RES4CITY Accelerathon chegou!

O projeto europeu RES4CITY anuncia novos desenvolvimentos relativamente ao RES4CITY STARTUP EUROPE ACCELERATHON, o programa de aceleração que procura impulsionar ideias relacionadas com a sustentabilidade e a circularidade em ambientes urbanos. A Accelerathon está enquadrada no projeto RES4CITY, que oferece oportunidades inclusivas a todos os estudantes para desenvolverem competências em sistemas de energias renováveis, tecnologias de combustíveis e sustentabilidade. O RES4CITY é um projeto de 36 meses, com um orçamento de 2,5 milhões de euros, totalmente financiado pela Comissão Europeia através do Programa Horizonte Europa.


6 de março, novo prazo de inscrição

A primeira das alterações é a prorrogação do prazo de inscrição para participar no RES4CITY STARTUP EUROPE ACCELERATHON, que será prolongado por mais três semanas, até quarta-feira, 6 de março. Esta data coincidirá com a participação da Fundação Finnova no evento WEX Global, que reunirá vários projectos e partes interessadas que defendem a gestão sustentável da água. A Fundação aproveitará a sua participação para apresentar o acelerador e recrutar as partes interessadas que queiram fazer parte do mesmo.

20 de fevereiro, webinar híbrido

Duas semanas antes do encerramento do convite, na terça-feira, 20 de fevereiro, às 12h40 (CET), será realizado um webinar híbrido (presencial e online) na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas (Bélgica) para apresentar a Accelerathon e resolver quaisquer dúvidas que possam surgir. O webinar fará parte do evento "Innovate4Change: Transforming Societal Challenges through Social Entrepreneurship", organizado pelo projeto europeu LADESE.

Novo desafio: reutilização de águas cinzentas

Finalmente, o RES4CITY STARTUP EUROPE ACCELERATHON abre o seu leque de desafios e inclui um quarto, relacionado com a reutilização de águas residuais domésticas, também conhecidas como águas cinzentas. O desafio consiste precisamente em desenvolver ideias inovadoras que optimizem a reutilização desta água, uma vez que pode ser utilizada em actividades como a rega de jardins ou a descarga de sanitas. O objetivo desta iniciativa é, não só mitigar o efeito dos processos de alterações climáticas, como o impacto das ondas de calor, mas também realçar os benefícios ambientais de tirar partido destes recursos de água tratada.

Quatro desafios para encontrar soluções ecológicas para cidades inteligentes

Este quarto desafio vem juntar-se aos três desafios já anunciados: otimizar a eficiência do carregamento de veículos eléctricos através de soluções energéticas inteligentes; conseguir uma gestão eficiente da terra e do solo alterando as operações comerciais de acordo com os princípios da economia circular; e conceber projectos de produção de hidrogénio verde.

O primeiro desafio, "Otimizar a eficiência do carregamento de veículos eléctricos através de soluções energéticas inteligentes", procura propostas de armazenamento inteligente de energia para otimizar o fluxo de energia, garantindo um carregamento eficiente e rentável dos veículos eléctricos, reduzindo o stress da rede durante os picos de procura e estabilizando a rede eléctrica e a integração das infra-estruturas existentes. Além disso, serão também consideradas ideias que integrem as tecnologias da informação e da comunicação para melhorar a eficiência das energias renováveis e as que proponham soluções para estabelecer um quadro jurídico que acelere a adoção de práticas de mobilidade energética mais eficientes.

O segundo desafio, "Conseguir uma gestão eficiente da terra e do solo através da alteração das operações empresariais em conformidade com os princípios da economia circular", apela a alternativas que abordem a gestão eficiente da terra e do solo através da alteração das operações em conformidade com os princípios da economia circular. Para além disso, também valorizará ideias que incluam a revalorização de resíduos orgânicos e a criação de jardins verticais.

Por último, as soluções para o terceiro desafio, "Conceber projectos de produção de hidrogénio verde", devem centrar-se na conceção de projectos de produção de hidrogénio verde bem concebidos que gerem adequadamente os impactos no abastecimento de água e na utilização dos solos.

O que precisas de saber sobre a RES4CITY STARTUP EUROPE ACCELERATHON?

A Accelerathon é um concurso em linha concebido para procurar soluções inovadoras para ideias ou projectos que estejam a transformar as cidades em direção a um futuro mais sustentável. Está aberto a participantes de todo o mundo: estudantes, empresários, investigadores, PME, start-ups, universidades, organizações do sector público e entidades em geral (a inscrição pode ser individual ou em grupos de 3 a 5 pessoas), que respondam a um dos quatro desafios colocados na Accelerathon.

Os participantes beneficiarão de formação focada na utilização de fundos europeus, acesso à rede comunitária RES4CITY e desenvolvimento de ideias que possam ter um impacto global no domínio da ecologia urbana. O vencedor da Accelerathon poderá usufruir de um European Acceleration Ticket, um prémio que lhe permitirá candidatar-se a fundos europeus.

Caso pretendas saber mais sobre a Accelerathon, como funciona, os seus desafios e aceder ao formulário de inscrição, podes clicar aqui para esclarecer as tuas dúvidas.

Quem pode participar?
- Aberto a todos - estudantes, empresários, investigadores, start-ups, universidades, organizações do sector público ou privado;
- Equipas de 3 a 5 pessoas;
- Participantes individuais (que serão depois colocados em grupos).

Aceitas o desafio?
As inscrições estão abertas a partir de agora até 06/03/2024!

INSCREVE-TE JÁ!