/ PROJETO PRR_LFA

Gestão Estratégica de Serviços de Informação - Para Professores

(CCPFC/ACC-133075/24)

Créditos
4 ECTS
Duração
60 horas
Vagas
12
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/06/2025 a 10/12/2025

Realização do curso

19/12/2025 a 24/01/2026

Candidaturas

Apresentação

O curso de "Gestão Estratégica de Serviços de Informação - Para Professores" procura compreender o enquadramento organizacional da gestão de serviços de informação, explorando princípios teóricos e metodológicos para o seu planeamento, organização, gestão e avaliação, independentemente do contexto ou suporte da informação.

A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.

Objetivos

No final, pretende-se que os/as alunos/as compreendam o enquadramento organizacional da gestão de um serviço de informação, a partir do conhecimento dos princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.

Competências a desenvolver

  • Visão Estratégica: Desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente, alinhando os serviços de informação aos objetivos organizacionais;
  • Análise de Ambiente: Compreender e analisar o ambiente interno e externo para identificar oportunidades e ameaças na gestão de serviços de informação;
  • Inovação e Tecnologia: Integrar inovações e avanços tecnológicos de forma estratégica para impulsionar a eficiência e competitividade dos serviços de informação;
  • Desenvolvimento de Parcerias: Estabelecer e gerir parcerias estratégicas para fortalecer a posição dos serviços de informação no mercado;
  • Gestão de Recursos: Otimizar o uso eficiente de recursos, financeiros e humanos, para sustentar a entrega eficaz de serviços de informação;
  • Marketing e Posicionamento: Desenvolver estratégias de marketing para promover os serviços de informação e consolidar sua posição no mercado.

Condições de acesso

Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 150€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Atividades de cariz prático e ações cooperativas.

Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.

A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.

Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Gestão Estratégica de Serviços de Informação

No final do curso, pretende-se que os/as alunos/as compreendam o enquadramento organizacional da gestão de um serviço de informação, a partir do conhecimento dos princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.

Bibliografia

  • Bertalanffy, L. V. (2006). Teoria Geral dos Sistemas: Fundamentos, desenvolvimentos e Aplicações (2a) ed.) Vozes;
  • Chiavenato, I. (2021). Fundamentos de Administração. Rio de Janeiro: Atlas;
  • Drucker, P. F. (2000). Desafios da gestão para o século XXI. Lisboa: Livraria Civilização Editora;
  • Drucker, P. F. (2012). Antologia de textos sobre sociedade, comunidade e política, escrita pelo «homem que inventou a gestão. Lisboa: Dom Quixote;
  • Drucker, P. F. (2015). Sociedade pós-capitalista. Lisboa: Actual Editora;
  • Drucker, P. F. (2019). O gestor eficaz. Lisboa: Actual Editora;
  • Evans, G. E. & Greenwell, S. (2020). Management Basics for Information Professionals. ALA Neal-Schuman;
  • Firmino, M. B. (2010). Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais. Lisboa: Escolar Editora;
  • Marques, M. B. P. S. M. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de doutoramento.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.