Clara Almeida Santos
Investigador, Investigador Integrado
Biografia
Clara Almeida Santos (Ph.D, University of Coimbra) is an Assistant Professor in the Department of Philosophy, Communication and Information at the Faculty of Arts, University of Coimbra (UC). She was Vice-Rector of the UC between 2011 and 2018 with the areas of Communication, Culture, Heritage and Alumni. She founded and directed UCV - Web Television of the University of Coimbra. She worked as a journalist the Lisbon News Channel and at SIC Television. She was editor and assistant director of the magazine Rua Larga (UC) and worked as communication director of Interacesso. She has participated in European projects related to gender equality and diversity and the media. Her main academic interests are digital media, communication and networks, image and communication, media representations and storytelling.
Extra
Temas e problemáticas da atividade científica
Media digitais
Representações mediáticas
Imagem e comunicação
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Araújo, R., Lopes, F., Burnay, C. D., Magalhães, O. E., Peixinho, A. T., & Santos, C. A. (2023). The COVID-19 pandemic in Portuguese journalism. In M. Lewis, E. Govender, & K. Holland (Eds.), Communicating COVID-19: Two years into a pandemic. Austrália: Palgrave.
Santos, C. A. (2021). Jornalismo de dados: o novo altar da objetividade? In A liberdade por princípio. Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita. Lisboa, Portugal: Tinta da China.
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia, SUPERA, Mónica Lopes, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, União Europeia (Horizon 2020), https://www.superaproject.eu, 2018-2022.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Joana Gomes. A comunicação de Zelenski. Letícia Campos. Universidade de Coimbra.
Mariana Rosa. Explorar a comunicação estratégica com influenciadores. O Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Influenciadores Digitais em Portugal no Instagram. Universidade de Coimbra.
João Pedro Magalhães. Processo de convergência e sustentabilidade dos media. O caso do "Diário de Notícias". Universidade de Coimbra.
Catarina Magalhães. Análise das representações dos imigrantes no primeiro ano da pandemia no "Público", "Expresso" e "Correio da Manhã". Universidade de Coimbra.
Margarida Lourenço Lima.O uso das Redes Sociais pela Câmara Municipal de Viseu. Universidade de Coimbra.
Roberto Pazos. O medo, o riso e o gótico: uma análise. Universidade de Coimbra.
Letícia Campos. O custo da distância: dinâmicas de comunicação e emoções em tempos de Covid-19 . Universidade de Coimbra.
Joana Gomes. Da censura à cibercensura: novas práticas para velhas questões. Universidade de Coimbra.