Erasmus e outros programas de mobilidade
Quando pensa em fazer uma mobilidade tem que considerar os vários aspetos envolvidos: a sua duração, qual a melhor Universidade, a distância e custos envolvidos na opção escolhida, o prestígio e oportunidades futuras que envolve, para além de, claramente, serem de considerar o seu espírito de aventura, curiosidade e gosto por viajar.
A Universidade de Coimbra (UC) tem ao dispor dos seus estudantes diversas oportunidades de mobilidade para estudos, formação ou estágios curriculares e profissionais em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior desde que exista um acordo celebrado entre a UC e a universidade para onde pretende ir estudar.
Todas as opções podem ser cobertas por um ou outro programa!
Programas de Mobilidade Internacional
Programa Erasmus+
Programa Erasmus+
O Programa Erasmus+ permite três períodos de mobilidade, correspondentes a cada um dos ciclos de estudos: Bacharelato/Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Cada mobilidade pode ter uma duração até 12 meses.
Nos cursos de Mestrado Integrado, como Medicina, por exemplo, a duração da mobilidade poderá estender-se até 24 meses.
As mobilidades para estágio, podem ser realizadas até 12 meses após a obtenção do grau e a sua duração será condicionada por uma mobilidade para estudos previamente realizada no mesmo ciclo.
Mobilidade para Estudos
Este programa oferece a possibilidade a qualquer estudante de efectuar estudos durante um período que vai de 3 a 12 meses numa instituição de ensino superior parceira. O estudante poderá receber uma bolsa que contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para os custos de deslocação. O estudante fica isento do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.
Para saber quais as Universidades a que pode concorrer consulte a página:
Acordos bilaterais
Para se candidatar, visite esta página
Mobilidade para Estágios
Este programa oferece a possibilidade a qualquer estudante de efectuar um estágio no estrangeiro, por um período de 2 a 12 meses, em empresas, centros de investigação ou numa instituição de ensino superior em contexto de trabalho. É da responsabilidade do estudante encontrar o local de estágio. Uma vez que os estágios têm que ser reconhecidos, é da maior importância a ajuda do Coordenador Departamental para encontrar esse local de estágio.
O estudante poderá receber uma bolsa que contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para a viagem.
Nota: Os acordos celebrados para mobilidade de estudos não servem para a mobilidade de estágios. Não é necessária a celebração de acordos para este tipo de mobilidade. Basta apenas uma carta de aceitação em nome do estudante, emitida pela entidade recetora.
Para pesquisar Ofertas de Estágio consulte www.praxisnetwork.eu e www.uc.pt/driic/Estagios
Para se candidatar, visite esta página
Mobilidade Erasmus+ numa universidade CG-SEN ou EC2U
Através do Programa Erasmus+ os estudantes da UC podem candidatar-se a um período de estudos ou de estágio numa das universidades das redes universitárias Coimbra Group Student Exchange Network - CG-SEN e European Campus of City Universities - EC2U.
Programa Erasmus+ ICM
ICM, na sigla inglesa, significa “International Credit Mobility”. Trata-se de um programa de intercâmbio académico financiado pelo Erasmus+ que oferece aos estudantes, professores e técnicos a oportunidade de realizarem um período de estudos, estágio ou docência/ formação em instituições de ensino localizadas na Europa e em outras regiões do mundo.
Bolsas
As bolsas incluem apoio à subsistência, seguro e custos de viagem.
Os montantes mensais para estudantes da UC são 700/mês. O valor do apoio à viagem depende do país de destino.
Candidatura
Saiba mais em www.uc.pt/driic/icm
Programas Erasmus Mundus

Financiados
pela
Comissão Europeia, promovem a cooperação institucional no domínio do ensino
superior entre a União Europeia e países terceiros, através de cursos completos de mestrado.
Os estudantes e pessoal académico beneficiam da atribuição de bolsas de estudo que lhes dão a possibilidade de estudar na Europa e outros países (se fizerem parte da parceria que oferece o curso), ao mesmo tempo que as universidades participantes aumentam as suas capacidades, criam pólos de excelência e ganham visibilidade internacional.
As candidaturas aos Programas Erasmus Mundus são feitas no site do Programa seleccionado
- Mestrados e doutoramentos Erasmus Mundus Acção 1 (com participação da UC)
- Saber mais sobre mestrados Erasmus Mundus Acção 1 na Europa
Nota bene: as candidaturas são apresentadas nos sites dos programas
Programa Brasil
A Universidade de Coimbra possui um grande número de protocolos celebrados com universidades brasileiras que permitem que o estudante efetue um período de estudos de um a dois semestres numa dessas universidades.
Para mais informações consulte a página:
Para se candidatar, visite esta página
Programa Outras Mobilidades
Existem ainda outras possibilidades de mobilidade, possíveis graças ao vasto leque de acordos celebrados com universidades nos quatro cantos do mundo.
Para ver as universidades conveniadas consulte a página:
Para se candidatar, visite esta página
Programa MAUI/Rede de Utrecht:
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Rede de Utrecht e permite que um estudante efectue um período de estudos numa das universidades americanas que fazem parte da rede, por um período de um ou dois semestres.
Para obter informações sobre as Universidades que participam no Programa consulte:
Universidades norte-americanas do programa MAUI/ Utrecht Network
Para se candidatar, visite esta página
Programa AEN/ Rede de Utrecht:
Este
programa foi desenvolvido no âmbito da Rede de Utrecht e permite que um
estudante efectue um período de estudos numa das universidades australianas que fazem parte do Grupo por um período de um ou dois semestres.
Para obter informações sobre as Universidades que participam no Programa consulte a página:
Universidades australianas do programa AEN/Utrecht Network
Para se candidatar, visite esta página
Programa China:

A Universidade de Coimbra tem um grande número de protocolos de mobilidade académica celebrados com instituições chinesas que permitem que os estudantes efetuem um período de estudos nessas instituições.
Para se candidatar, visite esta página
Programa Japão:
A Universidade de Coimbra tem protocolos celebrados com seis Universidades japonesas, que permitem que os seus estudantes possam efetuar um período de estudos normalmente de um ano, com o objetivo de melhorarem a aprendizagem da língua e cultura japonesas.
Para ver as universidades conveniadas consulte a página:
Para se candidatar, visite esta página
Programa de Mobilidade Nacional
Para saber quais as Universidades a que pode concorrer consulte a lista:
Universidades nacionais do programa Almeida Garrett
Para se candidatar, visite esta página