/ PROJETO PRR_LFA

Envelhecimento Ativo e Saudável – Orientações para melhor gestão na Saúde e na Doença - 2.ª Edição

Créditos
3 ECTS
Duração
81 horas
Vagas
100
Regime/Local
Online (Síncrono)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

29/07/2024 a 15/09/2024

Realização do curso

22/10/2024 a 22/01/2025

Apresentação

O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade. 

O Curso de Envelhecimento Ativo e Saudável organiza-se em 3 módulos:

Um módulo estruturante que oferece conhecimentos teóricos fundamentais ao objeto do curso; um módulo que aborda os pilares transdisciplinares - médico, cuidador e tecnologia, que devem ser considerados na abordagem à temática do envelhecimento; e um módulo de carácter mais prático que aborda procedimentos a considerar na intervenção com o idoso. Esta estrutura modular é sequencial e decorre de acordo com a calendarização indicada no cronograma do curso.

A metodologia assenta numa aprendizagem ativa do estudante, cujo processo de aprendizagem assenta na apropriação dos conteúdos e recursos de apoio disponibilizados para estudo das matérias, e na realização das diversas atividades que vão sendo propostas. Para cada módulo estão previstas as seguintes técnicas pedagógicas: Trabalho transmissivo: exposição de informação em suporte multimédia; Trabalho individual independente: leitura; análise e tratamento de informação; Trabalho de grupo: discussão e análise de casos práticos; Trabalho demonstrativo: demonstrações de procedimentos em vídeo-aula no âmbito dos cuidados ao idoso. Os conteúdos estão organizados por temas e são expostos através de textos com sinopses dos mesmos, e vídeos com especialistas da área, que permitem aprofundar as temáticas propostas.

Para cada módulo existe um coordenador científico responsável pela dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pelo envolvimento do estudante e sua progressão no módulo, e pelo esclarecimento das dúvidas de conteúdo. Este curso é realizado em modalidade de ensino a distância, não implicando a participação dos estudantes em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os aprendentes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, podendo, contudo, existir a possibilidade de realização de uma sessão síncrona no final do curso para efeitos de validação e avaliação final. Está ainda previsto um período de ambientação à plataforma, no qual os estudantes poderão explorar as diversas ferramentas de comunicação, interação e aprendizagem, capacitando-os à utilização e navegação na plataforma Moodle. 

Para informações mais detalhadas sobre este curso e inscrições, consulte:

https://www.uc.pt/ucd/cursos/cursos-com-candidaturas-abertas/envelhecimento-ativo-e-saudavel-orientacoes-para-melhor-gestao-na-saude-e-na-doenca-eas-prr/ 

Objetivos

Como objetivo principal pretende que os formandos identifiquem praticas de cuidados de saúde, nomeadamente no que diz respeito às doenças inerentes ao processo de envelhecimento de forma a que possam dar apoio a pessoas com idade mais avançada. Neste curso intersetam-se conhecimentos articulados diretamente com a área médica, a área do cuidador e a área das tecnologias de apoio disponíveis no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

Competências a desenvolver

Discutir Epidemiologia, Biologia e Fisiopatologia do Envelhecimento, e a importância da resposta imunoinflamatória no idoso; Abordar a adesão aos planos de tratamento e à problemática da polimedicação; Aumentar a participação na independência funcional e promover ações para prevenir quedas e suas consequências; Prevenir a fragilidade e o declínio físico e cognitivo; Otimizar competências na comunicação entre serviços clínicos integrados, cuidadores e profissionais de saúde; Fornecer treino, informação e transferência de tecnologia para os pacientes/utilizadores; Perceber que os espaços amigos do idoso como recurso fundamental para a promoção da vida ativa e bem-estar e para melhorar as capacidades de autogestão do idoso; Perceber que a como um pilar na prevenção das doenças crónicas e no declínio funcional e da fragilidade; Ajudar o idoso com alteração da mobilidade, acamamento, diabetes, défice cognitivo/demência, patologia crónica, dor, desnutrição, perturbações do sono, obstipação.

Condições de acesso

População em geral, nomeadamente cuidadores de idosos, com preferência a profissionais na área de saúde.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual (para os 50 primeiros colocados)

(O preço do curso é de 80€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

100% aos 50 primeiros colocados por ordem de seriação (lista definitiva de seriação) que sejam detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Este curso tem por base duas modalidades de avaliação: Avaliação formativa (teste de autoavaliação de conhecimentos); Avaliação somativa (atividades contínuas definidas para cada módulo). Às atividades de natureza somativa será atribuída uma classificação quantitativa, expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que, para aprovação, o estudante deverá obter um mínimo de 10 valores em cada atividade. Está previsto um período de recuperação para realização de atividades, de tipologia Teste que o aluno não tenha concluído (tenha obtido classificação negativa ou não tenha realizado dentro do período normal).

Área científica predominante

Medicina

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Envelhecimento Ativo e Saudável – orientações para melhor gestão na saúde e na doença

O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade. Como objetivo principal pretende que os formandos identifiquem praticas de cuidados de saúde, nomeadamente no que diz respeito às doenças inerentes ao processo de envelhecimento de forma a que possam dar apoio a pessoas com idade mais avançada. Neste curso intersetam-se conhecimentos articulados diretamente com a área médica, a área do cuidador e a área das tecnologias de apoio disponíveis no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Medicina

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.