
A decorrer de 2021 a 2027, o programa DIGITAL vai financiar projetos que contribuam para a construção das capacidades digitais estratégicas da União Europeia e para a implantação alargada das tecnologias digitais. Com um orçamento total de 7.5 mil milhões de euros, o programa DIGITAL irá liderar a mudança tecnológica na sociedade e economia europeias.
As linhas de apoio financeiro vão centrar-se em 5 objetivos específicos (SO):
SO1: Computação de Alto Desempenho
SO2: Inteligência Artificial
SO3: Cibersegurança e confiança
SO4: Competências digitais avançadas
SO5: Implantação e melhor utilização das capacidades digitais e interoperabilidade
Durante o primeiro ano do Programa, deverá ser criada uma rede inicial de Polos Europeus de Inovação Digital através de um processo aberto e concorrencial a partir de entidades designadas pelos Estados-Membros. Para o efeito, os Estados-Membros deverão poder propor livremente os candidatos, em conformidade com os seus procedimentos e estruturas administrativas e institucionais nacionais.
Os Polos Europeus de Inovação Digital deverão funcionar como facilitadores que reúnam as indústrias, as empresas e as administrações públicas que necessitem de novas soluções tecnológicas, com empresas, em especial em fase de arranque e PME, que disponham de soluções prontas a ser comercializadas.
O programa DIGITAL será implementado através de quatro programas de trabalho.
Os concursos para apresentação de candidaturas a financiamento são anunciados na página do programa DIGITAL.