Figura 1: Arca-cartório da Universidade, séc. (XVI ?)

© Delfim Ferreira

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra hoje, divulgamos mais algumas iniciativas incluídas na programação desta Semana. Continue connosco!

1. A Arca-Cartório da Universidade de Coimbra

Este primitivo Cartório da Universidade de Coimbra, que se encontra no AUC, é uma arca ou burra (designação antiga atribuída a estas arcas) feita em ferro, com acabamento de pintura, com motivos florais, nas cores rosa, verde e azul, denotando esmaecimento da tinta, no plano superior. Apresenta uma decoração quadriculada, formada por chaparia recortada, com grandes pregos, distribuídos uniformemente, possuindo uma fechadura, cujo mecanismo de abertura é visível no interior, encontrando-se dissimulada a abertura superior. Tem ainda duas argolas, para fechadura com aloquetes, que já não existem. A sua deslocação era feita por suporte, através de duas grandes pegas, suspensas lateralmente (figura 1).

No seu interior, encontra-se um pequeno cofre, adossado lateralmente, também ele com fechadura, utilizado, provavelmente, para guardar dinheiro ou peças valiosas. Sendo Reitor da Universidade de Coimbra D. Agostinho Ribeiro, recebeu este uma Carta Régia de D. João III, datada de 27 de dezembro de 1540, pela qual lhe enviava, entre outros documentos, uma Bula de anexação de seis igrejas do Padroado Real ao Padroado da Universidade, ordenando que se fizesse uma arca, para guardar esses documentos, assim como todos os documentos régios enviados à Universidade, garantia de seus privilégios.

Essa arca, com três fechaduras, só seria aberta com três chaves, estando uma chave na posse do Reitor, outra na posse do lente de Prima de Cânones e outra na posse do bedel e escrivão do Conselho da Universidade. Muito provavelmente, a presente arca-cartório foi executada na sequência desta ordem régia. (V. Registo das Provisões, antes da Nova Fundação da Universidade, vol. 1, fl. 87v-88 – cota AUC-IV-1.ªD-3-2-17)


2. O Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, a Imprensa da Universidade de Coimbra reservou o dia de hoje para publicar o volume XXXIII nº 1 de 2020 do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. Os nossos devidos agradecimentos à equipa da IUC por esta atenção.

Sumário da publicação:

NOTA DE APRESENTAÇÃO

ESTUDOS

Mata, Cristóvão. Os tabeliães de notas de Coimbra nos séculos XVI a XVIII: Provimento de ofícios e identificação de cartórios.

Souza, Alexandre Rodrigues de. As mulheres “devassas de seu corpo” em Coimbra durante a primeira metade do século XVIII.

Beltrán Corbalán, Domingo, & Precioso Izquierdo, Francisco. El archivo general de Villafranca durante la Guerra de Independencia Española.

RECENSÕES CRÍTICAS

Silva, Carlos Guardado da. Recensão a Larriba, E. & Coletes Blanco, A. (Eds.) (2017). La Poésie, vecteur de l’information au temps de la Guerre d’Espagne: 1808-1814. Aix-en-Provence: Presses Universitaires de Provence.

Revez, Jorge - Nicholas, D., Abdullah, A., Boukacem–Zeghmouri, C., CLARK, D., Herman, E., Rodríguez-Bravo, B., Świgon´, M., Watkinson, A., & Xu, J. (2018). Early career researchers: the harbingers of change? Final report. CIBER Research.

Morais, Silvia Cintra Borges. Recensão a Rodrigues, Susana (2017). O Sistema de Informação Presidência da República Portuguesa: estudo orgânico-funcional (1910-2014). (Coleção Ciência da Informação). Lisboa: Colibri.

Confira os conteúdos integrais do BAUC, aqui.


3. Publicação no Archeevo de novos livros de Registos Paroquiais

Também para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, divulgamos mais um conjunto de livros de registos paroquiais recentemente incluídos no Archeevo.

Assim, mostramos um pouco mais do trabalho que se desenvolve nos arquivos e do que fazem os/as arquivistas, especialmente numa altura em que a disponibilização de mais e mais recursos para o acesso online torna-se um imperativo profissional.

As novidades, neste caso, são:

Paróquia de Lajeosa | Oliveira do Hospital:

--> B - 1883 a 1911; C - 1883 a 1911; O - 1883 a 1911.

Paróquia de Lourosa | Oliveira do Hospital:

--> B - 1901 a 1911; C - 1900 a 1911; O - 1903 a 1911.

Pesquise aqui.