/ PROJETO PRR_LFA

CNCG Demo Course

A realização com sucesso das 7 unidades curriculares confere um diploma de Pós-graduação da UC, desde que admitido em processo de candidatura.

Credits
50 ECTS
Duration
255 hours
Vacancies
Regime/Location
In-person
Language(s) of instruction
PortugueseEnglish
Funding
Recovery and Resilience Plan

Next edition

Registration period

01/11/2025 to 01/11/2025

Course duration

01/11/2025 to 01/11/2025

Presentation

Esta Pós-graduação assenta numa abordagem holística sobre algumas das dinâmicas antropogénicas que ocorrem nos territórios do litoral.

A Pós-graduação em Turismo Costeiro e Marítimo é composta uma uc generalista - Temas de Turismo Costeiro - e por 6 uc’s de especialização:

Ano Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS Diploma de Formação

2023/24
Temas de Turismo Costeiro* Generalista 45

8

Sim
Dinâmicas territoriais e gestão de destinos turísticos litorais Especialização 35 7 Sim
Turismo, património, cultura e comunidades litorais Especialização 35 7 Sim
Alterações climáticas e dinâmicas litorais Especialização 35 7 Sim
Lazer, saúde, bem-estar e qualidade de vida Especialização 35 7 Sim
“Experience Economy” e estruturação de produtos turísticos Especialização 35 7 Sim
COASTAL Boot Camp I3 (Inspiração, Ideação, Implementação) Especialização 35 7 Sim

A unidade curricular "Temas de Turismo Costeiro" aborda as dinâmicas, desafios e abordagens macro-micro sobre diversas temáticas que impendem sobre os espaços costeiros e marítimos, enquanto contextos de produção e consumo turístico. A conclusão deste curso apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.

Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

A aprovação em cada uma dessas unidades dará lugar à emissão de um diploma. Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação.

Calendarização:

Inicio aulas: 30 de setembro 23

Fim aulas: 25 de maio 24

Horário:

Sábados 10:00 - 19:00 (todo a período de formação)

Quintas: 14:00 - 19:00 (de 16 nov. a 18 abril, em acumulação com os sábados)

 

 

 

Objectives

  1. Update theoretical skills and epistemological knowledge in the field of History and related Social Sciences.
  2. Deepen essential didactic/learning contents of History.
  3. To promote scientific updating in the field of History.
  4. Conceive and guide projects in History didactics.
  5. Reflect on the place of History in current education and its relationship with society.

Skills to develop

At the end of the course, students should be able to:

  1. Articulate the syllabus with new practices conducive to the development of historical and citizenship skills.
  2. Establish a link between the concepts of local and regional history and heritage.
  3. Deepen knowledge of local history relating them to toponymy, literary excerpts, and heritage manifestations.
  4. Plan learning experiences to be developed by teachers in their classes.
  5. Produce useful teaching materials for teaching practice, promoting innovation, creativity and sharing.
  6. Stimulate the articulation between scientific research and innovation in the teaching of History.
  7. Contribute to updating and deepening the scientific-pedagogical knowledge of teachers on regional history.
  8. Know and evaluate the latest research and publications on local history.
  9. To make known primary sources, updated bibliography and resources that can be used in class.
  10. Know some institutions dedicated to the promotion of regional history.
  11. Share experiences and exchange opinions about the pedagogical activity exploring the potential of regional history.
  12. Select some activities to be applied to students, in the context of the classroom or outside the classroom, based on research in local history and historical cognition

Access conditions

  1. History teachers in office
  2. Order of registration
Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Methodology (organization and functioning of the course)

This training action will be organized in the form of a training course, with theoretical sessions, conference mode, complemented with practical application.
The theoretical component is organized in plenary conferences followed by debate.
The theoretical-practical component is organized in field work, with visits and interactions with training resources (documents) that can be used in a school context.

Predominant scientific area

Turismo e lazer

Languages of learning/evaluation

Português

Inglês

Study plan

1 Temas de Turismo Costeiro

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local;

2. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais;

3. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais;

4. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health);

5. Experience economy (economia de experiências);

6. Realização de visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados).

2 Dinâmicas Territoriais e Gestão de Destinos Turísticos Litorais

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local

1.1. Dinâmicas populacionais: retrospetiva e tendências

1.2. Metamorfoses funcionais dos espaços litorais no Antropoceno

2. Produção e consumo dos espaços turísticos do litoral

2.1. Turistificação do litoral: da vilegiatura balnear ao turismo de sol, mar e praia

2.2. Tipologias de espaços turísticos litorais

3. Gestão de destinos turísticos litorais

3.1. O litoral e o turismo balnear nos planos e políticas de turismo em Portugal

3.2. Governança de destinos turísticos litorais

3.3. Ferramentas de apoio à gestão

4. (re)Pensar o turismo marítimo e costeiro

4.1. O turismo e o litoral em contextos de mudança: das macro-agendas da EU ao contexto pós-pandémico

3 Turismo, Património, Cultura e Comunidades Litorais

1. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais

2. Património marítimo e costeiro

2.1. Património natural marítimo e costeiro

2.2. Bens culturais associadas ao património marítimo e costeiro (material e imaterial)

2.3. Património gastronómico 

2.4. Eventos associados ao território marítimo e costeiro

2.5. Aproveitamento turístico do património marítimo e costeiro

3. Comunidades litorais e tradições culturais

3.1. As sociedades marítimas do litoral

3.2. Comunidades costeiras e atividades económicas

3.3. Comunidades piscatórias 

3.4. Roteiros turísticos

4 Lazer, Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida

1. Vilegiatura balnear e saúde

1.1. A apropriação da praia como espaço de lazer e de prática terapêutica: da história à atualidade;

1.2. Da doença à promoção da saúde

2. Talassoterapia e o seu papel numa visão integrada para a saúde e bem-estar

2.1. Uso(s) sanatórios marítimos, talassoterapia e outras práticas: da doença à promoção de saúde;

3. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health)

3.1. Novas perspetivas em saúde mental

5 Alterações Climáticas e Dinâmicas Litorais

1. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais

2. Principais consequências e impactos das alterações climáticas na linha de costa

3. Medidas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas

4. Dinâmicas costeiras: Das alterações climáticas às intervenções locais e regionais no território

6 Experience Economy e Estruturação de Produtos Turísticos

1. Experience economy (economia de experiências)

1.1. A nova sociedade da experiência e as gerações do consumo (X, Y e Z)

1.2. A economia azul

1.2.1. Oferta e procura turísticas: principais mercados e destinos

2. Estruturação de produtos turísticos em ambientes aquáticos

2.1. Turismo de cruzeiros

2.2. Turismo de iates

2.3. Turismo fluvial

2.4. Desportos e atividades de lazer

2.5. Estações náuticas

7 COASTAL Boot Camp I3 (Inspiração; Ideação; Implementação)

1. Realização de duas visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados);

2. Organização de 1-2 eventos de partilha e discussão de casos/temas concretos (workshops; palestras; etc)

3. Dinamização de fórum de reflexão/discussão centrado em questões priorizadas pelos formandos, num modelo participativo e interativo (ex: ‘World Café’).

Promoters

Education Institutes

University of Coimbra

Organic unit(s)

Rectorate
Faculdade de Letras

Centro(s) de investigação

Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território