/ PROJETO PRR_LFA

Radiofarmácia | Radiopharmacy - 2ª edição

Créditos
60 ECTS
Duração
280 horas
Vagas
15
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

03/06/2024 a 15/07/2024

Realização do curso

09/09/2024 a 22/05/2025

Apresentação

A Radiofarmácia é um ramo da farmácia que lida com a preparação, manipulação, dispensa e controlo de qualidade de radiofármacos. Os radiofármacos são medicamentos que contêm um elemento radioativo na sua composição e têm importantes aplicações clínicas tanto no diagnóstico como na terapêutica bem como na investigação.

Na área do diagnóstico, utilizando técnicas como a tomografia por emissão de positrões (PET) ou de fotão simples (SPECT), os radiofármacos permitem visualizar processos fisiológicos e metabólicos com importantes aplicações nas áreas da oncologia, neurologia e cardiologia, entre outras.

No âmbito da terapêutica assume particular relevância a abordagem teranóstica que conjuga o diagnostico pela imagem com o tratamento permitindo uma medicina personalizada com importantes aplicações na área da oncologia.

No contexto da investigação os radiofármacos permitem mapear, de forma quantitativa, interações moleculares que são importantes para elucidar os mecanismos subjacentes às doenças humanas accelerando o desenvolvimento de novos medicamentos e validando novos métodos terapêuticos.

-------

Radiopharmacy is a specialized branch of pharmacy that deals with the preparation, compounding, dispensing, and quality control of radiopharmaceuticals. Radiopharmaceuticals are radioactive drugs with important clinical applications for diagnosis and therapy of human diseases as well as in research.

In the diagnostic area, using techniques such as positron emission (PET) or single photon (SPECT) tomography, radiopharmaceuticals allow us to image important physiological and biochemical processes with important applications for oncology, neurology, and cardiology, among others.

For therapy, radiopharmaceuticals can be used as theranostic tools, combining diagnostic imaging with therapy in the context of personalized medicine with important applications in the area of oncology.

In the research field, radiopharmaceuticals allow us to map quantitively molecular interactions that are important to elucidate the molecular mechanisms underlying human diseases accelerating the drug development process and validating new therapeutic approaches.

 

Objetivos

O Curso de Especialização Avançada em Radiofarmácia pretende transmitir conhecimentos dos pilares da conceção, produção, distribuição e utilização de radiofármacos. Divide-se em 3 grandes áreas de atuação seguindo-se um Projeto final.

Apontam-se como objetivos as áreas temáticas:

Área 1: informação fundamental sobre legislação europeia e nacional sobre radiofármacos; formação sobre princípios do desenvolvimento, preparação, controlo e estabilidade dos radiofármacos, análise de risco e garantia de qualidade. Conhecer as especificidades de segurança associadas aos radiofármacos;

Área 2: fundamentos teóricos de química radiofarmacêutica, nas componentes inorgânica e orgânica. Produção de radionuclídeos e sistemas geradores, produção industrial de radiofármacos. Estudo de casos práticos de moléculas radioativas.

Área 3: utilização de radiofármacos. Conhecer as aplicações de radiofármacos na Investigação biomédica.

Trabalho de Investigação | Projeto final: Seleção de tema de investigação, de forma a aprofundar uma área específica.

Competências a desenvolver

Fundamentos em radiofarmácia. Conhecimento de todos os aspetos práticos e teóricos do desenvolvimento e produção de radiofármacos bem como o seu controlo de qualidade para rotina clínica e investigação. Procedimentos de segurança e qualidade em ambiente de radiofarmácia, incluindo ramo industrial, hospitalar e de diagnóstico. Produção, controlo de qualidade, armazenagem e distribuição de radiofármacos. Competências no âmbito da utilização de radiofármacos nas suas diversas vertentes.

Condições de acesso

Possuir licenciatura ou Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Medicina, Química, Bioquímica, Física e áreas afins.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: 750€

(O preço do curso é de 1500,00€ e terá um apoio de 50% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

A avaliação final será aprovado/reprovado sendo medido pela presença dos/as formandos/as.

Área científica predominante

Ciências farmacêuticas

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Trabalho de investigação

Seleção e definição dos planos de investigação que permitirão aos alunos desenvolverem competências essenciais ao planeamento e concretização de trabalhos de investigação ou revisões bbliográficas.

2 Tecnologia Farmacêutica

  • Unidade curricular de uniformização de conhecimentos no domínio da tecnologia farmacêutica, destinada a dotar os estudantes de conhecimentos básicos e fundamentais do desenvolvimento, formulação, preparação, controlo e estabilidade de medicamentos. Caso particular de radiofármacos.
  • Proporcionar conhecimentos das particularidades de formas farmacêuticas parentéricas, nomeadamente a garantia da sua esterilidade.
  • Conhecer e justificar a especificidade do controlo de formas farmacêuticas líquidas estéreis.
  • Conhecimento de Farmacopeias e Guidelines relevantes para garantia de qualidade de medicamentos.
  • Motivar e capacitar os participantes para delinear o desenvolvimento racional de medicamentos e manutenção da sua qualidade durante toda a sua vida útil.
  • Conhecimento das especificidades de trabalho em ambiente assético.
  • Capacidade de diferenciar os ensaios farmacotécnicos descritos nas Farmacopeias em função do tipo de medicamento e a sua adequada aplicação.
  • Capacidade de realizar os ensaios de controlo farmacotécnico em formas farmacêuticas, em particular as líquidas parentéricas.

