/ PROJETO PRR_LFA

Introdução à modalidade Ultimate Frisbee- 1.ª Edição

Créditos
1 ECTS
Duração
16 horas
Vagas
25
Regime/Local
Presencial
(FCDEF)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

17/10/2024 a 07/11/2024

Realização do curso

11/11/2024 a 30/11/2024

Apresentação

O Curso "Ultimate Frisbee" faz uma introdução à modalidade desportiva de Ultimate Frisbee, considerando o seu potencial de promoção do lazer ativo e características educacionais singulares.

  • Coordenadora do curso: Prof.ª Doutora Ana Rosa Jaqueira
  • Formador: Dr. Matthew Rustam Kocher

Local e calendarização das aulas:

Terças e Quintas-feiras - 18:15h às 19:30h

Novembro: 12 e 14; 19 e 21; 26 e 28

Dezembro: 3 e 5; 10 e 12.

Local: campo de relva natural (entre os campos de rugby e o sintético de futebol).

Objetivos

Trata-se de uma modalidade acessível, que pode ser jogado por equipas mistas, promotora de hábitos de vida saudáveis, que não exige arbitragem, e ser jogado com Fair Play e baseado em SOTG (Spirit of the Game).

Competências a desenvolver

Ao concluir o curso o estudante deverá ser capaz de: -dominar técnicas de lançamento, receção e defesa; - demonstrar compreensão e aplicação das regras e estratégias de jogo; - colaborar eficazmente em equipas mistas, promovendo o Fair Play; - Integrar princípios de e conduta ética e respeito através do Spirit of the Game (STOG).

Condições de acesso

Estudantes universitários ou graduados na área das Ciências do Desporto ou em áreas correlatas.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 54,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

O curso será desenvolvido no formato workshop, com sessões teórico-práticas.

Área científica predominante

Desporto

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Ultimate Frisbee

Introduzir os princípios do Ultimate Fresbee em consideração ao seu potencial de promoção do Lazer ativo. Ao concluir o curso o estudante deverá ser capaz de: -dominar técnicas de lançamento, receção e defesa; - demonstrar compreensão e aplicação das regras e estratégias de jogo; - colaborar eficazmente em equipas mistas, promovendo o Fair Play; - Integrar princípios de e conduta ética e respeito através do Spirit of the Game (STOG).

Bibliografia

Amoroso, J. (2019) Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, dossier do professor. Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria | Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, Leiria.


Costa, F. R., Ramos, J. A. E. (2018) Ultimate Frisbee. Didática, Métodos e Prática de Ensino. Appris Editora, Curitiba, Brasil.


Edginton, C. R., Hanson, C. j., Edginton, S. R., Hudson, S. D (1998). Leisure Programming: A Service-Centered and Benefits Approach. McGraw-Hill Humanities/Social Sciences/Languages, Canada.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Parceiros

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.