/ PROJETO PRR_LFA

Monitores Ambientais em espaços não formais - 2ª edição

Créditos
1 ECTS
Duração
25 horas
Vagas
50
Regime/Local
Presencial
(CESUCA)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/05/2024 a 03/07/2024

Realização do curso

15/07/2024 a 19/07/2024

Apresentação

O Curso de formação de "Monitores Ambientais em espaços não formais" procura identificar os fatores ambientais que afetam a saúde e o bem-estar dos seres vivos no ambiente, como a qualidade do ar, água, solo e alimentos.

Funcionamento do curso:

A formação inclui 2 Saídas de Campo às Praias Bandeira Azul do Concelho de Alcobaça, com transporte assegurado pela organização, nas seguinttes datas:

  • São Martinho do Porto [16/07] 
  • Paredes da Vitória [18/07].

Alojamento e transporte:

  • O Município de Alcobaça oferece 12 vagas de alojamento para formandos com residência fora do Concelho de Alcobaça, na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em regime de camaratas, mediante ordem de inscrição;
  • O transporte de ida e volta dos estudantes da Universidade de Coimbra para Alcobaça, será assegurado de forma gratuita até um limite de 28 lugares, com saída da Praça D.Dinis [dia 15/07 – 8h] e regresso ao mesmo local [dia 19/07 – 18h].
  • Cada formando será responsável pela sua alimentação e hidratação.

  Para mais informação contactar: cesuca@uc.pt ou pelo telefone: 262 580 870

Objetivos

São objetivos principais desta formação:

1. Avaliar a presença de poluentes, como gases, partículas, produtos químicos e outros contaminantes que possam afetar a saúde humana ou dos animais que vivem no ambiente;
2. Medir a temperatura, a humidade, a luminosidade e outros parâmetros físicos do ambiente que possam afetar o comportamento e a sobrevivência das espécies que ali vivem;
3. Monitorizar a biodiversidade do ambiente, identificando as espécies presentes, sua distribuição e abundância, e identificar possíveis ameaças à sua conservação;
4. Desenvolver e implementar estratégias de conservação e restauração do ambiente, incluindo ações para reduzir a poluição, restaurar habitats degradados e promover a biodiversidade;
5. Disseminar informações sobre a importância da conservação ambiental e ações que podem ser tomadas para reduzir o impacto humano sobre o ambiente;
6. Acompanhar e avaliar os resultados das ações de conservação e restauração, identificando oportunidades de melhoria e ajustando as estratégias conforme necessário;
7. Promover ações de comunicação de resultados, dados e o conhecimento científico reunido no âmbito da formação.

Competências a desenvolver

As principais competências a desenvolver pelos estudantes são:

Competências instrumentais, p.ex., competências em análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral e escrita, utilização de ferramentas informáticas, gestão da informação, capacidade de decisão, resolução de problemas.

(i) Competências pessoais e interpessoais, p.ex., competências em trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares, raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas;

(ii) Competências sistémicas, p.ex., aprendizagem autónoma, investigação, aplicação prática dos conhecimentos teóricos, planeamento, autocrítica e autoavaliação;

(iii) Pretende-se ainda estimular a criatividade, preocupação com o rigor e a qualidade.
 

Condições de acesso

Podem candidatar-se estudantes de licenciatura da UC e/ou estudantes de outras instituições de ensino superior, até ao limite de 23 anos de idade; estudantes do ensino secundário (maiores de 16 anos).

Os candidatos serão admitidos por ordem de inscrição, desde que cumpram as condições de acesso pré-definidas.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 67,04€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Atenção:

A inscrição só será formalmente aceite depois de preenchida, assinada e entregue toda a documentação obrigatória [formulário de inscrição; informação legal e consentimento maiores de 18 anos; informação legal/ consentimento e declaração do titular das responsabilidades parentais para menores de 18 anos; confirmação do cartão de cidadão];

A documentação a preencher será enviada aos candidatos que reunam as condições de acesso pré-definidas, após o encerramento do prazo das inscrições.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Ensino expositivo, intercalado com trabalho de campo, sobretudo em regime teórico-prático.

O diploma de aprovação é obtido com presença do formando em 2/3, do número total de horas do curso, com a realização de uma das atividades finais propostas e o preenchimento do inquérito de avaliação da ação, no final da formação.

Área científica predominante

Biologia e bioquímica

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Monitores Ambientais em espaços não formais

Identificar os fatores ambientais que afetam a saúde e o bem-estar dos seres vivos no ambiente;

Avaliar a presença de poluentes, como gases, partículas, produtos químicos e outros contaminantes que possam afetar a saúde humana ou dos animais que vivem no ambiente;

Medir a temperatura, a humidade, a luminosidade e outros parâmetros físicos do ambiente que possam afetar o comportamento e a sobrevivência das espécies que ali vivem;

Monitorizar a biodiversidade do ambiente; 

Desenvolver e implementar estratégias de conservação e restauração do ambiente;

Disseminar informações sobre a importância da conservação ambiental e ações que podem ser tomadas para reduzir o impacto humano sobre o ambiente;

Acompanhar e avaliar os resultados das ações de conservação e restauração;

Promover ações de comunicação de resultados, dados e o conhecimento científico reunido no âmbito da formação.

 

Bibliografia

Briffa, J., Sinagra, E., & Blundell, R. (2020). Heavy metal pollution in the environment and their toxicological effects on humans. Heliyon, 6(9), e04691. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04691.
Gaspar, R.; Fonseca, R. & Pereira, L. Guia Ilustrado das Macroalgas da Baía de Buarcos, Figueira da Foz, Portugal / Illustrated Guide to the Macroalgae of Buarcos Bay, Figueira da Foz, Portugal (Bilingual). MARE UC, DCV, FCT. 128 pp. doi: 10.13140/RG.2.2.31009.56165.
Gavrilescu M. Water, Soil, and Plants Interactions in a Threatened Environment. Water. 2021; 13(19):2746. https://doi.org/10.3390/w13192746.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.