Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu - Para Técnicos Superiores
Próxima edição
30/06/2025 a 07/07/2025
13/06/2025 a 28/03/2026
Apresentação
A Pós-Graduação em "Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu" procura promover um espaço colaborativo para a partilha de conhecimento e experiências, incentivando projetos pedagógicos e a formação em gestão de arquivos, bibliotecas e museus. Prepara profissionais para gerir e preservar informação em diversos suportes, utilizando ferramentas tecnológicas e respeitando normas nacionais e internacionais, permitindo ainda a reorientação académica para estas áreas.
|
Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu |
|||
|
Para concluir a Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu será necessário completar 60ECTS. |
|||
|
Unidades Curriculares |
Horas de contacto |
ECTS |
Observações |
|
Temas em Gestão de Serviços de Informação |
58h |
16 |
Obrigatória |
|
Gestão de Recursos dos Serviços de Informação |
54h |
12 |
Obrigatória |
|
Análise e Representação da Informação |
54h |
12 |
Obrigatória |
|
Descrição da Informação |
54h |
12 |
Obrigatória |
|
Marketing da Informação e de Serviços de Informação |
48h |
4 |
Opcional |
|
Comunicação e Mediação da Informação em Serviços de Informação |
48h |
4 |
Opcional |
|
Gestão Estratégica de Serviços de Informação |
48h |
4 |
Opcional |
|
Gestão da Qualidade em Serviços de Informação |
48h |
4 |
Opcional |
|
Gestão e Organização da Informação Digital |
48h |
4 |
Opcional |
|
Preservação e Conservação da Informação |
48h |
4 |
Opcional |
|
Fundamentos de Segurança da Informação |
36h |
2 |
Opcional |
|
Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação |
36h |
2 |
Opcional |
|
Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação |
36h |
2 |
Opcional |
|
Fundamentos de Ética e Deontologia em Serviços de Informação |
36h |
2 |
Opcional |
|
Fundamentos de Serviços de Informação e Desenvolvimento Sustentável |
36h |
2 |
Opcional |
Objetivos
No final do curso, os/as alunos/as devem:
- Criar um espaço de trabalho colaborativo e de partilha de objetivos, de conhecimento, de recursos e de experiências, procurando fomentar a realização de projetos e iniciativas de interesse pedagógico, animação da leitura, promoção do livro e formação no âmbito alargado da gestão dos arquivos, bibliotecas e museus;
- Preparar profissionais capazes de produzir, selecionar, avaliar, analisar, representar, recuperar, armazenar, preservar e comunicar informação de valor, em qualquer suporte, analógico ou digital, recorrendo a ferramentas tecnológicas e respeitando as diretrizes existentes, nacionais e internacionais;
- Redirecionar percursos académicos para a área da gestão de arquivos, bibliotecas e museus.
Competências a desenvolver
Ao frequentar a Pós-Graduação, o formando adquirirá competências cruciais que permitam criar condições para a organização e gestão da informação de arquivos, bibliotecas e museus, assim como, aprenderá a promover iniciativas conjuntas que desenvolvam as literacias junto dos seus utilizadores, trocando experiências e partilha de recursos. Produzirá documentos com vista à melhoria do funcionamento e gestão dos arquivos, bibliotecas e museus e terá orientações para a constituição e atualização de catálogos em linha. Fomentará a colaboração entre arquivos, bibliotecas e museus, otimizando os recursos disponíveis e as atividades de promoção de leitura e outras literacias.
Condições de acesso
Técnicos Superiores de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca ou Museu, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.
- As unidades curriculares “Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação", "Fundamentos de Segurança da Informação" e "Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade de Informação”, ministradas entre outubro e dezembro de 2024, apresentam-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em 2024/25, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas;
- Aos estudantes que ingressarem na Pós-graduação ser-lhes-á reconhecida esta(s) formação(ões) na(s) correspondente(s) unidade(es) curricular(es) da Pós-graduação;
- Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar na Pós-graduação;
- Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação;
- As unidades curriculares opcionais funcionarão no âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, de acordo com as preferências demonstradas pelos estudantes, sendo a sua abertura condicionada a um número mínimo de 10 inscrições;
- Para concluir a Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu será necessário completar 60ECTS.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 1.340,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
O curso compreende 832h em regime de b-learning. Atividades de cariz prático e ações cooperativas.
Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal.
Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação. A PG está concluída com 60 ECTS, englobando 52 ECTS por unidades curriculares obrigatórias e 8 ECTS por unidades curriculares opcionais.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- Abadal Falgueras, E. (2004). “Gestión de proyectos en información y documentación”. Gijón, Ediciones Trea;
- Al-Emran, M. et al. (2018). “The impact of knowledge management processes on information systems: A systematic review”. International Journal of Information Management, 43, 173–187;
- Almeida, A. C. L. & Nascimento, G. B. (2011). “Considerações sobre a preservação de documentos em formato digital”. Biblionline, 7(2), 22-27- Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10422/6935;
- Almeida Júnior, O. F. de (2007). “Mediación e Información”. Ibersid, p.27-35;
- Ander-Egg, E. (2006). “Metodología y Prática de la Animación Sociocultural”. Madrid: Editorial CCS;
- Andress, J. (2011). “The Basics of Information Security”. Syngress. Elsevier;
- António, N., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). “Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM”. Sílabo;
- Antunes, M. (2019). “Qualidade para principiantes”. Sílabo;
- Barros, L.M.S. (2011). “A folksonomia como prática de classificação colaborativa para a recuperação da informação” [Master’s thesis, UFRJ];
- Baumers, M. & Dominy, J. (2022) “Practical Management for the Digital Age.- An Introduction for Engineers, Scientists, and Other Disciplines”. CRC Press;
- Becerra, R. & Moya. A. (2008). “Hacia una Formación Docente crítica y transformadora”. In Investigar y Transformar. Reflexiones sociocríticas para pensar la educación. La Paz: III-CAB;
- Bertalanffy, L. V. (2006). “Teoria Geral dos Sistemas: Fundamentos, desenvolvimentos e Aplicações (2a) ed.) Vozes;
- Bruns, O. et al. (2021). “Towards a Representation of Temporal Data in Archival Records: Use Cases and Requirements”. Linkedarchives, 3019;
- Canclini, N. G. (2009). “Diferentes, desiguais e desconectados”. Rio de Janeiro: Editora UFRJ;
- Canel, M. J. & Luoma-aho, V. (2018). “Public sector communication: Closing gaps between citizens and public organizations”. John Wiley & Sons;
- Capurro, R. (2007). “Epistemología y ciencia de la informação”. Enlace, Maracaibo, v. 4, n. 1, p. 11-29, abr.;
- Capurro, R. (2009). “Ética intercultural de la información”. In A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional, p. 43-64. Brasília: CFB;
- Ceitil, M. (2006). “Gestão de recursos humanos para o século XXI”. Lisboa: Edições Sílabo;
- Cerrilo, P. C., Larrañaga, E. & Yubero, S. (2002). “Libros, lectores y mediadores”. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-LaMancha;
- Chiavenato, I. (2021). “Fundamentos de Administração”. Rio de Janeiro: Atlas;
- Clampitt, P. G. (2010). “Communicating for Managerial Effectiveness”. Sage Publications;
- Clarke, R.; Knake, R. et al. (2020). “The Fifth Domain : Defending Our Country, Our Companies, and Ourselves in the Age of Cyber Threats”. Penguin Books;
- CNCS (s/d). Centro Nacional de Cibersegurança. [Em linha]. Disponível em https://www.cncs.gov.pt;
- Coelho, A. (2019). “Marketing: Looking for a Place in the 21st Century”. In Evaluating the Gaps and Intersections Between Marketing Education and the Marketing Profession. IGI Global, p. 34-37;
- Consejo de Cooperación Bibliotecaria (2021). “La implicación de las bibliotecas españolas en la Agenda 2030”.Ministério de Cultura y Deporte;
- Cruz Mundet, J. R. (2003). “Manual de archivística”. Madrid: F. G. Sánchez Ruipérez;
- Dahlberg, I. (2006). “Knowledge organization: A new science?”. Knowledge Organization, 33(1), 11–19;
- Dawes, S. S. (2009). “Governance in the digital age: A research and action framework for an uncertain future”. Government Information Quarterly, 26(2), 257-264;
- Deetz, S. (2010). “Comunicação Organizacional: fundamentos e desafios”. Lisboa: Difusão;
- Directrizes da IFLA para a conservação e o manuseamento de documentos de biblioteca. (2004). Lisboa: BN;
- Directrizes para a prevenção e controlo de desastres em arquivo. (2000). Lisboa: BN;
- Drucker, P. F. (2000). “Desafios da gestão para o século XXI”. Lisboa: Livraria Civilização Editora;
- Drucker, P. F. (2012). “Antologia de textos sobre sociedade, comunidade e política, escrita pelo «homem que inventou a gestão”. Lisboa: Dom Quixote;
- Drucker, P. F. (2012). “Uma sociedade funcional”. Lisboa: Dom Quixote;
- Drucker, P. F. (2015). “Sociedade pós-capitalista”. Lisboa: Actual Editora;
- Duff, W., et al. (2013). From coexistence to convergence: studying partnerships and collaboration among libraries, archives and museums. Information Research, 18 (3);
- Dupont, C. (2007). Libraries, archives, and museums in the twenty-first century: Intersecting missions, converging futures? RBM: A Journal of Rare Books, Manuscripts, and Cultural Heritage, 8 (1), 13-19.
