre os Serviços de Informação e a sustentabilidade, destacando o impacto da mediação, as políticas globais e o seu contributo para os objetivos da ONU.
A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.
Objetivos
No final do curso, os/as alunos/as devem compreender a importância e os tipos de Mediação em Serviços da Informação, conhecer as políticas nacionais e internacionais no domínio da Mediação da Informação e as oportunidades dos Serviços de Informação para a implementação da agenda da ONU para o Desenvolvimento sustentável da Humanidade.
Competências a desenvolver
- Consciência Ambiental: Desenvolver consciência sobre as questões ambientais e compreender o papel dos serviços de informação no contexto do desenvolvimento sustentável;
- Integração Sustentável: Capacidade de integrar práticas sustentáveis nos serviços de informação, promovendo a eficiência energética, a redução de resíduos e a adoção de tecnologias verdes;
- Análise de Impacto Ambiental: Competência para realizar análises de impacto ambiental relacionadas com as atividades de gestão da informação, identificando e mitigando potenciais efeitos negativos;
- Desenvolvimento de Políticas Sustentáveis: Participar na criação e implementação de políticas que promovam a sustentabilidade nos serviços de informação, alinhando práticas com padrões ambientais reconhecidos;
- Inovação Sustentável: Estimular a inovação na conceção de serviços de informação, integrando soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Condições de acesso
Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
Atividades de cariz prático e ações cooperativas.
Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.
A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.
Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- Almeida Júnior, O. F. de (2007). “Mediación e Información”. Ibersid, p.27-35;
- Becerra, R. & Moya. A. (2008). “Hacia una Formación Docente crítica y transformadora”. In Investigar y Transformar. Reflexiones sociocríticas para pensar la educación. La Paz: III-CAB;
- Consejo de Cooperación Bibliotecaria (2021). La implicación de las bibliotecas españolas en la Agenda 2030. Ministério de Cultura y Deporte;
- IFLA (2014). Declaração de Lyon sobre o Acesso à lnformação e Desenvolvimento. Disponível em https://www.lyondeclaration.org/content/pages/ lyon-declaration-pt.pdf;
- Marques, M. B. P. S. M. (2015). “Informação, comunicação e conhecimento: os desafios da sociedade do século XXI”. In Congresso da SOPCOM, 9º, Coimbra, p. 48-62;
- ONU (2010). Relatório do desenvolvimento humano 2010: a verdadeira riqueza das nações: vias para odesenvolvimento humano. New York: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
 
                         
                     
                 
                     
                    
                   
                                          