(CCPFC/ACC-134004/25)
(B-Learning)
Próxima edição
10/06/2025 a 21/01/2026
30/01/2026 a 21/02/2026
Apresentação
O Curso de "Marketing da Informação e de Serviços de Informação - para professores" pretende que os/as alunos/as adquiram conceitos, métodos e técnicas de Marketing úteis para a Gestão Estratégica dos Serviços de Informação através de uma eficiente e eficaz Mediação da informação para todos os Prossumidores.
A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.
Objetivos
São ainda objetivos deste curso capacitar os/as alunos/as para desenvolverem um espírito crítico; que gerem novas ideias e sejam criativos; que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas organizacionais de Marketing no contexto dos Serviços de Informação.
Competências a desenvolver
- Visão Estratégica: Desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente, alinhando os serviços de informação aos objetivos organizacionais;
- Análise de Ambiente: Compreender e analisar o ambiente interno e externo para identificar oportunidades e ameaças na gestão de serviços de informação;
- Inovação e Tecnologia: Integrar inovações e avanços tecnológicos de forma estratégica para impulsionar a eficiência e competitividade dos serviços de informação;
- Desenvolvimento de Parcerias: Estabelecer e gerir parcerias estratégicas para fortalecer a posição dos serviços de informação no mercado;
- Gestão de Recursos: Otimizar o uso eficiente de recursos, financeiros e humanos, para sustentar a entrega eficaz de serviços de informação;
- Marketing e Posicionamento: Desenvolver estratégias de marketing para promover os serviços de informação e consolidar sua posição no mercado.
Condições de acesso
Coordenadores Interconcelhos da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 150€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
Atividades de cariz prático e ações cooperativas. Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal. A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós- graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas. Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- Coelho, A. (2019). “Marketing: Looking for a Place in the 21st Century”. In Evaluating the Gaps and Intersections Between Marketing Education and the Marketing Profession. IGI Global, p. 34-37.
- Koontz, C. & Mon, L. (2014). Marketing and social media: A guide for libraries, archives, and museums. Lanham: Rowman & Littlefield.
- Marques, M. B. P. S. M. (2022). “Mediação humana: Da disponibilização e acesso a documentos e informação (digital) à produção de conhecimento”. In Las prácticas sociales en la producción, distribución y acceso a la información mediadas por las tecnologías digitales. UNAM.
- Marques, M. B. P. S. M. (2018). “The contribution of Marketing 3.0 to the strategic management of competitive advantage of organizations: a methodological proposal”. In Information Architecture: Applying informatio Science for modern organizations strategic management. IGI Global, p. 227-257.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.