Um Pé na Maré: como transformar a zona entremarés num recurso pedagógico? - 1.ª Edição
(Pólo da UC da Figueira da Foz)
Próxima edição
03/05/2023 a 19/05/2023
06/05/2023 a 20/05/2023
Apresentação
A AFCD “Um Pé na Maré” terá a duração de 6 horas, incluindo uma saída de campo à zona entremarés: Praia da Tamargueira (Buarcos) e uma sessão teórico-prática: Campus da UC na Figueira da Foz (Quinta das Olaias).
Este curso tem duas edições, que decorrem nas seguintes datas:
6 de maio de 2023
20 de maio de 2023
Objetivos
A ação de formação de curta duração (AFCD) “Um Pé na Maré”, que decorre no âmbito do projeto bLueTIDE, pretende capacitar os educadores de infância e professores, de todos os níveis de ensino, para que se tornem independentes e confiantes no ensino de conceitos científicos relacionados com a zona entremarés rochosas.
Competências a desenvolver
No final da AFCD é esperado que os formandos estejam capacitados para, de forma independente, ensinar aos seus alunos os seguintes conteúdos: O que é a zona entremarés; como se formam as poças de maré; o que são as marés; a distribuição dos organismos na zona entremarés: fatores físico-químicos e biológicos; adaptações dos organismos à zona entremarés; pressões sobre o ecossistema; a importância de preservar a zona entremarés.
Condições de acesso
Educadores de Infância ou Professores do Ensino Básico ou Secundário, no raio de atuação do CFAE Beira Mar.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual
(O preço do curso é de 39€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaCentro(s) de investigação
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.