/ PROJETO PRR_LFA

CNCG Demo Course

RAMO 1 - Diploma UC

RAMO 2 - DUPLA CERTIFICAÇÃO: pela UC (Diploma) e pelo Serviço de Formação do CHUC, entidade acreditada na área da formação pelo Ministério da Saúde–ACSS, IP, nos cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) e Equipas de Trauma e pelo INEM na valência SAV.

Credits
24 ECTS
Duration
122 hours
Vacancies
Regime/Location
Blended learning
Language(s) of instruction
Portuguese
Funding
Recovery and Resilience Plan

Next edition

Registration period

01/11/2025 to 01/11/2025

Course duration

01/11/2025 to 01/11/2025

Presentation

O aumento da frequência e intensidade de cenários de risco e catástrofes naturais determinam a necessidade de investimento numa especialização para a gestão do risco, a qual capacita os atores para uma atuação em contextos de emergência e catástrofe (EC).

O Curso é composto por um Tronco Comum e dois Ramos de Especialização:

Ramo 1: Riscos Territoriais

Ramo 2: Resposta em Saúde

e está estruturado em 8 unidades curriculares (7 obrigatórias e 1 opcional), ministradas presencialmente ou por frequência online, síncrona, lecionadas às Sextas-Feiras e Sábados.

TRONCO COMUM

Unidade Curricular Tipo Horas de contacto Frequência
Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e
tipologia de catástrofes
Obrigatória 15h Presencial / On-line
Organização e resposta extra-hospitalar em cenários de emergência/catástrofe Obrigatória 8h Presencial / On-line
Prova Final Obrigatória 12h Presencial

RAMO 1 | RISCOS TERRITORIAIS

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto Frequência
Análise de riscos e vulnerabilidades Obrigatória 14h Presencial / on-line
Clima e riscos Obrigatória 12h Presencial / on-line

Sistemas de informação geográfica e cartografia em cenários de risco e catástrofe

Obrigatória 14h Presencial
Suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa Obrigatória 8h Presencial

Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe

Opcional * 10h Presencial / on-line

Apoio à gestão emocional em cenários de emergência e catástrofe

Opcional * 12h Presencial / on-line

Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe

Opcional * 10h Presencial/0n-line

Horas contacto Ramo 1: 95h 

* Escolher apenas 1 UC

Ramo 2 | Resposta em Saúde

Unidade Curricular Tipo  Horas de Contacto  Frequência

Apoio à gestão emocional em cenários de emergência e catástrofe

Obrigatória 12h Presencial/on-line
Cenários clínicos em desastre e Catástrofe I Obrigatória 16h Presencial
Cenários clínicos em desastre e Catástrofe II Obrigatória 24h Presencial
Organização e resposta hospitalar em cenários de desastre/catástrofe Obrigatória 15h Presencial / on-line
Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe Opcional * 10h Presencial / on-line
Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe Opcional * 10h Presencial / on-line

Horas contacto Ramo 2: 122h 

* Escolher apenas 1 UC

 

Local lecionação Módulos I e II:

Pólo I, Edif. Fac. Medicina, R/c , sala: Lab. Design Thinking

 

Objectives

  1. Update theoretical skills and epistemological knowledge in the field of History and related Social Sciences.
  2. Deepen essential didactic/learning contents of History.
  3. To promote scientific updating in the field of History.
  4. Conceive and guide projects in History didactics.
  5. Reflect on the place of History in current education and its relationship with society.

Skills to develop

At the end of the course, students should be able to:

  1. Articulate the syllabus with new practices conducive to the development of historical and citizenship skills.
  2. Establish a link between the concepts of local and regional history and heritage.
  3. Deepen knowledge of local history relating them to toponymy, literary excerpts, and heritage manifestations.
  4. Plan learning experiences to be developed by teachers in their classes.
  5. Produce useful teaching materials for teaching practice, promoting innovation, creativity and sharing.
  6. Stimulate the articulation between scientific research and innovation in the teaching of History.
  7. Contribute to updating and deepening the scientific-pedagogical knowledge of teachers on regional history.
  8. Know and evaluate the latest research and publications on local history.
  9. To make known primary sources, updated bibliography and resources that can be used in class.
  10. Know some institutions dedicated to the promotion of regional history.
  11. Share experiences and exchange opinions about the pedagogical activity exploring the potential of regional history.
  12. Select some activities to be applied to students, in the context of the classroom or outside the classroom, based on research in local history and historical cognition

Access conditions

  1. History teachers in office
  2. Order of registration
Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Methodology (organization and functioning of the course)

This training action will be organized in the form of a training course, with theoretical sessions, conference mode, complemented with practical application.
The theoretical component is organized in plenary conferences followed by debate.
The theoretical-practical component is organized in field work, with visits and interactions with training resources (documents) that can be used in a school context.

