/ PROJETO PRR_LFA

Paleontologia: dois mundos em interação - 1.ª Edição

Créditos
1 ECTS
Duração
15 horas
Vagas
140
Regime/Local
Presencial
(Auditória da Reitoria da UC / Departamento de Ciências da Vida)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

08/03/2024 a 28/04/2024

Realização do curso

11/05/2024 a 12/05/2024

Apresentação

São objetivos principais do curso de "Paleontologia: dois mundos em interação" promover a interdisciplinaridade; Promover a troca de conhecimentos e de experiências pedagógicas entre docentes de diferentes níveis de ensino das ciências, bem como entre estes e a comunidade científica; Proporcionar ambientes favoráveis à aquisição de novos conhecimentos e de atualização científica. 

Objetivos

São ainda objetivos deste curso identificar diferentes locais do território nacional onde os professores podem desenvolver atividades de campo com os seus alunos, no ensino das ciências; Conhecer o património geológico nacional e reconhecer a sua importância científica e pedagógica, nomeadamente o seu património paleontológico.

Competências a desenvolver

Planear visitas de campo com os alunos de acordo com a metodologia de Nir Orion; desenvolver atividades práticas, em sala de aula, sobre fósseis e fossilização; Dinamizar atividades que visem a conservação da natureza, em geral, e do património geológico, em particular.

 

Condições de acesso

Docentes dos grupos 110, 230 e 520.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual 

(O preço do curso é de 72,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Apresentações orais no dia 11 e oficinas de formação com trabalho prático laboratorial no dia 12;

Avaliação qualitativa de aprovado/reprovado, com frequência mínima de 2/3 da formação.

Área científica predominante

Biologia e bioquímica

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Paleontologia: dois mundos em interação

Promover a interdisciplinaridade; promover a troca de conhecimentos e de experiências pedagógicas entre docentes de diferentes níveis de ensino das ciências, bem como entre estes e a comunidade científica; proporcionar ambientes favoráveis à aquisição de novos conhecimentos e de atualização científica; identificar diferentes locais do território nacional onde os professores podem desenvolver atividades de campo com os seus alunos, no ensino das ciências; conhecer o património geológico nacional e reconhecer a sua importância científica e pedagógica, nomeadamente o seu património paleonológico.

Bibliografia

Brilha, J. (2005) Património Geológico e Geoconservação - A conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores
Rebelo, D.; Marques, L. & Costa, N. (2011). Actividades en ambientes exteriores al aula en la Educación en Ciencias: contribuciones para su operatividad. Enseñanza de las Ciencias de la tierra, 19(1), 15-25.
Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C., & Martins, I. P. (2011). A Educação em Ciências com Orientação CTS. Porto: Areal Editores.
Hsieh, S. & Plotnick, R.E. (2020). The representation of animal behaviour in the fossil record. Animal Behaviour, 169, 65-80
Neto de Carvalho, C., Figueiredo, S., Muñiz, F., Belo, J., Cunha, P.P., Baucon, A., Cáceres, L.M. & Rodríguez-Vidal, J. (2020). Tracking the last elephants in Europe during the Würm Pleniglacial: the importance of the Late Pleistocene aeolianite record in SW Iberia. Ichnos, 27(3), 352-360

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Parcerias

Programa Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.