
O programa Europa Criativa (CREA) 2021-2027 é o instrumento financeiro da União Europeia de apoio ao setor cultural, criativo e audiovisual para os próximos sete anos. O programa CREA visa desenvolver e promover a diversidade linguística e cultural Europeia e o seu património; e aumentar a competitividade e o potencial económico dos setores culturais e criativos, em particular, o setor audiovisual. Está divido em três vertentes:
1. A vertente CULTURA que apoia uma vasta gama de setores culturais e criativos, incluindo, entre outros:
- Arquitetura
- Herança cultural
- Design
- Literatura e publicação
- Música
- Artes performativas
2. A vertente MEDIA que apoia as indústrias europeias do cinema e do audiovisual no desenvolvimento, distribuição e promoção de obras europeias tendo em conta o ambiente digital atual.
3. A vertente TRANSECTORIAL que visa reforçar a colaboração entre os diferentes setores culturais e criativos.
O CREA promove ainda uma série de iniciativas e prémios na área da literatura, da arquitetura, da música e do património.
O orçamento do CREA está estimado em 2,44 mil milhões de euros, a distribuir da seguinte forma:

Elegibilidade
São elegíveis para candidatura ao programa CREA entidades legalmente estabelecidas nos seguintes países:
Membros da UE
Países Associados:
- Candidatos a membros EU
- Países EFTA (Islândia e Noruega)
- Outros países associados ao Programa Europa Criativa; e/ou países que estão em negociações para um acordo de associação desde que o acordo entre em vigor antes da assinatura da subvenção.
O tipo de entidades e o número de parceiros por projeto varia de acordo com os concursos e está descrito nos respetivos editais (“Calls”).
Oportunidades de financiamento
O apoio financeiro é concedido através de concursos competitivos e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
Consulte a lista de concursos abertos e os requisitos aplicáveis no portal de submissão de candidaturas da Comissão Europeia: Funding and Tenders.
Se vai coordenar uma candidatura ou aderir a um consórcio liderado por outra organização, contacte a Divisão de Apoio e Promoção da Investigação (dapi @ uc.pt) para garantir um correto enquadramento financeiro, administrativo e legal.