O Horizonte Europa é o 9.º Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia (UE) para o período 2021-2027.
Estruturado em três pilares específicos e um quarto pilar transversal, os seus principais objetivos são:
- Reforçar as bases científica e tecnológica da UE e o Espaço Europeu da Investigação;
- Aumentar a capacidade de inovação, a competitividade e o emprego na Europa;
- Apresentar resultados no que toca às prioridades dos cidadãos e apoiar o modelo socioeconómico e os valores europeus.
Com vista a associar melhor a investigação e a inovação da UE às necessidades da sociedade e dos cidadãos, foram também definidos cinco domínios de missão ou cinco missões:
- Encontrar uma cura para o cancro.
- O combate às alterações climáticas.
- O desenvolvimento das cidades do futuro.
- Assegurar a saúde do solo e alimentos.
- Proteger os oceanos.
Vamos encontrar as principais linhas de ação programáticas para o cumprimento destas missões dentro do pilar II - Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia, em interligação com os restantes pilares.
A implementação do programa Horizonte Europa é complementada pelo Fundo Europeu de Defesa e pelo Euratom. Estão também previstas parcerias com as autoridades nacionais dos Estados Membros e organizações do setor privado.
Com um orçamento global de cerca de 95,5 mil milhões de euros, o Horizonte Europa é o maior instrumento da UE especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.
O apoio financeiro é concedido através de concursos competitivos e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
Se vai coordenar uma candidatura, em nome da Universidade de Coimbra, ou aderir a um consórcio liderado por outra organização, contacte a Divisão de Apoio e Promoção da Investigação (dapi @ uc.pt) para garantir um correto enquadramento financeiro, administrativo e legal.