/ PROJETO PRR_LFA

Preservação e Conservação da Informação - Para Professores

(CCPFC/ACC-133790/25)

Créditos
4 ECTS
Duração
60 horas
Vagas
12
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

10/06/2025 a 21/01/2026

Realização do curso

30/01/2026 a 21/02/2026

Candidaturas

Apresentação

O curso de "Preservação e Conservação da Informação - Para Professores" procura explorar estratégias e boas práticas para garantir a longevidade da informação, abordando aspetos legais, tipos de suportes, medidas de segurança e a elaboração de planos de preservação.

A data de realização da formação será definida após encerramento das inscrições.

Objetivos

No final do curso, os/as alunos/as devem compreender o enquadramento legal e conceptual da preservação infodocumental, saber os suportes e materiais da informação, compreender as medidas de segurança e saber criar planos de preservação da informação.

Competências a desenvolver

  • Adquirir competências em técnicas de conservação física, como restauro de documentos e tratamento de danos causados por fatores ambientais;
  • Dominar técnicas de digitalização para preservar documentos através de reproduções digitais, assegurando a sua acessibilidade futura;
  • Integrar informação de conservação nos sistemas de catalogação, facilitando a monitorização e gestão contínua.

Condições de acesso

Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral. 

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 150€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Atividades de cariz prático e ações cooperativas. Discussão/reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização transversal. A conclusão, com sucesso, desta formação apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas. Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

Área científica predominante

Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Preservação e Conservação da Informação

No final, os/as alunos/as devem compreender o enquadramento legal e conceptual da preservação infodocumental, saber os suportes e materiais da informação, compreender as medidas de segurança e saber criar planos de preservação da informação.

Bibliografia

  • Directrizes da IFLA para a conservação e o manuseamento de documentos de biblioteca. (2004). Lisboa: BN;
  • Directrizes para a prevenção e controlo de desastres em arquivo. (2000). Lisboa: BN;
  • Mcilwaine, J. (2008). Prevenção de Desastres e Planos de Emergência: manual básico da IFLA. Lisboa: BN;
  • PREMIS Working Group (2005). Data dictionary for preservation metadata: final report of the premis working group. Technical Report Final report, OCLC Online Computer Library Center & Research Libraries Group;
  • Thomaz, K. P. & Soares, A. J. (2004). “A preservação digital e o modelo de referência open archival information system (oais)”. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, 5.Regras Portuguesas de Catalogação. (2000). Lisboa: BN.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.