Os espaços funerários, conhecidos como maqbara, ḍarīḥ, ğabbāna ou rawḍa, têm sido muitas vezes tratados como lugares isolados, sem ter em conta a sua relação com o grupo humano que os fundou, os utiliza para enterrar os seus entes queridos e os gere. Do ponto de vista escatológico, para as três religiões do livro, os cadáveres têm um valor especial, para além do sentimental, devem seguir rituais para garantir a salvação. Assim, os cemitérios (κοιμητήριον) tornam-se os dormitórios dos mortos até o dia da ressurreição.

Maqbara II é o segundo grande evento internacional organizado pelo projeto de I&D "Maqbara. Arabização, islamização e resistências através dos espaços cemiteriais no sudeste do al-Andalus" (PID2020-113188GB-I00)com a colaboração do Campo Arqueológico de Mértola, da Universidade de Granada, financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades e pela Câmara Municipal de Mértola. Os objectivos são analisar as últimas descobertas sobre as maqbaras do Al-Andalus, debater sobre as contribuições das ciências, como a estatística, a antropologia ou a biomedicina para o estudo das sociedades medievais e, finalmente, estabelecer uma proposta sobre a relação entre os seres vivos e os cemitérios. A prosopografia, a perspetiva de género e a análise de objectos também estarão presentes. Assim, a interdisciplinaridade é assegurada para, em última análise, responder à questão principal do projeto: islamização, arabização e presença de grupos que preservam a sua identidade.

Neste caso, foi dada prioridade a propostas e programas de investigação sobre o atual território português, sabendo-se que são escassos ou mesmo inexistentes os trabalhos que tentam compilar e coligir resultados para dar o grande salto que implica gerar um conhecimento mais exaustivo sobre estas comunidades islâmicas. É necessário, aqui e ali, integrar os estudos sobre as zonas cemiteriais nas linhas de investigação histórica e arqueológica. As maqbaras não são espaços vazios e pouco frequentados, nem são o negativo das cidades, mas lugares cheios de vida, de construções e em contacto direto com as zonas urbanas.

Saiba Mais