
A Comissão Europeia adotou o novo programa Interreg VI B para o Espaço Atlântico, que irá decorrer de 2021 a 2027, e que se propõe promover a cooperação transnacional entre 25 regiões atlânticas de quatro países europeus: Portugal, Espanha, Irlanda e França.
O novo programa e as oportunidades que traz enquadram-se no apoio a iniciativas inovadoras para uma Europa mais inteligente, mais verde e mais social e conta com 113 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e uma taxa de cofinanciamento para projetos aprovados de até 75%.
Foram definidas as seguintes prioridades temáticas e objetivos, em função dos resultados da análise dos territórios envolvidos:
1. Blue innovation and competitiveness (Smarter Europe):
1.1. Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a utilização de tecnologias avançadas;
1.2. Colocar os benefícios da digitalização ao serviço dos cidadãos, empresas, instituições de ensino e investigação e outros organismos públicos.
2. Blue and green environment (Greener Europe):
2.1. Promover a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa;
2.2. Promover a adaptação às mudanças climáticas, a prevenção de riscos de desastres e a resiliência, em função dos ecossistemas;
2.3. Promover a transição para uma economia circular e eficiente;
2.4. Melhorar a proteção e preservação da natureza, da biodiversidade e das áreas verdes, inclusive em áreas urbanas, reduzindo os níveis de poluição.
3. Blue sustainable tourism and culture (Social Europe):
3.1. Reforçar o papel da cultura e do turismo no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação.
4. A better governance for cooperation (Interreg objective).
Para mais informações e consulta dos concursos de financiamento, visite o site do programa.