3 Regulamentação Farmacêutica

  • Conhecimento do Sistema Europeu de registo de medicamentos.
  • Conhecimento das diversas agências europeias, mecanismos de aprovação de medicamentos e procedimentos de arbitragem.
  • Legislação europeia: regulamentos e diretivas específicas.
  • ICH e Guidelines de qualidade
  • Diferenciação dos diferentes estatutos possíveis para novos medicamentos radiofarmacêuticos.
  • Capacitar os estudantes na pesquisa de normas de orientação para redação de dossiers
  • Aquisição de conhecimentos básicos sobre legislação radiofarmacêutica.
  • Conhecimento da documentação farmacêutica de suporte a um novo pedido de autorização de introdução no mercado.
  • Desenvolvimento farmacêutico (Q8).
  • Construção de um protótipo de um dossier de um produto radiofarmacêutico.

4 Radiofarmácia industrial

O aluno deve adquirir os conhecimentos fundamentais relativos à produção, controlo de qualidade e disponibilização de radionuclídeos e radiofármacos em radiofarmácias centralizadas e unidades de produção industrial. Serão abordados conceitos relacionados com o planeamento de infraestruturas e a sua operação bem como o desenvolvimento de radiofármacos e o seu uso no contexto da investigação e do desenvolvimento de novos fármacos.

5 Radiofarmácia Hospitalar

A unidade curricular de Radiofarmácia Hospitalar tem por objetivo formar profissionais com conhecimentos, aptidões e competências para um desempenho profissional de excelência, nomeadamente no âmbito das atividades praticadas na área de Radiofarmácia Hospitalar inserida num Serviço Clínico de Medicina Nuclear, permitindo aos formandos assumir a responsabilidade pela produção e controle de qualidade de radiofármacos. Os conteúdos programáticos integrados na Radiofarmácia Hospitalar devem permitir adquirir os conceitos teóricos-práticos ao nível da tecnologia farmacêutica aplicada à preparação e manipulação de radiofámacos, dotar de conhecimentos ao nível da regulação farmacêutica nacional e europeia e demais aspetos legais, nomeadamente ao nível das boas práticas de fabrico. Esta unidade curricular deverá ainda promover conhecimentos ao nível do controlo de qualidade e procedimentos de garantia de qualidade dos radiofármacos.

6 Química Radiofarmacêutica-I

No final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar quais os principais metais de transição- d e f com interesse para aplicações médicas, em particular para imagiologia nuclear (PET e SPECT) e radioterapia sistémica. Deve ter conhecimento da sua química de coordenação e compreender o desenho de ligandos adequados para estabilização dos diferentes centros metálicos e para optimizar a farmacocinética e/ou acção biológica dos respectivos radiocomplexos. Deve saber quais as propriedades físico-químicas dos complexos metálicos que determinam a sua utilização médica (ex. emissão de radiação ionizante, carácter paramagnético ou luminescente do centro metálico) e perceber as vantagens e limitações de combinar essas propriedades numa única entidade para desenvolver compostos metálicos multifuncionais para imagiologia ou teranóstica.

7 Química Radiofarmacêutica II

Após esta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

  • explicar os conceitos fundamentais de radiação.
  • perceber o uso de nuclídeos radioativos em medicina nuclear.
  • ter conhecimento sobre o uso de moléculas-alvo marcadas em diagnóstico clínico, pesquisa médica e desenvolvimento de medicamentos.
  • ter experiência nos métodos apropriados de radiomarcação.
  • sintetizar moléculas alvo marcadas com radionuclídeos.
  • isolar e analisar os radiofármacos obtidos.

8 Física e Radioproteção

A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de uma base sólida nos conceitos estruturantes de física e radioproteção relevantes para as práticas em radiofarmácia, em particular a produção de radiofármacos e a física das técnicas imagiológicas e terapêuticas em medicina nuclear, estabelecendo pontes entre a física nuclear e das partículas, a deteção e utilização da radiação enquanto agente de imagem e os princípios de proteção contra as radiações. Transmite os mecanismos intelectuais de compreensão e rigor subjacentes ao método científico que de forma tão clara transparecem no campo da física, simultaneamente com noções de engenharia inerentes às soluções tecnológicas adotadas.

9 Boas Práticas em Radiofarmácia

  • Conhecer o sistema de Garantia de Qualidade.
  • Noções das Normas de Boas Práticas de Fabrico (BPF) na Indústria Farmacêutica.
  • Aplicação das BPF ao caso particular dos radiofármacos.
  • Adquirir conhecimentos para preparação de inspeções internas e externas.
  • Conhecer o sistema de obtenção de Certificação GMP.
  • Elaboração de um Manual de Qualidade.

10 Aplicações dos Radiofármacos em Biomedicina

  • Compreender o princípio do radiofármaco e as suas implicações na Medicina.
  • Ter conhecimentos básicos de síntese de radiofármacos PET e SPECT.
  • Estar familiarizado com os princípios de desenho de moléculas relevantes para aplicações de imagem em biomedicina.
  • Ter uma boa compreensão dos princípios básicos das funções biológicas e fisiológicas necessárias para aplicações médicas.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Farmácia

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.