Predominant scientific area

Proteção de pessoas e bens

Languages of learning/evaluation

Português

Study plan

1 Análise de riscos e vulnerabilidades

  1. Conhecer o conceito de risco e vulnerabilidade;
  2. Identificar os principais mecanismos de risco associados aos processos naturais de geodinâmica interna;
  3. Identificar os principais mecanismos de risco associados aos processos naturais de geodinâmica externa;
  4. Compreender os principais fundamentos fisiopatológicos implicados no a afogamento, soterramento e explosão.

2 Apoio à Gestão Emocional em Cenários de Emergência e Catástrofe

1 – Reconhecer reações emocionais associadas a contextos de stress agudo,

2 – Conhecer modelos e técnicas de intervenção essenciais associadas aos modelos de intervenção em crise,

3 –Conhecer modelos e técnicas de avaliação e gestão emocional associadas aos modelos de intervenção em situações traumáticas.

3 Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe

1 – Compreender o enquadramento jurídico de atuação no contexto nacional e comunitário em cenários de emergência e catástrofe;

2 – Conhecer o contexto de atuação do mecanismo nacional e europeu de proteção civil;

3 – Identificar condições necessárias para a categorização de estado de sítio e estado de emergência;

4 – Conhecer as principais normas contraordenacionais aplicáveis em cenários de calamidade, contingência e alerta;

5 – Reconhecer o papel fundamental da atuação forense humanitária;

6 – Conhecer procedimentos fundamentais no domínio da recolha, manuseamento e identificação de vítimas mortais;

7 - Conhecer procedimentos fundamentais no domínio no domínio do exame de sobreviventes.

4 Cenários clínicos em desastre/catástrofe I

  1. Saber avaliar e tratar vítimas de trauma, afogamento, intoxicação ou queimadura;
  2. Saber trabalhar em equipas multidisciplinares na abordagem de doentes com trauma grave.

5 Cenários clínicos em desastre/catástrofe II

  1. Saber atuar em contexto de paragem cardiorrespiratória usando o algoritmo de SAV.
  2. Saber atuar em cenário clínico de emergência e catástrofe.

6 Clima e riscos

1 - Compreender o conceito de risco climático e listar vários destes tipos nas suas componentes de perigosidade e vulnerabilidade;

2 - Enquadrar o sistema climático produtor de riscos no contexto das alterações climáticas;

3 - Perceber os impactos sociais destes riscos e as medidas de mitigação e adaptação que podem ser adotadas para os evitar.

7 Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe

  1. Dotar os formandos de meios e instrumentos que lhes proporcionem uma análise crítica dos media e do espaço mediático;
  2. Perceber as especificidades dos media noticiosos nos atuais contextos comunicacionais;
  3. Discutir os imperativos éticos e os conflitos de interesse no quadro da comunicação imediata.

8 Organização e resposta extra-hospitalar em cenários de emergência/catástrofe

1.Conhecer o contexto de comando controlo e coordenação em contexto de resposta extra-hospitalar em cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer atores e estruturas de socorro que intervêm em contexto de cenário de emergência e catástrofe.

9 Organização e resposta hospitalar em cenários de desastre /catástrofe

  1. - Saber organizar a resposta hospitalar em cenário de Emergência/Catástrofe nos seus diversos domínios - Clínico, Epidemiológicas, Triagem, Tratamento, Evacuação e Transporte, Comunicações e Logísticas;
  2. - Saber planear/organizar a resposta hospitalar em situações de exceção incluindo cenários não convencionais.

10 Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e tipologia de catástrofes

1.Identificar a tipologia de eventos geradores de cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer processos essências de organização e atuação de atores em cenários de emergência e catástrofe;

3.Conhecer planos de intervenção a aplicar em contexto pré-hospitalar;

4.Adquirir noções fundamentais de triagem em cenário de emergência e catástrofe

11 Sistemas de informação geográfica (SIG) e cartografia em cenários de risco e catástrofe

  1. Ser capaz de construir processos de modelação com recurso às ferramentas disponíveis na generalidade dos SIG;
  2. Dominar os métodos e princípios de quantificação dos fenómenos representados nos modelos de análise;
  3. Ser capaz de analisar criticamente os resultados intermédios e finais produzidos pelo processo de modelação;
  4. Evidenciar competência para produzir documentos informativos ajustados a diversas audiências.

12 Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa

  1. Saber identificar o doente em paragem cardiorrespiratória.
  2. Saber realizar as manobras de reanimação de suporte básico de vida.
  3. Saber usar um DAE em segurança.

13 Prova Final

1. Saber atuar em contexto de catástrofe integrando a cadeia de comando e a organização da resposta extra- hospitalar e intra-hospitalar.

2. Saber trabalhar neste contexto em equipa multidisciplinar.

Promoters

Education Institutes

University of Coimbra

Organic unit(s)

Faculdade de Letras
Faculty of Medicine
Faculty of Psychology and Education Sciences
Faculty of Law

Entidade(s) subsidiária(s)

Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar - UEFISM
Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica - ALTEC