Background

Nos sistemas solares térmicos existentes no mercado, o armazenamento da energia térmica captada pelos colectores solares é efectuado num reservatório de água quente através da acumulação de calor sensível, o que leva a que, nos dias de elevada radiação solar, a temperatura no reservatório suba consideravelmente. Isto conduz a perdas significativas da eficiência dos colectores solares e, nalguns casos, à necessidade de dissipação do excesso de energia térmica. Por outro lado, nos dias de fraca radiação solar, a energia dos colectores não é suficiente para que a água atinja a temperatura necessária para a sua utilização directa, levando a significativos consumos de energia do sistema de apoio (que utiliza, geralmente, fontes de energia não renovável). Além disso, não é adequado para o armazenamento a longo prazo, devido às perdas térmicas do reservatório para o ambiente, ou devido à sua limitada capacidade de acumulação de energia.

Assim, é importante desenvolver sistemas de armazenamento de energia com maior densidade de armazenamento e com menores perdas térmicas, e que seja compatível ou que facilmente substitua os atuais sistemas de acumulação de água quente. Neste sentido, pretende-se desenvolver um projecto de I&DT para aplicação da tecnologia de adsorção ao armazenamento de energia térmica (sobretudo de origem solar). Esta motivação resulta de estudos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos pelas equipas de investigação (UC/ADAI), onde se obtiveram resultados promissores que justificam o desenvolvimento de protótipos e o aprofundamento dos estudos de modelação e experimentais, com vista à obtenção de novos e inovadores equipamentos de armazenamento ou de apoio ao armazenamento de energia térmica, com características substancialmente melhoradas.

Assim, o projecto AdsorTech tem por objectivo o desenvolvimento de equipamentos baseados numa tecnologia inovadora para o armazenamento de energia térmica destinada à produção de água quente sanitária (AQS), que possibilite o aumento da eficiência global e da capacidade de armazenamento, nomeadamente para sistemas solares térmicos. Quando associado aos sistemas solares térmicos, prevê-se um aumento da capacidade de armazenamento de, pelo menos, 50% em relação ao meio de armazenamento térmico mais comum, a água. Juntando ao aumento da capacidade de armazenamento uma redução das perdas térmicas nos reservatórios e do desperdício de energia solar nos períodos de forte radiação solar e baixo consumo, os estudos já realizados apontam para uma diminuição no consumo de energia dos sistemas de apoio em, pelo menos, 20% do valor anual.

***********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Projecto ref.ª POCI-01-0247-FEDER-047070