/ PROJETO PRR_LFA

Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu - Para Técnicos Superiores

Créditos
60 ECTS
Duração
832 horas
Vagas
13
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

30/06/2025 a 07/07/2025

Realização do curso

13/06/2025 a 28/03/2026

Apresentação

A Pós-Graduação em "Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu" procura promover um espaço colaborativo para a partilha de conhecimento e experiências, incentivando projetos pedagógicos e a formação em gestão de arquivos, bibliotecas e museus. Prepara profissionais para gerir e preservar informação em diversos suportes, utilizando ferramentas tecnológicas e respeitando normas nacionais e internacionais, permitindo ainda a reorientação académica para estas áreas.

Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu

Para concluir a Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu será necessário completar 60ECTS.

Unidades Curriculares

Horas de contacto

ECTS

Observações

Temas em Gestão de Serviços de Informação

58h

16

Obrigatória

Gestão de Recursos dos Serviços de Informação

54h

12

Obrigatória

Análise e Representação da Informação

54h

12

Obrigatória

Descrição da Informação

54h

12

Obrigatória

Marketing da Informação e de Serviços de Informação

48h

4

Opcional

Comunicação e Mediação da Informação em Serviços de Informação

48h

4

Opcional

Gestão Estratégica de Serviços de Informação

48h

4

Opcional

Gestão da Qualidade em Serviços de Informação

48h

4

Opcional

Gestão e Organização da Informação Digital

48h

4

Opcional

Preservação e Conservação da Informação

48h

4

Opcional

Fundamentos de Segurança da Informação

36h

2

Opcional

Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação

36h

2

Opcional

Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação

36h

2

Opcional

Fundamentos de Ética e Deontologia em Serviços de Informação

36h

2

Opcional

Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável

36h

2

Opcional

Objetivos

No final do curso, os/as alunos/as devem:

  • Criar um espaço de trabalho colaborativo e de partilha de objetivos, de conhecimento, de recursos e de experiências, procurando fomentar a realização de projetos e iniciativas de interesse pedagógico, animação da leitura, promoção do livro e formação no âmbito alargado da gestão dos arquivos, bibliotecas e museus;
  • Preparar profissionais capazes de produzir, selecionar, avaliar, analisar, representar, recuperar, armazenar, preservar e comunicar informação de valor, em qualquer suporte, analógico ou digital, recorrendo a ferramentas tecnológicas e respeitando as diretrizes existentes, nacionais e internacionais;
  • Redirecionar percursos académicos para a área da gestão de arquivos, bibliotecas e museus.

Competências a desenvolver

Ao frequentar a Pós-Graduação, o formando adquirirá competências cruciais que permitam criar condições para a organização e gestão da informação de arquivos, bibliotecas e museus, assim como, aprenderá a promover iniciativas conjuntas que desenvolvam as literacias junto dos seus utilizadores, trocando experiências e partilha de recursos. Produzirá documentos com vista à melhoria do funcionamento e gestão dos arquivos, bibliotecas e museus e terá orientações para a constituição e atualização de catálogos em linha. Fomentará a colaboração entre arquivos, bibliotecas e museus, otimizando os recursos disponíveis e as atividades de promoção de leitura e outras literacias.

Condições de acesso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca ou Museu, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada. 

  1. As unidades curriculares “Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação", "Fundamentos de Segurança da Informação" e "Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade de Informação”, ministradas entre outubro e dezembro de 2024, apresentam-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em 2024/25, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas;
  2. Aos estudantes que ingressarem na Pós-graduação ser-lhes-á reconhecida esta(s) formação(ões) na(s) correspondente(s) unidade(es) curricular(es) da Pós-graduação;
  3. Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar na Pós-graduação;
  4. Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação;
  5. As unidades curriculares opcionais funcionarão no âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, de acordo com as preferências demonstradas pelos estudantes, sendo a sua abertura condicionada a um número mínimo de 10 inscrições;
  6. Para concluir a Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu será necessário completar 60ECTS.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 1.340,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

O curso compreende 832h em regime de b-learning. Atividades de cariz prático e ações cooperativas.

Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.

Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação. A PG está concluída com 60 ECTS, englobando 52 ECTS por unidades curriculares obrigatórias e 8 ECTS por unidades curriculares opcionais.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Temas em Gestão de Serviços de Informação (obrigatório)

A unidade curricular visa contextualizar o contributo interdisciplinar e transdisciplinar da Ciência da Informação na gestão de serviços de arquivo, biblioteca e museu, promovendo sinergias com as Ciências Sociais, Educação, Tecnologias da Informação e Inteligência Artificial. O seu objetivo é desenvolver competências de análise crítica e intervenção nas dinâmicas destes serviços. Os participantes deverão analisar e avaliar criticamente a missão e os objetivos dos serviços de informação na Sociedade da Informação; reconhecer a importância da gestão estratégica de recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades, em particular a educativa; identificar os desafios da Inteligência Artificial na organização, segurança, ética e preservação da informação; e compreender o papel da informação na criação de conhecimento e no desenvolvimento de novas literacias.