- Evans, G. E. & Greenwell, S. (2020). “Management Basics for Information Professionals”. ALA Neal-Schuman;
- Firmino, M. B. (2010). “Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais”. Lisboa: Escolar Editora;
- Fuentes Romero, J. J (2007). “Planificación y organización de centros documentarios. Organización y funcionamiento de bibliotecas, centros de documentación y centros de información”. Gijón: Édiciones Trea;
- Gallagher, K. (2009). Readicide – “How schools are Kiling Reading and What we can do about it”. United States of America: Stenhouse Publishers;
- Gallagher, K. & Kittle, P. (2018). “180 days Two teachers and the quest to engage and empower students”. USA: Heinemman Publishers;
- Geraldine, E. H. (2015). “Managerial Communication: Strategies and Applications”. 6th Edition, SAGE Publications;
- Ghernaouti-Hélie, S. (2009). “An inclusive information society needs a global approach of information security”;
- Gibson, H.; Morris, A.; Cleeve, M. (2007). Links between libraries and museums: investigating museum-library collaboration in England and the USA. Libri, 57 (2), 53-64.
- Given, Lisa; Mctavish, Lianne (2010). What’s old is new again: the reconvergence of libraries, archives, and museums in the digital age. The Library Quarterly, 80 (1), 7-32.Gómez Hernández, J. A. (2002). “Gestión de bibliotecas”. Murcia: Univ. Murcia;
- Gómez Martínez, Javier (2006). Dos museologías: las tradiciones anglosajona y mediterránea – diferencias y contactos. Gijón: TREA.
- González, T. A. (2005). “Los Estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales”. Gijón: Ediciones Trea;
- Gouveia, L. B. (2009). “Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento”. APDSI;
- Gouveia, L. B. (2017). “Gestão da Segurança da Informação. Manual prático”. Porto: UFP;
- Gouveia, L. B. (2017). “Notas e transparências sobre conceitos de Segurança da Informação e Proteção de Dados”;
- Gouveia, L. B. (2023). "Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação". Porto: UFP;
- Harvey, R. (2010). Digital Curation. ALA;
- Hjørland, B. (2021). “Information Retrieval and Knowledge Organization: A Perspective from the Philosophy of Science”. Information, 12(3), 135;
- Human Library. (2021). “Unjudge Someone”. https://humanlibrary.org;
- IFLA (2014). “Declaração de Lyon sobre o Acesso à lnformação e Desenvolvimento”. Disponível em https://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf;
- Information Literacy Group (CILIP) (2018). “What is information literacy?” Disponível em: https://infolit.org.uk/ILdefinitionCILIP20181.pdf;
- Kirchhoff, T.; Schweibenz, W.; Sieglerschmidt, J. (2009). Archives, libraries, museums and the spell of ubiquitous knowledge. Archival Science, 8 (4), 251–266.
- Kunsch, M. (2009). “Comunicação Organizacional”. Editora Saraiva;
- Lance, S. (2017). “Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition”. New York: Peter Lang Publishing;
- Lima, J. & Brum, A. (trad.) (2009). “A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Uma Análise”. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE);
- Lopes, A. & Capricho, L. (2018). “Manual de gestão da qualidade”. RH Ed;
- Lopes, V. (2008). “Preservação digital”. Universidade do Minho. Disponível em: http://www.vitorlopes.com/Trabalhos/Preservacao_Digital-Vitor_Lopes.pdf;
- Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). “Literacia Digital e Literacia da Informação – Competências de uma Era Digital”. Actas do II Congresso sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ticEDUCA2012. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2726-2738;
- Marques, M. B. P. S. M. (2012). “A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro”. Coimbra. Tese de doutoramento;
- Marques, M. B. P. S. M. (2017). “Informação, comunicação e conhecimento: os desafios da sociedade do século XXI”. In Congresso da SOPCOM, 9º, Coimbra, 12-14 Novembro, vol. 1, p. 48-62;
- Marques, M. B. P. S. M. (2018). “The contribution of Marketing 3.0 to the strategic management of competitive advantage of organizations: a methodological proposal”. In Information Architecture: Applying information Science for modern organizations strategic management. IGI Global, p. 227-257;
- Marques, M. B. P. S. M. (2022). “Mediação humana: Da disponibilização e acesso a documentos e informação (digital) à produção de conhecimento”. In Las prácticas sociales en la producción, distribución y acceso a la información mediadas por las tecnologías digitales. UNAM;
- Marques, M. B. P. S. M. (2024). “Marketing estratégico de Serviços de Informação: Uma proposta formativa”. Rio de Janeiro: Multifoco;
