Gala do Desporto 2025 reconhece o talento e a dedicação dos estudantes-atletas da UC

A cerimónia decorreu esta terça-feira, 7 de outubro, no Pavilhão I do Estádio Universitário da UC.

AD
Ana Bartolomeu | DCOM
08 outubro, 2025≈ 3 mins de leitura

© Teresa Torres | Desporto UC

Estudantes-atletas, equipas técnicas e demais personalidades envolvidas em projetos e atividades desenvolvidas na área do desporto reuniram-se para mais uma Gala do Desporto da Universidade de Coimbra (UC). O momento alto da noite foi dedicado aos "Melhores do Ano" do desporto universitário. Camila Rebelo (natação) e Bernardo Tralhão (judo) foram galardoados com o prémio "Atleta do Ano". A "Equipa do Ano" foi a de natação e Miguel Abrantes (natação) foi distinguido como "Treinador do Ano". O Galardão Gala do Desporto da UC foi este ano atribuído a Mário Santos, antigo coordenador do Gabinete do Desporto da UC.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, reconheceu o mérito de Mário Santos, que "indiscutivelmente mudou o desporto universitário da UC" e contribuiu "para a evolução que tivemos". Amílcar Falcão recordou todas as iniciativas que a UC tem desenvolvido na área do desporto, salientando os benefícios da prática de atividade física para estudantes e corpo técnico. O desporto "tem uma componente de disciplina, uma componente de socialização, ensina a encarar a vida de uma forma diferente, a saber ganhar, a saber perder, há o esforço, há o suor, há a intensidade, e há fundamentalmente uma paz de espírito", considerou, segundo a sua própria experiência desportiva.

Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) mereceram especial destaque na Gala do Desporto. Com sete ligas em competição e nove modalidades, disputadas nas vertentes feminina, masculina e mista, os JUC são o maior evento multidesportivo da Universidade de Coimbra. Na época desportiva de 2024/2025 contou com 3.789 participantes, o maior número de sempre.

Este é apenas um dos casos que demonstra "o caminho que já fizemos", palavras da Pró-Reitora para o Desporto da UC, Filipa Godinho. "Há alguns anos a atividade física na UC resumia-se à gestão do complexo do Estádio Universitário de Coimbra e à gestão do estatuto do estudante-atleta, uma área em que a UC foi pioneira". Ao fim de quase oito anos "temos cerca de 7 mil pessoas envolvidas, estamos presentes em 25 departamentos da UC [através do projeto Pausa+Ativa], temos projetos europeus, recebemos eventos de desporto universitário nacionais e internacionais e temos mais espaços para a prática desportiva". Para o futuro, Filipa Godinho ambiciona chegar a mais pessoas, "os 10 mil é um número bonito e é para lá que nós temos de caminhar".

Nesta época desportiva, sobressaem os 22 títulos Nacionais Universitários e os três títulos Internacionais Universitários conquistados por estudantes-atletas, estes últimos homenageados na Gala: Beatriz Moreira [Medalha de Bronze (-78kg) nos Europeus Universitários de Combate]; Bernardo Tralhão Fernandes [Medalha de Prata (-60kg) nos Campeonatos Europeus Universitários de Combate] e Catarina Costa [Medalha de Bronze (-48kg) nos Campeonatos Europeus Universitários de Combate].

Perante as conquistas e o trabalho desenvolvido pela Universidade de Coimbra nos últimos anos, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, teceu elogios: "aqui o desporto é muito mais do que competição, é sobretudo uma ferramenta de educação, de cidadania e inclusão". Dirigindo as suas palavras ao Reitor e à Pró-Reitora Filipa Godinho, Pedro Dias destacou o empenho da UC que, "com visão e determinação, soube colocar o desporto entre as suas prioridades estratégicas".

"O desporto tem efetivamente muito poder", considerou a Vice-Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Carina Pinto Duarte. "Não só mostra a brilhante capacidade de um estudante fazer o seu percurso académico, o seu percurso pessoal e ainda o seu percurso desportivo exímio, como também mostra a força e a união de tantas equipas que, com mais ou menos condições, com mais ou menos esperança, alcançaram excelentes resultados este ano".

A Gala do Desporto contou ainda com a entrega dos diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da Universidade de Coimbra, referentes à época desportiva 2024/2025. A cerimónia destacou também os Campeonatos Europeus Universitários de Ténis e Padel, que decorrem em Coimbra, e os Mundiais Universitários de Jogos de Praia, que chegam ainda este ano letivo à Figueira da Foz, numa organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), da Associação Académica de Coimbra, da UC e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Prémios Gala do Desporto da UC 2025


- Atleta Feminina do Ano: Camila Rebelo (natação)

- Atleta Masculino do Ano: Bernardo Tralhão (judo)

- Equipa do Ano: Natação

- Treinador do Ano: Miguel Abrantes (natação)

- Galardão Gala do Desporto da UC: Mário Santos (antigo coordenador do Gabinete do Desporto da UC)

- Troféu Liga Académica (Jogos Universidade de Coimbra): Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra

- Prémio Carreira Dual (que reconhece a conciliação dos percursos académicos e desportivos, sendo atribuído aos estudantes-atletas que concluíram os seus estudos na Universidade de Coimbra em 2024/25): Iago Bebiano (canoagem) e Diogo Simões Fernandes (ginástica / trampolins)

- Prémio Ética e Fair Play: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências e Tecnologia

- Prémio Prestígio Internacional (que distingue estudantes-atletas medalhados internacionalmente em competições de desporto universitários): Beatriz Moreira, Catarina Costa e Bernardo Tralhão Fernandes (os três judocas foram medalhados nos Campeonatos Europeus Universitários de Desportos de Combate)

Partilhe