Envelhecimento Ativo e Saudável – Orientações para melhor gestão na Saúde e na Doença - 2.ª Edição
Próxima edição
29/07/2024 a 15/09/2024
22/10/2024 a 22/01/2025
Apresentação
O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade.
O Curso de Envelhecimento Ativo e Saudável organiza-se em 3 módulos:
Um módulo estruturante que oferece conhecimentos teóricos fundamentais ao objeto do curso; um módulo que aborda os pilares transdisciplinares - médico, cuidador e tecnologia, que devem ser considerados na abordagem à temática do envelhecimento; e um módulo de carácter mais prático que aborda procedimentos a considerar na intervenção com o idoso. Esta estrutura modular é sequencial e decorre de acordo com a calendarização indicada no cronograma do curso.
A metodologia assenta numa aprendizagem ativa do estudante, cujo processo de aprendizagem assenta na apropriação dos conteúdos e recursos de apoio disponibilizados para estudo das matérias, e na realização das diversas atividades que vão sendo propostas. Para cada módulo estão previstas as seguintes técnicas pedagógicas: Trabalho transmissivo: exposição de informação em suporte multimédia; Trabalho individual independente: leitura; análise e tratamento de informação; Trabalho de grupo: discussão e análise de casos práticos; Trabalho demonstrativo: demonstrações de procedimentos em vídeo-aula no âmbito dos cuidados ao idoso. Os conteúdos estão organizados por temas e são expostos através de textos com sinopses dos mesmos, e vídeos com especialistas da área, que permitem aprofundar as temáticas propostas.
Para cada módulo existe um coordenador científico responsável pela dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pelo envolvimento do estudante e sua progressão no módulo, e pelo esclarecimento das dúvidas de conteúdo. Este curso é realizado em modalidade de ensino a distância, não implicando a participação dos estudantes em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os aprendentes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, podendo, contudo, existir a possibilidade de realização de uma sessão síncrona no final do curso para efeitos de validação e avaliação final. Está ainda previsto um período de ambientação à plataforma, no qual os estudantes poderão explorar as diversas ferramentas de comunicação, interação e aprendizagem, capacitando-os à utilização e navegação na plataforma Moodle.
Para informações mais detalhadas sobre este curso e inscrições, consulte:
Objetivos
Como objetivo principal pretende que os formandos identifiquem praticas de cuidados de saúde, nomeadamente no que diz respeito às doenças inerentes ao processo de envelhecimento de forma a que possam dar apoio a pessoas com idade mais avançada. Neste curso intersetam-se conhecimentos articulados diretamente com a área médica, a área do cuidador e a área das tecnologias de apoio disponíveis no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.
Competências a desenvolver
Discutir Epidemiologia, Biologia e Fisiopatologia do Envelhecimento, e a importância da resposta imunoinflamatória no idoso; Abordar a adesão aos planos de tratamento e à problemática da polimedicação; Aumentar a participação na independência funcional e promover ações para prevenir quedas e suas consequências; Prevenir a fragilidade e o declínio físico e cognitivo; Otimizar competências na comunicação entre serviços clínicos integrados, cuidadores e profissionais de saúde; Fornecer treino, informação e transferência de tecnologia para os pacientes/utilizadores; Perceber que os espaços amigos do idoso como recurso fundamental para a promoção da vida ativa e bem-estar e para melhorar as capacidades de autogestão do idoso; Perceber que a como um pilar na prevenção das doenças crónicas e no declínio funcional e da fragilidade; Ajudar o idoso com alteração da mobilidade, acamamento, diabetes, défice cognitivo/demência, patologia crónica, dor, desnutrição, perturbações do sono, obstipação.
Condições de acesso
População em geral, nomeadamente cuidadores de idosos, com preferência a profissionais na área de saúde.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual (para os 50 primeiros colocados)
(O preço do curso é de 80€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).
100% aos 50 primeiros colocados por ordem de seriação (lista definitiva de seriação) que sejam detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso.
De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:
- Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
- Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
Este curso tem por base duas modalidades de avaliação: Avaliação formativa (teste de autoavaliação de conhecimentos); Avaliação somativa (atividades contínuas definidas para cada módulo). Às atividades de natureza somativa será atribuída uma classificação quantitativa, expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que, para aprovação, o estudante deverá obter um mínimo de 10 valores em cada atividade. Está previsto um período de recuperação para realização de atividades, de tipologia Teste que o aluno não tenha concluído (tenha obtido classificação negativa ou não tenha realizado dentro do período normal).
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
Faculdade de MedicinaInvestimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.