2 Gestão de Recursos dos Serviços de Informação (obrigatório)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem conhecer e gerir estrategicamente todos os recursos, analógicos ou digitais, existentes nos Serviços de Informação, a partir de uma visão integrada dos critérios de eficiência e eficácia no desempenho dos Arquivos, Bibliotecas e Museus.

3 Análise e Representação da Informação (obrigatório)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem compreender a análise e representação da informação, conhecer as principais normas adotadas, saber representar conceitos com recurso a linguagens categoriais e combinatórias e conhecer as suas funções e características.

4 Descrição da Informação (obrigatório)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem conhecer as normas nacionais e internacionais de descrição da informação, saber aplicá-las em contexto de trabalho com recurso a softwares especializados.

5 Marketing da Informação e de Serviços de Informação (opcional)

No final da unidade curricular, pretende-se que os/as alunos/as adquiram conceitos, métodos e técnicas de Marketing úteis para a Gestão Estratégica dos Serviços de Informação através de uma eficiente e eficaz Mediação da informação para todos os Prossumidores. Espera-se que os/as alunos/as desenvolvam um espírito crítico; que gerem novas ideias e sejam criativos; que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas organizacionais de Marketing no contexto dos Serviços de Informação.

6 Comunicação/Mediação da Informação em Serviços de Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem compreender o papel crucial do processo de Comunicação em Serviços de Informação através do conhecimento dos diversos canais de comunicação, dos obstáculos que podem impedir o fluxo comunicacional e das ferramentas tecnológicas de apoio à melhoria contínua da Comunicação de Organizações Não Lucrativas na Era da informação.

7 Gestão Estratégica de Serviços de Informação (opcional)

No final da unidade curricular, pretende-se que os/as alunos/as compreendam o enquadramento organizacional da gestão de um serviço de informação, a partir do conhecimento dos princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.

8 Gestão da Qualidade em Serviços de Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem conhecer as diferentes normas e modelos de gestão da qualidade, saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade, conceber, executar e avaliar uma política de gestão de qualidade em Serviços de Informação, usando algumas das principais conceções, modelos e normas disponíveis.

9 Gestão e Organização da Informação Digital (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem compreender as caraterísticas, suportes e formatos da informação digital; compreender a importância da organização e representação da informação digital para a sua recuperação e uso; conhecer os componentes de um sistema de gestão de informação; analisar casos de uso de sistemas integrados de gestão de informação; compreender os princípios, as etapas e os recursos necessários ao planeamento de projetos de digitalização; compreender as características e vantagens do software livre; e explorar diferentes soluções de workflow digital. 

10 Preservação e Conservação da Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem compreender o enquadramento legal e conceptual da preservação infodocumental, saber os suportes e materiais da informação, compreender as medidas de segurança e saber criar planos de preservação da informação.

11 Fundamentos de Segurança da Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem dominar os conceitos e técnicas associadas à área. Desenvolverão competências cruciais, como a compreensão do papel da informação na gestão organizacional, a aplicação prática de conceitos de Segurança da Informação (SI) em cenários reais, e a capacidade de classificar e proteger informações críticas, garantindo confidencialidade, integridade e disponibilidade. Além disso, serão estudados os princípios fundamentais de proteção de dados, de acordo com os regulamentos respetivos. A unidade curricular abrange também o conhecimento de sistemas e mecanismos de SI, incluindo prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção de sistemas. Destaca-se a importância da componente humana na SI, sensibilizando os alunos para a necessidade de políticas de segurança e estratégias para mitigar incidentes relacionados à ação humana.

12 Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem conhecer os métodos de investigação científica, compreender os critérios de avaliação de fontes de informação e os desafios da IA no ensino e na investigação científica. Identificar os mecanismos de integridade e as plataformas digitais e ferramentas associadas com os processos de pesquisa científica.

13 Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem dominar as competências teóricas e teórico-práticas sobre o livro, a leitura, a sua promoção e mediação; desenvolver competências de análise crítica, de intervenção e de promoção do livro e da leitura no contexto da sociedade da informação; aplicar competências no âmbito das bibliotecas e do Plano Nacional de leitura e planear atividades relacionadas com o livro e a leitura.

14 Fundamentos de Ética e Deontologia em Serviços de Informação (opcional)

No final da unidade curricular, pretende-se que os/as alunos/as descubram a importância da Ética da Informação no processo infocomunicacional, distingam Ética de Deontologia e perspectivem a temática em foco no presente e no futuro da Era da Informação.

15 Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável (opcional)

No final da unidade curricular, os/as alunos/as devem compreender a importância e os tipos de Mediação em Serviços da Informação, conhecer as políticas nacionais e internacionais no domínio da Mediação da Informação e as oportunidades dos Serviços de Informação para a implementação da agenda da ONU para o Desenvolvimento sustentável da Humanidade.

Bibliografia

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  • Gouveia, L. B. (2023). "Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação". Porto: UFP;
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Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.