Próxima edição
10/06/2025 a 17/07/2025
13/06/2025 a 28/03/2026
Apresentação
O curso em "Gestão da Qualidade em Serviços de Informação" procura compreender os principais modelos, normas e ferramentas de gestão da qualidade, capacitando os/as alunos/as para conceber, executar e avaliar políticas de qualidade em Serviços de Informação.
A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.
Objetivos
No final, os/as alunos/as devem conhecer as diferentes normas e modelos de gestão da qualidade, saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade, conceber, executar e avaliar uma política de gestão de qualidade em Serviços de Informação, usando algumas das principais conceções, modelos e normas disponíveis.
Competências a desenvolver
- Liderança em Qualidade: Desenvolver competências de liderança para promover uma cultura organizacional voltada para a qualidade nos serviços de informação;
- Gestão de Processos: Compreender e aprimorar os processos relacionados com os serviços de informação;
- Inovação Tecnológica: Estar atualizado e ser capaz de aplicar tecnologias inovadoras para otimizar a gestão da qualidade em serviços de informação;
- Comunicação Eficaz: Desenvolver competências de comunicação para garantir a transmissão eficiente de informações relevantes aos stakeholders;
- Ética Profissional: Agir com integridade e ética, aplicando padrões elevados de conduta nas atividades relacionadas com os serviços de informação;
- Análise de Dados: Utilizar ferramentas analíticas para interpretar dados e tomar decisões baseadas na melhoria contínua.
Condições de acesso
Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 150€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
Atividades de cariz prático e ações cooperativas.
Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.
A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós- graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas. Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- António, N., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Sílabo;
- Antunes, M. (2019). Qualidade para principiantes. Sílabo;
- Dawes, S. S. (2009). “Governance in the digital age: A research and action framework for an uncertain future”. Government Information Quarterly, 26(2), 257-264;
- Gouveia, L. B. (2009). Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento. APDSI;
- IPQ (2023). NP ISO 16439: Informação e Documentação: Métodos e procedimentos para avaliar o impacto das Bibliotecas.Lisboa;
- Lopes, A. & Capricho, L. (2018). Manual de gestão da qualidade. RH Ed;
- Marques, M. B. P. S. M. (2012). A satisfação de serviços de informação: As bibliotecas públicas da região centro. (Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra);
- Neves, J. & Vinagre, M. H (2018). Qualidade de serviço: Diagnosticar para intervir – O Gap Model. Silabo;
- Pires, A. (2016). Sistemas de gestão qualidade ambiente, segurança responsabilidade social. Sílabo.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
 
                         
                     
                 
                     
                    
                   
                                          