- Marques, M. B. P. S. M.; Castro, M. F. V. & Gomes, L. I. E. (2020). “A literacia da informação e a formação de professores das escolas do ensino básico e secundário”. In Media, informação e literacia: rumos e perspetivas. Coimbra: IUC, p. 283-314;
- Marques, M. B. P. S. M. & Gomes, L. I. E. (2020). “Visão Social e Humana da Ciência da Informação”. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Biblos: Arquétipos. Número 6, 3ª Série, p. 119-145;
- Mcilwaine, J. (2008). “Prevenção de Desastres e Planos de Emergência: manual básico da IFLA”. Lisboa: BN;
- Melnik, D & M.E. Pereira (2005). “Bases para la administración de bibliotecas: organización y servicios”. Buenos Aires: Alfagrama;
- Neves, J. S., Lima, M. J. & Borges, V. (2007). “Práticas de Promoção da Leitura nos Países da OCDE. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação” - Ministério da Educação;
- Neves, J. & Vinagre, M. H (2018). “Qualidade de serviço: Diagnosticar para intervir – O Gap Model”. Silabo;
- Oddorne, K. (2016). “The importance of school libraries in the Google Age”. SCIS - Schools Catalogue Information Service;
- Paletta, F.C. & Ueki, G.H. (2020). “A informação como agente de mudanças nas organizações”. Revista Conhecimento em Ação, 4(2), 146-155;
- Percy, L. (2018). “Strategic Integrated Marketing Comunication”. Routledge;
- Pires, A. (2016). “Sistemas de gestão qualidade ambiente, segurança responsabilidade social”. Sílabo;
- Pombo, O. (2004). “Interdisciplinaridade: ambições e limites”. Lisboa: Relógio D’Água Editores;
- PREMIS Working Group (2005). “Data dictionary for preservation metadata: final report of the premis working group”. Technical Report Final report, OCLC Online Computer Library Center & Research Libraries Group;
- Riddle, J. (2002). “Managing a Nonprofit”. Avon (Mass.): Adams Media Corp;
- Rodrigues, A. D. (2011). “O Paradigma Comunicacional”. História e Teorias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
- Santos, H. M. & Flores, D. (2018). “A Obsolescência do Conhecimento em Preservação Digital”. Ciência da Informação em Revista, 5(1), 41-58. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/3337;
- Santos, M.N.M. & Marques, M. B. P. S. M. (2021). “The Information Society: an unequal digital world?”. In Information and Technology in Business, in the Digital Society. LAP LAMBERT Academic Publishing, p. 158- 182;
- Serra, J. P. (2007). “Manual de Teoria da Comunicação”. Livros Labcom;
- Silva, A. M. (2002). Arquivística, biblioteconomia e museologia: do empirismo patrimonialista ao paradigma emergente da Ciência da Informação. In 1.º Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (573-607). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado;
- Silva, A. M. (2010). “Literacia Informacional e o Processo Formativo Desafios aos Profissionais da Informação”. Actas do 10.º Congresso BAD. Políticas de Informação na Sociedade em Rede. Guimarães, 7, 8 e 9 de abril de 2010;
- Silva, A. M. (2010). “A pesquisa e suas aplicações em Ciência da Informação: implicações éticas”. In Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. E-Book, 106-125. João Pessoa: Ideia;
- Silva, A. M. (2020). “Tecnologia e organização da informação: contribuições para a ciência da informação”. São Paulo: Blucher;
- Silva, A. M. & Paletta, F. C. (2016). “A ética da informação na era digital: desenho de uma experiência pedagógica no âmbito da cooperação científica luso-brasileira”. In XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Pósgraduação em Ciência da Informação, Anais ... Salvador, 1-15;
- Simões, R. B. de, Marques, M. B. P. S. M. & Figueira, J., Eds. (2010). “Media, informação e literacia: rumos e perspetivas”. (Conferências & Debates Interdisciplinares);
- Souza, F. C. (2009). “Dos deveres profissionais ou a deontologia”. In A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional, p.133-145. Brasília: CFB;
- Thomaz, K. P. & Soares, A. J. (2004). “A preservação digital e o modelo de referência open archival information system (oais)”. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, 5.Regras Portuguesas de Catalogação. (2000). Lisboa: BN;
- Vives i Gràcia, J. (2006). “La Alfabetizatión Informacional: una alfabetización pendiente en la era digital”. In Moranda, A. & Simeão, E. (org). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília, DF: departamento de Ciência da Informação e Documentação – Universidade de Brasília;
- Warren, E.; Matthews, G. (2018). Public libraries, museums and physical convergence: Context, issues, opportunities: a literature review Part 1, Journal of Librarianship and Information Science, 51(4), 1120-1133.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.