/ PROJETO PRR_LFA

Gestão da Qualidade em Serviços de Informação

Créditos
4 ECTS
Duração
60 horas
Vagas
13
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/06/2025 a 17/07/2025

Realização do curso

13/06/2025 a 28/03/2026

Apresentação

O curso em "Gestão da Qualidade em Serviços de Informação" procura compreender os principais modelos, normas e ferramentas de gestão da qualidade, capacitando os/as alunos/as para conceber, executar e avaliar políticas de qualidade em Serviços de Informação.

A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.

Objetivos

No final, os/as alunos/as devem conhecer as diferentes normas e modelos de gestão da qualidade, saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade, conceber, executar e avaliar uma política de gestão de qualidade em Serviços de Informação, usando algumas das principais conceções, modelos e normas disponíveis.

Competências a desenvolver

  • Liderança em Qualidade: Desenvolver competências de liderança para promover uma cultura organizacional voltada para a qualidade nos serviços de informação;
  • Gestão de Processos: Compreender e aprimorar os processos relacionados com os serviços de informação;
  • Inovação Tecnológica: Estar atualizado e ser capaz de aplicar tecnologias inovadoras para otimizar a gestão da qualidade em serviços de informação;
  • Comunicação Eficaz: Desenvolver competências de comunicação para garantir a transmissão eficiente de informações relevantes aos stakeholders;
  • Ética Profissional: Agir com integridade e ética, aplicando padrões elevados de conduta nas atividades relacionadas com os serviços de informação;
  • Análise de Dados: Utilizar ferramentas analíticas para interpretar dados e tomar decisões baseadas na melhoria contínua.

Condições de acesso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 150€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Atividades de cariz prático e ações cooperativas.

Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.

A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós- graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas. Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Gestão da Qualidade em Serviços de Informação

No final do curso, os/as alunos/as devem conhecer as diferentes normas e modelos de gestão da qualidade, saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade, conceber, executar e avaliar uma política de gestão de qualidade em Serviços de Informação, usando algumas das principais conceções, modelos e normas disponíveis.

Bibliografia

  • António, N., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Sílabo;
  • Antunes, M. (2019). Qualidade para principiantes. Sílabo;
  • Dawes, S. S. (2009). “Governance in the digital age: A research and action framework for an uncertain future”. Government Information Quarterly, 26(2), 257-264;
  • Gouveia, L. B. (2009). Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento. APDSI;
  • IPQ (2023). NP ISO 16439: Informação e Documentação: Métodos e procedimentos para avaliar o impacto das Bibliotecas.Lisboa;
  • Lopes, A. & Capricho, L. (2018). Manual de gestão da qualidade. RH Ed;
  • Marques, M. B. P. S. M. (2012). A satisfação de serviços de informação: As bibliotecas públicas da região centro. (Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra);
  • Neves, J. & Vinagre, M. H (2018). Qualidade de serviço: Diagnosticar para intervir – O Gap Model. Silabo;
  • Pires, A. (2016). Sistemas de gestão qualidade ambiente, segurança responsabilidade social. Sílabo.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.